PORTO FEMME SESSIONS #8

Iniciamos 2018 da melhor maneira, com o que é nacional. 

Fruto da parceria com a UBI – Universidade da Beira Interior da Covilhã e com curadoria de Ana Catarina Pereira, investigadora na LabCom.IFP e Professora na UBI, apresentámos dia 31 de Janeiro um ciclo dedicado a alunas do curso de Cinema desta instituição académica.

“O convite para a curadoria deste ciclo traduziu-se num desafio de ordem estética e, simultaneamente, política: distinguir um género é atribuir visibilidade ao que, habitualmente, permanece na sombra, sem questionamentos ou justificações. As curtas-metragens selecionadas revelam a liberdade criativa e o estímulo à inovação que tem caracterizado o ensino das artes cinematográficas na Universidade da Beira Interior. Os cursos de Cinema da instituição existem desde o ano lectivo 2003/04, integrados no Departamento de Comunicação e Artes. Desde então, já foram produzidos mais de 100 filmes de projecto final, em licenciatura e em mestrado.”

Ana Catarina Pereira

 

O Beijo

Ficção – 9’ – ANO 2009

Portugal

Realizador – Joana Díonisio

 

Sinopse 

Um beijo apaixonado dá origem a uma viagem ao mundo do Cinema.


Da meia noite pró dia

Ficção – 22′ – ANO 2013

Portugal

Realizador – Vanessa Duarte

 

Sinopse

Um olhar reflexivo sobre as experiências sensoriais, memória colectiva e sentido de identidade dos trabalhadores fabris da Covilhã, estabelecendo a relação com os espaços abandonados e degradados das fábricas que em dia simbolizaram a prosperidade da sua terra. Exploração visual de desgaste e do abandono material e emocional, contornos do tempo, os seus traços.

Trailer 


Sê bem-vindo a esta casa

Animação – 14′ – ANO 2013

Portugal

Realizador – Ana Pio

 

Sinopse

A vida é uma série de quartos numa casa. Cada um reservado para momentos, pessoas e ideias, presentes na memória que aquele local mantém da vida desta rapariga. O percurso que faz ao longo da casa, relembrando os quartos, despoleta uma luta interior na busca do que a faz verdadeiramente feliz.

Trailer 


Se falo com Deus rezo, se Deus fala comigo sou louco

Ficção– 6′ – ANO 2014

Portugal

Realizador – Sara Gradiz, Rita Nobre, Joana Oliveira

 

Sinopse

O tema da curta-metragem surge a partir dos sintomas e comportamentos dos indivíduos com perturbações obsessivo-compulsivas e bipolares. O objectivo não é dar a conhecer ou caracterizar estas perturbações, mas explorar e interpretar os sentimentos e sensações subsequentes.


Trama

Documentário – 21′ – ANO 2014

Portugal

Realizador – Luísa Soares

 

Sinopse

Deixo-me ir. Percorrendo espaços, sentindo os ecos, ouvindo as memórias. Agarro gente em forma de arquivo, sinto o frio e o vazio das fábricas que ficaram sozinhas. Construo imagens, procuro sentidos. Faço uma escolha. O lado feminino das máquinas. A partir daqui, a trama começa a ser urdida.

Trailer 


Criados na serra

Documentário – 10′ – ANO 2016

Portugal

Realizador – Maria Inês Santos

 

Sinopse

Por entre paisagens de rocha e vazio, ecoam histórias de um medo que já não existe.


Danae

Animação –5′ – ANO 2015

Portugal

Realizador – Laura Vilares

 

Sinopse

“Danae” aborda a vida de uma personagem da mitologia grega, Danae, mãe de Perseus e alvo de paixão por parte de Zeus. Além de uma homenagem ao conto, é também uma metáfora sobre a fertilidade da natureza.

Trailer