Inauguração da Exposição Ra(h)lo na Associa´arte


Casa das Associações - FAJDP | Porto

Nov 22nd, 2017 6:00 to 7:30 pm

Na próxima quinta-feira dia 23 de Novembro, pelas 18h no Espaço Associa´Arte, na Casa das Associações será inaugurada a exposição fotográfica Ra(h)lo de Sónia Katita.

Este projeto fotográfico dedicado ao olhar psiquiátrico, é um excerto de um trabalho e de uma instalação em site specific concretizados no Centro Hospitalar Conde de Ferreira no ano de 2015.

Ra(h)lO, anagrama imperfeito da palavra Olhar, leva-nos ao mundo daquelas mulheres, revelando pequenos pedaços das suas histórias, através de um fragmento de olhar. Aquilo que escoa pelo olhar ou pelo “ralo” pode ser pouco, pode atormentar e até ser raro…. contudo, quando pensamos em violência contra a mulher, seja ela doméstica ou de qualquer outro género nunca nos é dado por inteiro, mas apenas de forma fragmentada.

A exposição é um trabalho intimista que revela o olhar da mulher enquanto doente psiquiátrico. O olhar, uma das faculdades mais fascinantes e intrigantes do ser humano.

A artista é licenciada em Artes Visuais – Fotografia, pela Escola Superior Artística do Porto em 2015 e Pós-Graduada, desde 2016, em Arte Contemporânea na mesma instituição. Participou em várias exposições coletivas, destacando, em 2015, a instalação individual site specific, no Centro Hospitalar de Conde Ferreira. Participação na Arte Sevilha 2016, com a instalação Fragmentos.

A exposição pretende assinalar o dia 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Ainda no dia da inauguração, será exibida a curta-metragem “Deus Providenciará” de Luís Porto que aborda a questão da violência sobre a mulher. Um filme forte que não deixará ninguém indiferente. Nesta sessão especial contamos com a presença do realizador Luís Porto que irá falar connosco sobre o filme.

A exposição é uma organização da XX Element Project – Associação Cultural que nasceu em 2016 com o objectivo de promover o enriquecimento cultural da população em geral e de atividades de carácter cívico e social, com especial enfoque na temática da mulher, promovendo a igualdade do género.

Esta exposição conta com o apoio da FAJDP e do IPDJ.