Exposição
Tema Reflexos
“Se todas as manhãs
lavasse esta janela e, no fulgor do vidro, além
do meu reflexo, sentisse distrair-se a transparência
que o nada representa, veria que o arbusto não passa
de um inferno, ausente o decassílabo da chama.”
A Mais Perfeita Imagem – Ana Luísa Amaral
Reflexos. Imagens refletidas. Imagens devolvidas. Efeito produzido pelo eu refletido, de um duplo operatório, fruto do inconsciente e da auto-consciência. É através do espelho (diz Lacan), ou do seu reflexo, que nos identificamos e criamos uma identidade.
Nesta exposição pretendemos dar espaço aos reflexos criados por artistas que reivindicam as suas imagens, que enfrentam e moldam as suas duplas refletidas frente a um espelho que seguram sem hesitação, e exibir os reflexos que procuram, que produzem, que alcançam, enquanto resultado de uma imagem firme e inabalável.
A liberdade é das pessoas artistas, quanto ao conteúdo, forma ou corpo que pretende dar à obra. Depois do processo de curadoria, poderá ver-se, sob distintas interpretações, como cada pessoa entende e enfrenta o reflexo…
Reflexos é o tema da exposição da 6ª edição, o PORTO FEMME – Festival Internacional de Cinema.
Uma exposição colectiva que reflete e dialoga entre expressões, formas, criando um conjunto de força colectiva que reúne o trabalho de 43 Artistas.
A exposição acontece em dois momentos, em dois locais, sendo assim reflexos além de espaço e tempo, num conjunto de obras desde a fotografia, video-arte, pintura, ilustração escultura e instalação.