PORTO FEMME SESSIONS #5

“Cinema Argentino no feminino” foi o ciclo de Outubro. Com curadoria de Cynthia García Calvo (nasceu em 1977 na Argentina, produtora de cinema, jornalista e ligada a vários festivais de cinema), é composto por 5 curtas-metragens realizadas por 5 mulheres. 

“A cinematografia argentina é uma das mais dinâmicas da América Latina e do mundo, com diretoras de prestígio internacional como Lucrecia Martel, Lucía Puenzo ou Celina Murga. Hoje, apresentamos cinco cineastas novas e promissoras, representando uma nova geração de cineastas.”                                    

Pela temática do filme “Pastel de Cereza” de Jessica Praznik, convidámos a associação It Gets Better Portugal™ para nos falar das questões LGBTI. Esta associação é o afiliado português do projeto estadunidense “It Gets Better” e foi criado para comunicar com jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI) de todo o mundo com objectivo de lhes transmitir esperança e criar as mudanças necessárias para tornar as suas vidas melhores.

No dia 10 de Novembro vão festejar o seu quinto aniversário. Esta é uma associação vizinha da XX Element Project, uma vez que partilhamos um espaço na Casa das Associações do Porto e este foi o primeiro evento da nossa parceria.

    

Sessão com sala cheia                                                            Leonor e Juan da Associação “It Gets Better Portugal”

 

 

Los días felices

Ficção – 15’ – ANO 2016

Realizador – Agostina Guala

 

Sinopse

Uma curta-metragem sobre um instante na vida de uma família. Uma família que mostra as lutas individuais quando a sua rotina diária varia entre carinho e cansaço. No dia 1 de janeiro, Lucia e Juan decidem passar o dia no lago com seus quatro filhos. Submersos nas suas diferenças, nenhum deles percebe que falta uma das suas filhas. Nesse momento começa uma busca desesperada.

 

Trailer: https://vimeo.com/165800372

 

Error 404

Ficção – 14’ – ANO 2016

Realizador – Mariana Wainstein

 

Sinopse

Um escritório. O chefe e seus funcionários trabalham na frente de seus computadores, concentrados. São produtivos. Olham os ecrãs. De repente, estragos. Não há internet. Toda a empresa enfrenta um colapso e nós acompanhamos os diferentes passos que levam à solução do problema. Nesse breve período de tempo sem conexão à Internet, os personagens podem interagir com algo mais profundo além dos seus ecrãs. Até que tudo volte ao “normal”.

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=YNNq8WqNJrI

 

Pastel de cereza

Ficção – 15’55 – ANO 2016

Realizador – Jessica Praznik

 

Sinopse

Sofia tem dezasseis anos, ela gosta de falar ao telefone com sua irmã mais velha que mora na cidade, fuma secretamente. Maria Lujan a sua melhor amiga, gosta de biscoitos de café preto e manteiga; ela tem uma namorada e nunca hesita em fazer o que sente. Mas uma noite Lujan tem o seu primeiro medo: Sofia beija uma garota. Lujan está cheia de amor, mas também com a certeza de que se apaixonar não é uma opção.

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=KFRkFI6uRag

 

Business

Ficção – 19’ – ANO 2016

Realizador – Malena Vain

 

Sinopse 

Uma jovem com a sua viola reúne-se com o pai num quarto de hotel. Ele é um homem de negócios em visita à Argentina, o país que ele chamou de casa. Ela voltou a tocar em um concerto. A noite cai entre essas quatro paredes brancas, até que o sol nasça novamente.

 

Trailer: https://vimeo.com/161545844

 

El mês del amigo

Ficção – 17’ – ANO 2016

Realizador – Florencia Percia

  

Sinopse 

O mês dos amigos. Uma comédia com atletas.

Enquanto enfrenta a dura ideia de terminar com seu namorado, Emília muda-se para um apartamento no centro da cidade. Entre caixas e coisas embaladas, quase por acaso, ela começa a viver a vida do antigo inquilino.

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=9_frin1J7ts