WEDNESDAY NIGHT FEVER #2


Streaming at https://www.facebook.com/portofemme

Event Details

GIRLS JUST WANT TO SCREEN FILMS

 

No mês de abril, as quartas do Porto Femme continuam a ser no feminino. Neste período de isolamento social queremos continuar a inspirar-vos com as visões das nossas realizadoras.
Em parceria com a Saco Azul Associação Cultural e o Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural, lançamos as WEDNESDAY NIGHT FEVER, noites de cinema em streaming até podermos voltar às nossas salas preferidas.

Para estas “febres de quarta-feira à noite” partilhamos com vocês alguns dos filmes que foram exibidos nas passadas duas edições do Porto Femme, e levamos a vossa casa uma seleção daqueles que de alguma forma tocaram toda a equipa do PORTO FEMME e fazem-nos refletir sobre nós e o mundo.

Uma “febre de quarta-feira à noite” que nos dá aquele impulso de fazer e criar pontes, e encontrarmo-nos virtualmente para partilhar alguns filmes com vocês. Lutamos contra o vírus criando uma epidemia cinéfila com a missão de dar a conhecer algumas mulheres cineastas.
O mundo precisa de grandes acções e medidas. Por cá vamos fazendo o nosso isolamento, mas não sem continuar a fazer valer o nosso propósito em pequenos gestos e acções.

 

A segunda sessão online acontece no dia 29 de Abril às 22h00 nas páginas de Facebook do @portofemme, @saco.azul.associacao.cultural e @mhabitos. Com 60 minutos de duração, a seleção de filmes passa por duas curtas-metragens de ficção e um documentário.

 

Programação

 

O HOMEM DOS CUBOS

Hungria | 18’30 | 2017

Realização: Linda Dombrovszky

Elenco: Zsolt Kovács, János Bán, Miklós Székely B., Anna Györgyi, Konrád Quintus, György Nagy Bajomi

Produção: Ferenc Szohár

Companhia Produtora: CINEMART KFT

 

Sinopse

Um homem idoso é incapaz de aceitar que está na altura de se aposentar e a sua vida toma um rumo dramático, quando percebe que não pode terminar o trabalho da sua vida.

 

Trailer


 

TIA CIATA

Brasil | 26’ |2017

Realização: Mariana Campos, Raquel Beatriz

Produção: Mariana Campos Da Silva

 

 

Sinopse

Tia Ciata é um documentário que aborda o protagonismo feminino negro sob a ótica da personagem popular Tia Ciata, uma mulher de suma importância para a história e cultura brasileira, referência na construção da identidade nacional. O filme traz depoimentos de mulheres negras que são referências na luta contra o racismo e pela visibilidade do protagonismo feminino negro em diferentes áreas de atação. São elas: a escritora Conceição Evaristo, a filósofa e escritora Helena Theodoro, a historiadora Giovana Xavier, a pesquisadora de cinema negro brasileiro Janaina Oliveira, a atriz Angela Peres, as cantoras Marina Íris e Nina Rosa, a bisneta de Tia Ciata Gracy Mary e Ialorixá Mãe Beata de Iemanjá, que faleceu recentemente deixando um legado de luta pela igualdade de direitos para o povo negro e sempre será referência de força ancestral e resistência, inspirando gerações.


 

TERRENO BALDIO

França | 16’ | 2017

Realização: Latifa Said

Elenco: Slimane Dazi; Delphine Grandsart; Rachid Taha

Produção: Latifa Said, Rodrigo Areias

Companhia Produtora: Saudade Productions, Bando à Parte

 

Sinopse

Subúrbios de uma grande cidade. Omar, um trabalhador de Maghreb, não se sente confortável com mulheres. Ambivalente, ou se sente fascinado por elas ou fazem-no sentir medo. Quando conhece Rita, uma prostituta, ele tenta ultrapassar o seu complexo, descobrindo a sua própria sexualidade.

 

Trailer