PORTO FEMME SESSIONS #10


Maus Hábitos | Porto

Mar 28th, 2018 10:00 to 11:00 pm

Em Março, apresentamos uma extensão do São Tomé FestFilm – Festival de Cinema Internacional de São Tomé e Príncipe. Projecto criado e promovido pela ASSECOM (Associação São-Tomense de Entretenimento e Comunicação Multimédia – Cultural e Artístico), fundada por um grupo de estudantes São-Tomenses e Portugueses.

Este festival surgiu em 2014 com o objetivo de desenvolver e dinamizar projetos nas áreas do cinema, televisão, vídeo e multimédia, através de oferta de atividades educativas como a realização de workshops e conferências nas áreas mencionadas.

Esta mostra exibirá alguns dos filmes que estiveram em competição e/ou foram premiados nas últimas três edições, todos eles realizados por mulheres. Com o objectivo de trazer um pouco da essência de São Tomé e Príncipe, foram selecionados dois filmes com esse critério de sua escolha para esta mostra.

Além dos filmes do São Tomé FilmFest a mostra inclui o filme Mina Kiá da realizadora São Tomense Katya Aragão, uma das mulheres cineasta do país. O filme aborda a realidade cruel de muitas jovens São Tomenses, sendo assim o mote para a conversa sobre a realidade do cinema e das mulheres de São Tomé e Príncipe.

 

Nkosi Coiffure

Ficção – 14’ – ANO 2015

Bélgica

Realizador – Frederike Migon

 

Sinopse 

Durante uma briga com o seu namorado na rua do bairro congolês de Bruxelas, Eva escapa para um salão de cabeleireiro. As mulheres africanas no salão apoiam-na inicialmente, vendo uma mulher em aflição. Mas quando descobrem que o que originou a discussão, as opiniões diferem…

 

Trailer

A Felicidade mora aqui

Documentário – 15′ – ANO 2015

Brasil

Realizador – Gladys Mariotto

 

Sinopse

De que forma uma aula de filosofia sobre a felicidade em Aristóteles pode ser entendida em três escolas diferentes? E se as escolas estiverem em três continentes diferentes? A resposta está nas palavras de crianças portuguesas, brasileiras e africanas.

 

Trailer

Escolas Solares de São Tome e Príncipe

Documentário – 14′ – ANO 2012

São Tomé e Príncipe

Realizador – Yolanda Macías Sauco

 

Sinopse

Quando o projecto Escolas Solares começou, muitas comunidades do meio rural de São Tomé e Príncipe ainda não tinham energia eléctrica. A instalação de painéis solares nas escolas representou uma oportunidade para a melhorar as condições de vida não só das crianças escolarizadas, mas também das mulheres envolvidas na alfabetização de adultos, dos profissionais da educação ou da própria comunidade. Este documentário mostra a história de algumas destas pessoas envolvidas no processo.


5 maneiras de morrer

Ficção – 15′ – ANO 2013

Chipre

Realizador – Daina Papadaki

 

Sinopse

Makis explora diferentes formas de morte, lutando para alcançar o resultado mais ideal…

 

Trailer

Mina Kiá

Ficção – 20′ – ANO 2017

São Tomé e Principe

Realizador – Katya Aragão

 

Sinopse

Tonia é uma rapariga sensível e alegre que sonha em ser jornalista. A sua vida muda quando a sua mãe a manda para a casa do tio na cidade onde está sendo maltratada.