Ra(h)lo [Exposição]

Dia 23 de Novembro, a XX Element Project inaugura pela primeira vez uma exposição no âmbito da comemoração do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Ra(h)lo de Sónia Katita, projeto fotográfico dedicado ao olhar psiquiátrico, é um excerto de um trabalho e de uma instalação em site specific concretizados no Centro Hospitalar Conde de Ferreira no ano de 2015.

 

 

Ra(h)lO, anagrama imperfeito da palavra Olhar, leva-nos ao mundo daquelas mulheres, revelando pequenos pedaços das suas histórias, através de um fragmento de olhar. Aquilo que escoa pelo olhar ou pelo “ralo” pode ser pouco, pode atormentar e até ser raro…. contudo, quando pensamos em violência contra a mulher, seja ela doméstica ou de qualquer outro género nunca nos é dado por inteiro, mas apenas de forma fragmentada.

A exposição é um trabalho intimista que revela o olhar da mulher enquanto doente psiquiátrico. O olhar, uma das faculdades mais fascinantes e intrigantes do ser humano.

 

 

 

 

 

A artista é licenciada em Artes Visuais – Fotografia, pela Escola Superior Artística do Porto em 2015 e Pós-Graduada, desde 2016, em Arte Contemporânea na mesma instituição. Participou em várias exposições coletivas, destacando, em 2015, a instalação individual site specific, no Centro Hospitalar de Conde Ferreira. Participação na Arte Sevilha 2016, com a instalação Fragmentos.

 

 

Foi ainda exibida a curta-metragem “Deus Providenciará” de Luís Porto que aborda a questão da violência sobre a mulher e a questão do aborto, à qual se seguiu um debate sobre as temáticas com o próprio realizador.

 

 

 

 

Esta exposição, que conta com o apoio da FAJDP e do IPDJ, estará no espaço Associa´arte da Casa das Associações do Porto até dia 14 de Dezembro, 2017.