Júri
Júri | Competição Internacional
Alexandra Ramires
Alexandra Ramires licenciou-se em 2010 no curso de Pintura nas Belas Artes em Lisboa.
Desenvolve trabalho em animação desde 2009.
Em 2013 chegou ao Porto para trabalhar no estúdio de animação da produtora Bando à Parte; atual cooperativa - BAP - Estúdio de Animação, da qual é membro fundador.
É Realizadora do filme ELO (2020) e Co-realizadora juntamente com Laura Gonçalves dos filmes Água Mole (2017) e Percebes (2024).
Fernando Vasquez
Nascido no Porto, Fernando Vasquez é licenciado em cinema pelo Buckinghamshire Chilterns University College, com um curso de pós-graduação em jornalismo pela London School of Journalism. Da produção cinematográfica para o jornalismo e crítica de cinema em publicações de destaque no Reino Unido, Portugal e Brasil. Desde 2010, é Diretor de Programação de Cinema no FEST - Novos Realizadores | Novo Cinema. Em 2023, assumiu também o cargo de Co-Diretor do Festival e do FEST - Cineclube de Espinho. Além disso, ocupou diversos cargos na Nisi Masa - Rede Europeia de Cinema Jovem, de 2012 a 2016, conduzindo workshops de crítica cinematográfica em festivais de renome mundial. Vasquez colabora com empresas de produção e realizadores independentes em estratégias de distribuição internacional de filmes. Os seus textos aparecem em publicações online como o c7nema.net, e integra júris de competições de cinema e sessões de pitching.
Janaína Oliveira
Janaína Oliveira é pesquisadora e curadora de cinema. Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e consultora da JustFilms - Fundação Ford.
É doutora em História e foi Fulbright Visiting Scholar no Centro na Universidade Howard nos EUA. Desde 2009, desenvolve pesquisas e realiza curadorias em cinema trabalhando também como consultora, júri e conferencista em vários festivais de cinema e instituições no Brasil e no exterior.
Atualmente, além de participar de outras iniciativas curatoriais, integra o Comitê de Seleção do BlackStar Film Festival, o conselho consultivo do Doc's Kingdom, conselho curatorial do Criterion Channel e realiza pós-doutorado Departamento de Cinema da NYU.
Maria Luna-Rassa
Maria Luna-Rassa é Coordenadora Académica e programadora associada da Muestra Internacional Documental de Bogotá, na Colômbia.
É membro da direção da ALADOS Colômbia (associação colombiana de realizadores de documentários) e uma das coordenadoras da rede HoMER (History of moviegoing, exhibition and reception). Co-editora do livro: Territorio y memoria sin fronteras, nuevas estrategias para pensar lo real (2021) e autora de vários capítulos de livros sobre cinema indígena, transnacional e documentário.
Em Barcelona, é professora de documentário criativo e televisão contemporânea no TecnoCampus, Universidade Pompeu Fabra desde 2016.
Tsanko Vasilev
Tsanko Vasilev é um realizador e produtor de cinema búlgaro, residente em Sófia.
Licenciado em Realização de Cinema e TV, Gestão Cultural e Comunicação Audiovisual e Economia do Sector Público.
Fundador e diretor do Festival Internacional de Curtas-Metragens IN THE PALACE - festival de qualificação para os Prémios Oscar® e Goya®.
É proprietário da empresa de produção e distribuição de filmes Trikitri, sediada em Sófia, e presidente da Fundação Culture Pernik.
Raquel Freire
Raquel Freire é realizadora, argumentista, escritora, produtora e mãe. Alguns dos seus filmes estrearam em Festivais Internacionais de Cinema como Veneza, Turim, São Paulo, Montreal, Leeds, Clermont-Ferrand, Porto PosDoc, entre outros, nas salas de cinema e nas televisões em Portugal e em França.
Estreou no MAAT o filme de animação “Mulheres do Meu País” que co-realizou com Tainá Maneschy em 2020. Escreveu, realizou e produziu a trilogia de documentários “Histórias das Mulheres do Meu País” que estreou na RTP1 em 2021. Co-realizou com La Ribot a curta-metragem “Diferentness” com Dançando com a Diferença em 2024.
É Advisory Board Member: “Portugal Invisíveis Insubmissas: Leading Women in Portuguese and Spanish Cinema and Television”, University of Exeter, University of Oxford, University of Kent. Termina a 3ª longa-metragem de ficção “Filme Sem Câmara”. Está a realizar o filme e a série “Mulheres de Abril” para 2025.
Competição Nacional
Catarina Alves Costa
Catarina Alves Costa é realizadora e antropóloga. Realizou, entre outros filmes, Margot
(2022). Formada em Antropologia Social, fez o Mestrado no Granada Centre for Visual
Anthropology da Universidade de Manchester e o Doutoramento na Universidade Nova
de Lisboa com a tese Camponeses do Cinema. Representações da Cultura Popular no
Cinema Português. É Professora Auxiliar da Universidade Nova de Lisboa no
departamento de Antropologia.
Severiano Casalderrey
Docente, ensaísta, crítico e curador de cinema. No campo literário, é autor de quatro publicações sobre cinema e curta-metragem.
Foi o vencedor na categoria de ensaio sobre cinema internacional dos VI Prémios María Luz Morales (2022). É colaborador regular da revista Tempos Novos, escrevendo artigos sobre festivais de cinema. É membro da Academia de Cine de España (responsável dos Prémios Goya) e da Academia Galega do Audiovisual (organizadora dos Prémios Maestro Mateo). A sua experiência como curador de cinema estende-se por mais de quinze anos.
Foi diretor do festival de animação ANIRMAU (2010-13), bem como fez parte da equipa de programação do FICBUEU (2012-23), sendo o seu diretor adjunto nos últimos anos entre 2019 e 2023. Atualmente, trabalha no festival de animação IMAXINARIA (A Coruña) e noutros projectos da produtora Abella Producións, sediada em Vigo, incluindo o GFFF (Vigo) e o Cinema Miúdo (Ames). Participou também como membro do júri em mais de 15 festivais internacionais.
Vanessa Rodrigues
Realizadora, argumentista, autora de livros e professora universitária no Porto, Coimbra e em Macau.
Formada em Realização e Guião de Cinema Documental pela Academia Internacional de Cinema (São Paulo), EICTV- Escuela Internacional de Cine y TV (Cuba).
Doutorada em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento (Univ. Lusófona). "Baptismo de Terra" ( Brasil, 90’, 2017) foi a primeira longa-metragem como realizadora, argumentista e produtora, premiado no Festival Art&Tur (PT,2017), Festival de Cinema de Avanca (PT, 2017), European Cinematography Awards (2018), Festival Terres (ES, 2018), e no Hollywood Women’s Film Festival (EUA, 2019).
Atualmente, além do filme documental “O Feitiço de Areia” (Moçambique, 90’, Real Ficção/Sabina Films), tem em pós-produção o documentário “As Guardiãs de sementes” sobre ação climática, no arquipélago dos Bijagós (Guiné-Bissau). É investigadora integrada do CICANT, nos projetos de investigação YouNDigital e FEMGlocal, no qual é coordenadora dos podcasts e realizadora do documentário sobre feminismos e movimentos sociais em Portugal.
Competição XX Element
Anabela Oliveira
Professora auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora no Labcom-Comunicação e Artes. Doutorada em Literatura Comparada, orienta a sua investigação científica no âmbito dos estudos interartes, nomeadamente nas relações entre literatura e cinema, literatura e arquitetura e também na cinematografia de Manoel de Oliveira, Federico Fellini e Jacques Tati. Leciona vários seminários no âmbito da análise do discurso fílmico e das relações dialógicas entre o cinema e outras artes. Tem comunicações apresentadas em múltiplos colóquios e publicações em revistas nacionais e internacionais. Conferências convidadas nas universidades de Paris III, Paris Ouest Nanterre La Défense, Utrecht, Varsóvia, Lublin e Gdansk. Participações em júris e workshops em festivais e mostras de escolas de cinema (Avanca, MIFEC, Festival de Cinema de Ourense, Festfilm-Montpellier, Cinanima, São Tomé Fest Film. Arroios Film Festival, Porto Femme International Film Festival, Cine Eco) e nos júris nacionais do ICA (2014-2024). Autora dos livros Entre Vozes e Imagens – a presença das imagens cinematográficas nas múltiplas vozes do romance português (anos 70-90), Porto, Edições Pena Perfeita, 2007 e Federico Fellini – a inevitabilidade da arte, Editora DebatEvolution, 2020.
Ana Cristina Pereira (AKA Kitty Furtado)
Ana Cristina Pereira (AKA Kitty Furtado) é crítica cultural empenhada na diluição de fronteiras entre academia e esfera pública.
Tem curado mostras de cinema (pós)colonial e promovido a discussão pública em torno da Memória Cultural, do Racismo e das Reparações, sendo criadora e coordenadora do projeto Oficina de Reparações (mala voadora, Porto 2023).
É licenciada em Estudos Teatrais pelas ESTC e ESMAE e doutora em Estudos Culturais, pela Universidade do Minho, com a tese: "Alteridade e identidade na ficção cinematográfica em Portugal e Moçambique" (2019). É investigadora contratada (FCT-CEEC) no CECS (U.Minho) onde desenvolve o projeto “The Black Gaze: An Interdisciplinary Analysis of Afro-Lusophone Cinema as Counterpublics in Portugal”.
Coeditou números especiais de revistas científicas, e com Rosa Cabecinhas publicou o livro “Abrir os gomos do tempo: conversas sobre cinema em Moçambique” (2022).
Mafalda Salgueiro
Artista nascida no Alentejo, vive actualmente no Porto.
O seu trabalho emerge no espaço interdisciplinar de arte e prática social. Formada em arquitectura, cria video, animação, pintura e desenho para registar e partilhar o que observa.
Numa abordagem tão criativa quanto etnográfica foca-se habitualmente em comunidade e identidade. Estreou Comezainas, uma curta metragem de animação documental em 2022, exibida nacional e internacionalmente, e premiada 7 vezes em diversos festivais. Tem artigos etnográficos publicados e trabalho editorial para clientes como The New York Times e Observador Lifestyle.
Recentemente tem colaborado com a companhia de teatro Teatroensaio para criação de vídeo, animação e desenho ao vivo.
Prémio Lutas e Direitos das Mulheres
Ana Catarina Pereira
Ana Catarina Pereira é Professora Auxiliar na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e doutorada em Ciências da Comunicação, na vertente Cinema e Multimedia, pela mesma universidade. É directora do Mestrado em Cinema e investigadora do centro LabCom - Comunicação e Artes. Entre 2021 e 2023 foi investigadora responsável pelo projecto exploratório "Speculum: Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa" (FCT). É licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca. Trabalhou vários anos como jornalista e colaborou com as publicações Notícias Sábado e Notícias Magazine (Diário de Notícias), jornal I, revistas Focus, Up, Saber Viver e Happy Woman. Foi co-fundadora e directora da revista online Magnética Magazine (2008/10); directora do curso de Ciências da Cultura, da UBI (2017/19), coordenadora do GT de Estudos Fílmicos da Sopcom (2017/22) e representante da FAL na Comissão para a Igualdade (2019/22). É autora dos livros "A Mulher-Cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação" e "Estudo do Tecido Operário Têxtil da Cova da Beira". É curadora e júri de festivais de cinema, com especial destaque para a participação anual no Porto Femme Film Festival.
Carla Cerqueira
Carla Cerqueira é doutorada em Ciências da Comunicação – especialização em Psicologia da Comunicação pela Universidade do Minho. Atualmente é professora associada na Universidade Lusófona, diretora do Doutoramento em Comunicação e Ativismos e investigadora integrada no CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias. Os seus interesses de investigação incluem género, feminismos, interseccionalidade, ONGs, ativismo, cidadania digital e media. Integra vários projetos de investigação nacionais e internacionais quer como investigadora quer como consultora; é a investigadora principal do projeto “FEMglocal – Glocal feminist movements: interactions and contradictions” (PTDC/COM-CSS/4049/2021). Integra a equipa do FilmEU+, WP5 denominado “Inclusive FilmEU”. É a coordenadora do Comité de Investigação e Políticas da GAMAG – Global Alliance on Media and Gender. Integra a lista de especialistas da Cig - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Faz parte da direção da APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, integra o Comité de Ética da ECREA e o Conselho de Opinião da RTP. Tem uma participação cívica ativa, nomeadamente ligada a associações de direitos humanos e feministas.
Célia Taborda
Célia Taborda, é doutorada em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
É professora Associada e sub-diretora do doutoramento Comunicação e Ativismos na Universidade Lusófona e investigadora integrada do CICANT (Centro de Comunicação, Cultura e Novas Tecnologias).
É co-investigadora principal do projeto de investigação “FEMglocal – Movimentos feministas glocais: interações e contradições”.
Autora de livros, capítulos de livros e diversos artigos em revistas nacionais e internacionais, tem participado em várias conferências e tem integrado, igualmente, comissões científicas e organizações de eventos.
Competição Temática
O Porto Femme desde a primeira edição trabalha em conjunto com as universidades. Este ano o júri da Competição Temática é composto por alunas e alunos da Turma da Cadeira de Filosofia do Cinema do primeiro ano de Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior, ministrado pela Profª. Drª. Ana Catarina Pereira.
- Luísa Villas-Boas é aluna de Mestrado em Cinema na Universidade da Beira Interior. Licenciada em Film BA Honours no Reino Unido, tem dois anos de experiência como realizadora freelance, e assistente de produção em filmes da Prime Video & Amazon Studios.
- Luís Rodrigues é licenciado em Cinema na Universidade da Beira Interior, onde frequenta atualmente o Mestrado em Cinema. Trabalhou como Diretor de Fotografia e Operador de Câmara nas curtas metragens realizadas no curso. Integrou o júri do European University Film Awards de 2023.
- Pedro Robalo, nascido m Aveiro em 2001. Os seus maiores interesses serão indiscutivelmente o cinema e a música, as duas formas de arte que para si sempre serão as mais puras e com as quais se consegue envolver totalmente sem quaisquer preocupações e inseguranças.
- Maria Margarida Martins é licenciada em Cinema pela Universidade da Beira Interior, onde atualmente frequenta o mestrado na mesma área científica. Ao longo da licenciatura trabalhou como Diretora de Fotografia e Assistente de Realização nos projetos do curso, e foi figurante na longa-metragem Restos do Vento, de Tiago Guedes.
- Inês Tomé é licenciada em Ciências da Comunicação pela UBI. Desde sempre gostou de cinema, integrando agora o Mestrado em Cinema na mesma Universidade. Durante a licenciatura foi locutora no podcast da universidade, no qual ainda participa com a rubrica semanal sobre 7ª Arte “Making Of”.