FEMME SESSIONS #27


Maus Hábitos | Porto

Event Details

Mais de um mês depois da reabertura do Maus Hábitos, as FEMME SESSIONS regressam em Julho com dupla sessão de Cinema à Mesa.

Apresentamos, assim, dia 22 de Julho às 21h00, uma sessão dedicada ao cinema Macaense, com curadoria de Cheong Kin Man.

Uma das maiores preocupações das cineastas macaenses pós-coloniais é maximizar a criatividade numa sociedade caracterizada pela auto-censura. Aqui são apresentadas três exemplos pertinentes que merecem atenção neste sentido: Um Amigo Meu (2013), muito subtilmente um dos primeiros filmes LGBT de Macau, da brava cineasta Tracy Choi que ganhou uma impressão positiva no público transregional. O Projecto dos Miúdos (2016) foi fruto da observação de uma professora da escola: Nancy Io realizou várias curtas-metragens antes de ter ido estudar numa escola de cinema, na Formosa. Originalmente produção conjunta com várias outras curtas-metragens para celebrar os 20 anos da Região Administrava Especial de Macau. “Até ao fim do Mundo” (2019) é da realização de Emily Chan, que é a par de Tracy Choi um dos nomes mais importantes das realizadoras macaenses.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

UM AMIGO MEU

Macau | 15’00’’ | Ficção | 2013

Realização: Tracy Choi

 

Sinopse

A bem-comportada Sin testemunha uma situação de bullying na sua nova escola e ousa não expô-la. Vendo a vítima, Tong, a ser sempre tratada de maneira injusta, oferece-se para ajudar. Gradualmente, a amizade entre as duas cresce, no entanto, Sin tem medo de se envolver nos problemas de Tong. Desde então, tenta manter distância de Tong e ignora todo o bullying que testemunhou. Sin mergulha num dilema moral …

 

Trailer

 

O PROJECTO DOS MIÚDOS

Macau | 25’00’’ | Ficção | 2016

Realização: Nancy Io

 

Sinopse

As crianças do jardim de infância estão acostumadas apenas a seguir as ordens e a tomar a chamada ‘nutrição’ fornecida pelos educadores. Alguém deveria ter em conta os sentimentos das crianças e falar por elas. Ted, o novo professor de arte, foi indicado pela diretora da escola para fazer a curadoria do espectáculo de talentos, devido às suas técnicas e habilidades excepcionais. No entanto, a diretora continua nervosa e ansiosa e até o obriga a usar as aulas regulares para praticar o espectáculo. Tanto os professores quanto as crianças estão angustiados e, portanto, Ted decide defender os alunos.


 

ATÉ AO FIM DO MUNDO

Macau | 12’00’’ | Ficção | 2019

Realizadora: Emily Chan

 

Sinopse

O fenómeno de 2012 ditaria que esse ano seria o fim do mundo. Zoe decidiu deixar Macau naquele dia. Antes de partir, ela encontrou um rapaz de quem gostou nesta pequena cidade e caminhou com ele pela última vez.

 

 

* Na última quarta-feira de cada mês, a tela do Maus Hábitos exibe ciclos temáticos nos quais o denominador comum é serem filmes realizados por mulheres. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho da mulher no cinema, através da projeção das suas obras e, sempre que possível, da sua presença nas sessões, promovendo o encontro entre o público e as autoras.