FEMME SESSIONS #29


Maus Hábitos | Porto

Event Details

Em Agosto, na rubrica Cinema à Mesa, apresentamos o ciclo VIDEO E EXPERIMENTAL NO FEMININO nas nossas Femme Sessions.

Para esta #29 sessão, que acontece no dia 26 às 21h00, apresentamos um programa de filmes que estiveram na competição internacional e estudantes nas edições de 2018 e 2019 do PORTO FEMME INTERNATIONAL FILM FESTIVAL.

 

PROGRAMAÇÃO

 

UMA HISTÓRIA DE AMOR UNIVERSAL

Prémio Melhor Filme Experimental 2018

Alemanha | 8´57’’ | 2017

Realização: Natalie MacMahon

 

Sinopse

“Uma História de Amor Universal” é um drama de ficção científica em esperanto sobre a possibilidade de encontrar o amor num mundo impessoal no futuro distante, onde todos estão tão focados em si mesmos que parece quase impossível estabelecer uma ligação com outra pessoa. Tudo o que resta é a memória do amor e a esperança de o experimentar mais uma vez. Parece que, por vezes, é necessário um milagre de um universo diferente para iniciar uma revolução.


 

MÃE ETERNA

Menção Especial Filme Experimental 2018

Israel | 13’45’’ | 2017

Realização: Elinor Nechemya

 

Sinopse

A fantasia de uma filha da sua mãe, evasivamente retratada na sua casa e jardim mágicos. A imagem e a voz da mãe são desconstruídas e montadas de novo num soneto intergeracional, refletindo a eterna experiência de ser mulher, num mundo de constante evolução feminina.


 

A VOZ DELA

Prémio Melhor Filme Experimental 2019

Bélgica | 10’ | 2016

Realização: Silvia Defrance

Produção: Eurydice Gysel

 

Sinopse

Her Voice é um filme experimental curto onde o papel e a representação da identidade feminina são abordados. Desta forma, a sua voz ecoa a era #MeToo, em que vivemos agora. Em algum lugar entre o desesperado Boop-Oop-a-Doop de um vintage Betty Boop e os experimentos cinematográficos de Maya Deren, Her Voice oferece um fluxo enigmático de consciência que resiste às expectativas narrativas convencionais.


 

CATARSE

Prémio Melhor Filme Experimental 2019 | Categoria Estudantes

Portugal | 4’44’’ | 2018

Realização: María Contreras, Kelly Ambrozzio

Produção:  María Contreras, Kelly Ambrozzio

Sinopse

A deformação, a distorção e o peso emocional fazem parte de um corpo atormentado. Um Tríptico de dor, angústia e medo onde a claustrofobia dos sentimentos é expressado na experiências de duas mulheres que viveram a violência sexual. Essa catarse é retratada por dois retratos distorcidos em vídeo, inspirados na obra existencialista do artista Francis Bacon.


 

42

Menção Especial Experimental 2019 | Categoria Estudantes

Portugal | 7’00’’ | 2018

Realização: Joana Caiano

Produtor: Joana Caiano

 

Sinopse

Esta é a Lara. Ela mede 1,70m, os seus pés são muito longos para o corpo dela. É por isso que ela está sempre a tropeçar.


 

PESTANAS POSTIÇAS

Competição Estudantes 2019

Galícia, Portugal | 3’20’’ | 2018

Realização: Antía Carreira, Inma Veiga

Produção: Antía Carreira, Inma Veiga

 

Sinopse

No filme “Pestanas Postizas acompanhamos durante uma noite de festa a um grupo de amigas, que vive no sentimento contínuo de alegria e desesperança que caracteriza à sua geração. Baseia-se na coleção de moda com o mesmo nome, das designers Elise e Sergio Marey, a qual é inspirada na moda e novas formas de pensamento da juventude da Movida viguesa e madrilenha – um movimento cultural que tivo lugar em Espanha após o fim da ditadura, no ano 1975.

 

 

* Na última quarta-feira de cada mês, a tela do Maus Hábitos exibe ciclos temáticos nos quais o denominador comum é serem filmes realizados por mulheres. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho da mulher no cinema, através da projeção das suas obras e, sempre que possível, da sua presença nas sessões, promovendo o encontro entre o público e as autoras.