WORKSHOPS

 

 

Nos próximos dias 7, 8, 9 e 10 de outubro, das 10h30 às 12h30, será realizado o workshop A Casa e o Mundo com Catarina Mourão.

Neste workshop os participantes viajarão entre as fronteiras híbridas do documentário e da ficção, na construção de um objecto cinematográfico que põe em diálogo o espaço da casa e da memória com o mundo exterior. A partir da análise de alguns excertos de filmes da autora, os participantes irão desenvolver o seu próprio filme. Será realizado em modo presencial, na Casa Comum, pertencente à Reitoria da Universidade do Porto.

Catarina Mourão, realizadora de “A Toca do Lobo”, exibido no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, investigadora nas áreas da memória, do sonho e do arquivo, e fundadora da AporDOC (Associação pelo Documentário Português), é docente em mestrados da FBAUL, Iade e Universidade Nova. É também fundadora, em conjunto com Catarina Alves Costa, da Laranja Azul, uma produtora independente de cinema.

Já nos dias 5, 12 e 19 de outubro, das 21h00 às 22h30 (hora Portuguesa), o Festival trará o workshop Feminismo, Cinema e Cultura Pop, com a jornalista e programadora chilena Antonella Estévez.  O workshop, realizado via online, terá como objetivo rever representações históricas de homens e mulheres em variados discursos cinematográficos e refletir sobre os principais estereótipos e histórias de género no cinema. 

Antonella Estévez, além de ser jornalista, é também autora e editora de vários livros. Foi a criadora e apresentadora da série televisiva “Historias del Cine Chileno”, que reviu a história da segunda parte do século XX, a partir da perspetiva de cineastas de destaque. Co-fundou e ainda dirige o FEMCINE – Festival de Cinema Feminino do Chile, que, em março do presente ano, celebrou a sua décima edição.

Para participar nos workshops, basta inscrever-se no site do festival. Ambos os workshops têm taxa de inscrição, com desconto para estudantes da área de Cinema de escolas parceiras.

 

INSCRIÇÕES