HOMENAGEM A AGNER VARDA 

Este ano perdemos a Agnès Varda. Perdemos porque foi uma mulher-cineasta que lutou e que mudou o mundo do cinema. A mulher que realizava em 1954 o primeiro filme da Nova Vaga Francesa, mas que ficou esquecida como tal. A mulher que lutava pelos direitos da mulher dentro e fora dos seus filmes. A mulher que não tinha medo de ser mulher, e muito menos ainda medo de ser mulher-cineasta. Uma Agnès composta pela força de Varda e uma Varda composta pela força de Agnès. Deixou-nos mil e umas Vardas por ver e rever. Deixou-nos tempos por explorar, espelhos por olhar, fotografias para recordar, câmaras por experimentar. À nossa querida Agnès dedicamos estas páginas, resultadas de duas entrevistas dadas pela realizadora em 1978, onde discute o cinema no feminino. “O cinema feminino existe, e existe cada vez mais. Sim, somos diferentes dos homens enquanto mulheres e provavelmente enquanto cineastas. Mas isso não deve ser percebido socialmente. Socialmente, as pessoas devem ir ao cinema. Bom, bons filmes, maus filmes, é o gosto de cada um, definido pelo conhecimento. Basicamente, eles não devem saber se foi um homem ou uma mulher que fez o filme. E isso não deveria ser tão julgado. Houve recentemente, há dois, três meses atrás, haviam seis filmes femininos em exclusivo nas telas parisienses. Quero dizer, é um fenômeno completamente novo e que vai crescer nos próximos tempos. E isso significa que vamos nos deparar, num espaço de tempo curto, em frente a um fenômeno completamente natural. Poderá haver tantas mulheres-cineastas quanto homens-cineastas. E o problema vai então ao mesmo tempo dissolver-se e tornar-se mais preciso. Quer dizer, vamos começar a assistir a filmes dizendo, bem, estes filmes interessam-nos, interessem às mulheres, interessam aos homens, às crianças e por aí fora, trazem dinheiro e todas essas questões de costume do cinema. E então, ao mesmo tempo, provavelmente veremos uma nova cultura cinematográfica, que está a emergir. Mas acho que precisamos recusar de falar sobre isso, de fazer teorias, tirar conclusões, os blablas sobre isso. E há um fenômeno novo também, são as mulheres que sabem sobre a técnica, elas aprendem sozinhas, quero dizer. Porque sabemos muito bem que, bem, vou dizer algo que é conhecido, mas até então nas filmagens, só se via essencialmente como mulheres argumentistas e maquiadoras ou cabeleireiras. E existia esse pensamento de, devem haver ao menos duas mulheres numa equipa, e um pouco uma espécie de pacote completo, sorriso, charme e tudo o mais, um “traga-me um café menina”, bom. E pouco a pouco, vemos nas equipas de filmagem mulheres, mulheres jovens que se dizem, “mas interessa-me o som, eu posso ser um bom engenheiro de som”. Há cinegrafistas, há diretores de fotografia, mulheres na régie, na administração. E percebemos que trabalho de homem não significa nada. Um trabalho de homem seria um trabalho que uma mulher não poderia fazer e, na verdade, são muito poucos. Então, este é um trabalho até agora feito por homens, e que está sendo feito por mulheres. E conforme as mulheres vão se familiarizando com a técnica e a possuem naturalmente, também o cinema muda. As mulheres estão na moda, mas estão na moda de uma maneira levemente viciosa. É um pouco como O Ano da Mulher, foi uma coisa oficial, grotesca, que fez todo o mundo se sentir de consciência leve, e que basicamente todos pensavam que era uma estupidez, as mulheres também. E, ao mesmo tempo, o Ano da Mulher permitiu algumas novas leis, novas instituições de mudarem um pouco. É a mesma coisa no cinema. Aceitamos muito mais facilmente, aceitamos até mesmo com muita facilidade, que uma mulher faça um filme. Mas por outro lado, sabemos que a situação do cinema é difícil em todos os lugares. E não é a sua qualidade de mulher que lhe dá mais oportunidade. Então, basicamente, o cinema das mulheres é semelhante ao que é chamado de cinema jovem, não é um cinema de celebridades, não é um cinema de estrelas, as mulheres cineastas não são estrelas. Então, nós sempre voltamos para um cinema difícil de montar. A moda não intervém tanto. E eu acho que as mulheres estão relativamente bem quanto a isso, elas não se importam, quero dizer, elas tentam fazer os seus filmes com as mesmas dificuldades de todos os jovens que conhecemos que estão a tentar fazer o mesmo. Parece que os argumentos escritos pelas mulheres e, por outro lado, as mulheres quando realizam, trazem um olhar, uma visão, uma sensibilidade significativamente diferente da dos homens. Agora, sabe, é difícil fazer uma teoria. Existe um bom cinema e um mau. Há mulheres muito sensíveis, muito femininas, muito feministas, que fazem filmes maus. Há homens que são muito homens, muito falocratas, muito chatos para connosco, que fazem filmes muito bons, em termos de que como é feito, como é narrado, como é que eles levam a emoção de um espectador de um ponto A a um ponto B. O problema é saber o que se quer ver no cinema e o que se quer sentir. [..] Então a imagem da mulher evolui no geral no cinema de hoje. E essa mudança da imagem da mulher, eu diria, é liderada por mulheres, argumentistas e realizadoras. Mas há também muitos homens que não fazem os mesmos filmes de há dez e vinte anos atrás, e que colocam perguntas sobre a personagem feminina no cinema de outra forma. Eu acho que quando as mulheres se aproximam do cinema, argumentistas, técnicas e realizadoras, elas perguntam-se sobre a imagem das mulheres no cinema. Elas perguntaram-se. Eles viram os filmes. Elas estão fartas, estamos fartas, as mulheres estão fartas da imagem da mulheres nos filmes de há 50 anos que reproduzem clichês, estereótipos e, sabe, estereótipos duplos, isto é, prostituta ou boa irmã, a esposa – a amante, a idiota bonita – a intelectual feia, a mulher sensível, mas que não será a verdadeira paixão – a paixão, mas quem é uma puta, etc. Esses estereótipos são totalmente inadequados e não são interessantes. Por isso, é óbvio que as mulheres, quando se aproximam do cinema, coloquem-se a si próprias a pergunta e querem propor outras imagens. Chega ao ponto em que mulheres técnicas, por exemplo, não conseguem filmar uma mulher da mesma forma, há coisas que não podem fazer, como cortar uma mulher em pedaços, filmar um cu que anda na rua, nunca uma mulher na câmara o fará da mesma maneira. Eu trabalho no cinema há 20 anos, e sempre fui mulher, a meu conhecimento. E o que posso dizer é que há 20 anos atrás, só havia técnicos homens. Então, eu trabalhei por uns bons dez anos exclusivamente com homens técnicos, aos quais foi adicionado uma argumentista, e uma maquiadora, cabeleireira, enfim. As mulheres não tinham responsabilidades técnicas. Eu nunca tive problemas. Quando eu comecei, disseram-me, vai ver que nas equipas de homens, sempre dizemos senhor, quando o realizador diz que quer mais luz, nós dizemos sim senhor, arranje-me a decoração, sim senhor. Há um tipo de respeito pela função de realizador. Eu, no primeiro dia, e isso acontece em 54 e isso quer dizer que as estruturas ainda estavam um pouco pesadas, no primeiro dia perguntei ao meu eletricista já nem sei o que, ele respondeu “Sim, Agnès”. Isso me fez sentir muito confortável, porque eu nunca quis, e que eu pensei sobre a questão, nem para imitar o trabalho de um homem, nem para fazê-lo como um lar, nem para reproduzir hierarquias que não combina comigo, posições de poder que não combinam comigo. Eu sou um cineasta que sabe exatamente o que ela quer. Se quiser, a autoridade intelectual, eu me permito em tê-la, porque sou eu quem faz o filme, é o meu filme. Mas a noção de pequeno chefe, ou chefe, ou líder, eu não sei, eu não gosto disso na forma hierárquica e autoritária que normalmente toma nos ofícios. Mas tudo isso evoluiu. Imagine que cineastas, meninos e homens também evoluíram. As estruturas técnicas hierárquicas estão a mudar para todos. Mas as mulheres, muito mais naturalmente, não as reproduzem porque não se adequam a elas ou a seu povo. E eu gostaria de acrescentar que homens que trabalham em equipes mistas, […] técnicos misturados com técnicas acham que as equipes funcionam melhor em um relacionamento mais natural, e que se você quiser, por exemplo, quando vamos em viagem, é muito mais natural serem 10 mulheres e 10 homens viajando e trabalhando, do que 24 rapazes que perguntam-se quem é o primeiro a levar a argumentista para a cama. Ou seja, a sociedade natural pode ser recuperada mais facilmente em equipa mistas. Portanto, temos todo o interesse em que as mulheres se tornem técnicas, realizadoras, porque os homens, e eles não devem ser subestimados nesses casos, apreciam essa mudança.”

Obrigada querida Agnès. Viva Varda para sempre.

A comissão organizadora do Porto Femme

Arquivos RTS e INA