PORTO FEMME SESSIONS #14


Maus Hábitos | Porto

Sep 26th, 2018 10:00 to 11:30 pm

Na última quarta-feira de cada mês, a tela dos Maus Hábitos exibibe ciclos temáticos nos quais o denominador comum é serem filmes realizados por mulheres. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho da mulher no cinema, através da projeção das suas obras e, sempre que possível, da sua presença nas sessões, promovendo o encontro entre o público e as autoras.

Este mês, apresentamos um programa da sexta edição do International Changing Perspectives Film Festival da Turquia, que decorreu de 10 a 15 de Abril de 2018.

 

 

Este programa inclui uma seleção de filmes realizados por mulheres de várias nacionalidades que participaram no festival.

Iniciado pela Associação KATADROM Artes, Cultura e Políticas Sociais, com sede em Istambul, o International Changing Perspectives Film Festival é um festival internacional de filmes de ‘take-away’ sobre o tema intercâmbio cultural. O festival começa anualmente em Istambul com um programa semanal e depois continua a sua tourné anual em outras cidades por todo o mundo.

Este ano, além das suas passagens regulares por Berlim e Yogyakarta, o ICPFF visitou o Avanca Film Festival. Nos últimos anos, o ICPFF foi organizado em várias cidades, incluindo Sófia, Copenhaga, Madrid, Friburgo, Leipzig, São Paulo, Tallinn, Nova Iorque, Vancouver, Malatya e Edirne.

Todos os anos, este evento concentra-se numa questão social da atualidade e é realizado no final de abril/início de maio.

 

Para mais informações:

http://www.icpsff.com

http://www.katadromart.com

https://www.facebook.com/icpsff

https://www.facebook.com/KatadromProject      

 

CALAMIDADE

Ficção – 22’47 – ANO 2017

Bélgica

Realizador – Séverine De Streyker e Maxime Feyers

 

Sinopse 

France conhece pela primeira vez a namorada do filho. Ela perde o control…


DE BRANCO

Ficção – 15′ – ANO 2016

Líbano

Realizador – Dania Bdeir

 

Sinopse

O funeral do pai de Lara leva-a de volta a Beirut da sua vida moderna em Nova Iorque, forçando-a a enfrentar as tradições às quais tinha escapado e o não-tradicional noivo que tem escondido.


A PARTEIRA

Ficção – 12′ – ANO 2017

Turquia

Realizador – Ezgi Ay

 

Sinopse

Uma curta-metragem sobre uma jovem parteira que é chamada para trabalhar na vila Anatolian e sobre a sua história de ser aceite na comunidade feminina.


ARÎN

Ficção – 11’ – ANO 2017

Reino Unido

Realizador – Mizgin Müjde Arslan

 

Sinopse

Solin é Curda e está grávida a viver em Londres com o seu velho pai. Um dia, o seu pai, que não fala inglês, perde-se. Solin procura pela única coisa que ele tenta descrever: uma torre com um relógio. A procura vai revelando lentamente traumas da recente história do povo Curdo.


PÁSSARO DE FOGO

Animação – 7’ – ANO 2017

Bulgária

Realizador – Velislava Gospodinova

 

Sinopse

Uma impressão artística, impulsionada pelo ritmo da música e pela liberdade da dança, cria um mundo mágico, onde o Amor é a principal força metafísica que domina a vida e a morte.


PAMÇKA

Ficção – 11’40 – ANO 2017

Alemanha

Realizador – Elda Sorra

 

Sinopse

Esta tragicomédia extravagante retrata um fragmento de uma relação mãe-filha incomum com mulheres fortes, mas um pouco obstinadas e uma estranha comédia situacional.


O REINO DO MAIS PROFUNDO CONHECIMENTO

Animação – 3’30 – ANO 2017

Coreia do Sul

Realizador – Seunghee Kim

 

Sinopse

Um deles cava abaixo da superfície do outro para alcançar o lugar mais profundo do seu coração durante as lutas. Isso ilumina a escuridão. Eles preenchem-se no sentido de unidade.


O ÚLTIMO DIA DO IMPÉRIO

Ficção – 13’ – ANO 2017

Hungria

Realizador – Anna Rubi e Julia Halasz