PORTO FEMME SESSIONS #11


Maus Hábitos | Porto

Apr 25th, 2018 10:00 to 11:30 pm

Na última quarta-feira de cada mês, a tela dos Maus Hábitos exibirá ciclos temáticos nos quais o denominador comum é serem filmes realizados por mulheres. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho da mulher no cinema, através da projeção das suas obras e, sempre que possível, da sua presença nas sessões, promovendo o encontro entre o público e as autoras.

Este mês, apresentamos uma extensão do festival alemão parceiro Berlin Feminist Film Week, que tem como objetivo desafiar a narração de histórias patriarcais desde 2014. Por isso, dedicam o festival às vozes muitas vezes não ouvidas em narrativas visuais – cineastas mulheres, queer e PoC. A diversidade está no cerne do seu processo de seleção e, em vez de decidirem unanimemente o que é um filme feminista – o processo de submissão acrescenta um elemento de democracia ao seu programa e deixam a cineasta com quem trabalham ter voz no que o feminismo no cinema significa para elas.

Este programa consiste numa seleção de curtas-metragens do programa de 2018, incluindo os favoritos da equipa e do público de diferentes países, perspetivas e géneros, mostrando como o filme feminista se pode parecer.

 

O Verde

Ficção – 15’ – ANO 2015

EUA

Realizador – Sophia Loffreda

 

Sinopse 

Quando as melhores amigas Cherry Cake, Starla e Franny, de 10 anos, encontram um saco de marijuana no campo de futebol depois do treino, decidem que vender a erva para o lendário traficante de drogas da cidade, pode ser a última oportunidade de fazerem algo juntas antes da sua equipa se separar.

 

Trailer

É pedir muito?

Documentário – 30′ – ANO 2017

Índia

Realizador – Leena Manimekalai

 

Sinopse

“Is it too much to ask?” fala da aventura de duas amigas Smile e Glady, que procuram um apartamento para alugar em Chennai e dos obstáculos com que se vão deparando como nomeadamente o estigma social que encontram por não só por serem solteiras mas também pelo facto de serem duas mulheres transgéneros. Para além da procura de casa, encontramos duas mulheres na sua vida cotidiana inseridas numa sociedade extremamente preconceituosa que oferece poucos momentos bons com os quais Smile e Glady podem recarregar sua energia. A sua identidade torna-as indefesas diante dos latifundiários da cidade que para além de lhes negar um sítio para ficar negam também sua existência. Apesar de tudo, as amigas enfrentam todos os dias, com graça, humor e muita positividade. Transformam a sua raiva e frustrações em músicas, danças, peças de teatro e isso é que lhes dá a esperança de viver.

 

Trailer

Velho Amigo

Documentário – 12′ – ANO 2015

Reino Unido

Realizador – Dorothy Allen-Pickard

 

Sinopse

Um documentário/conversa com Caitlin McMullan acerca da sua experiência em viver com a sua incapacidade.


Y

Ficção – 23’26’’ – ANO 2013

Alemanha

Realizador – Gina Wenzel

 

Sinopse

Laura é uma jovem confiante, membro da nova “Geração Eu Eu Eu”, também conhecida como “Geração Y”- Mimada por escolha, por uma vida cheia de opções, Laura desviou-se dos seus objetivos e ideais. Ela está sempre à procura de algo, embora não saiba do quê. Uma noite, ela conhece Safi, que fugiu da sua terra natal. O encontro dá a Laura algo para pensar.

 

Trailer