Conversas - Mutim

Igualdade de género no cinema e audiovisual: ficção ou realidade?

Data: 22 de Abril  | 18h15
Local: Batalha Centro de Cinema
Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto

 

PT | Os primeiros resultados do estudo “A condição da Mulher nos Sectores do Cinema e do Audiovisual” será a base para a conversa que irá promover uma reflexão sobre a desigualdade de género no sector.

Temas como a precariedade, as diferenças salariais, situações de discriminação pelo género, assédio e racismo serão abordados numa conversa que junta duas das sócias fundadoras e membras da direcção da MUTIM – Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, Rita Benis, argumentista e realizadora e Stella Zimmmerman, produtora executiva.

 

A organização:

A MUTIM é uma associação de mulheres que trabalham no cinema e audiovisual em Portugal, fundada em 2022.

Pretendem fomentar a paridade no setor, contribuindo para uma representatividade equitativa e realista das mulheres na participação, concepção, desenvolvimento, criação, produção, disseminação e promoção das obras cinematográficas e audiovisuais.

Entendem-se como uma ferramenta para estudar, debater e alavancar a presença de mulheres – de forma interseccional – no cinema e audiovisual em Portugal.

 

Rita Benis

Rita Benis é natural do Porto. Argumentista de cinema premiada, trabalha desde 2000 na escrita de argumentos e realização. Colaborou, entre outros, com Teresa Villaverde, Margarida Gil, Jorge Cramez, Pedro Figueiredo Neto, Inês Oliveira, António Cunha Telles, Vincent Gallo e Catherine Breillat. Investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, encontra-se a concluir o doutoramento sobre o argumento cinematográfico em Manoel de Oliveira (com uma bolsa da FCT). Tem lecionado na área da escrita e do cinema: Argumento Cinematográfico (FLUL) e História do Cinema (U. Moderna). Co-editou a revista electrónica Falso Movimento – Estudos sobre Escrita e Cinema. Tem traduzido e publicado diversos textos sobre escrita e cinema. Faz parte da direcção e é membro fundador da MUTIM – Associação das Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento.

 

Stella Zimmerman

Stella Zimmerman – Mestranda em Estudos Africanos, produtora, pesquisadora do cinema contemporâneo em Angola. Produtora executiva dos filmes de longa metragem, Um Lugar ao Sol (2007), A História da Eternidade (2012), Big Jato (2014), O Silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras (2015), TE SIGO (2017 –  em pós-produção), entre outros e de diversas curtas metragens, em destaques Rapsódia para um homem comum (2006), O MURO (2008). Fez parte da equipe de produção da Mostra Taturana de Cinema – Cidadania e Antirracismo/Portugal. É Diretora de Produção do programa O Canto da Casa da RTP África (2022).