ANIMAÇÃO INTERNACIONAL

A fotógrafa do vulcão |  THE PHOTOGRAPHER OF THE VOLCANO

Portugal | 79’ | 2022

Realizadora: Mar Navarro Llombart

Produtora: Mar Navarro Llombart

Sinopse:

A fotógrafa faialense Hilda Rebelo foi esquecida pela história. A descoberta da sua existência surge de uma pesquisa à volta das imagens e dos fotógrafos que imortalizaram a erupção do vulcão dos Capelinhos na ilha portuguesa do Faial, no arquipélago dos Açores, entre 1957 e 1958. Capelinhos foi o primeiro vulcão submarino da história a ser fotografado do início ao fim da sua erupção e a Hilda Rebelo fez parte fulcral destes registos. Inicia-se assim uma viagem de descoberta à procura dela e das suas imagens perdidas, um percurso que me leva a explorar uma história de vida marcada pelo

azar da emigração no outro lado do oceano Atlântico.

Biografia:

Mar Navarro Llombart é licenciada em Comunicação Audiovisual. Atualmente, com um pé na Espanha e outro no Faial, a realizadora encontra-se a desenvolver um novo projeto documentário sobre outra mulher faialense: a poetisa Otilia Frayão. Como realizadora tem um grande interesse pela história e pela memória, especialmente pela memória e a história das mulheres.

Chama-me Maria | Call Me Maria

São Tomé e Príncipe | 34’12” | 2022

Realizadora: Jéssica Lima

Elenco: Inês Pina da Fonseca, Salvador Pina da Fonseca, Ernelcia Pina da Fonseca

Produtor executivo:  Jahmila Lombá Lima, Jéssica Lomb Lima

Sinopse:

Inês, Salvador e Ernelcia, filhos de Maria De Lurdes, mulher que foi morta pelas mãos do ex-companheiro, relatam em primeira mão os acontecimentos que culminaram na morte da mãe - Maria. Em paralelo, testemunhamos depoimentos de entidades públicas e jurídicas, que em conjunto, tentam identificar a lacuna deste quebra-cabeças que resultou em mais uma vida perdida pelo feminicídio.

Biografia:

Jéssica Lima é uma atriz, escritora e realizadora São-tomense. A sua estreia na direção foi na conservatória de teatro East 15 Acting School (2017-2020), onde escreveu e dirigiu a peça "Pessoa Suspeita". Jéssica foi selecionada para fazer parte do "Elevate Writers Room" (2021) do Independent Film Trust e East Side ONG em Londres - uma série de workshops para mulheres no mundo do cinema. Foi onde escreveu, atuou e dirigiu o curta conceptual de "Meninas Negras São Mulheres Também”. O seu mais recente documentário “Chama-me Maria” venceu o concurso de Melhor Curta-Metragem em São Tomé Fest Film 2022. O filme foi rodado em São Tomé e explora o tema do feminicídio. Jéssica está atualmente a realizar o seu quarto vídeo de animação para a UNICEF de São Tomé e Príncipe.

ELA | Poem

Portugal | 11’35” | 2022

Realizadora: Sara Lemos

Produtora: Sofia Lemos

Sinopse:

Adolfo e Glória lembram o passado e revelam ganhos e perdas ao longo da vida.

Biografia:

Sara Lemos was born in Porto in 1989. She completed her degree in Cinema and Audiovisual at ESAP, where she directed her first short film, “Saudade do Futuro”, co-funded by ICA. During her Masters she was coauthor, camera operator and editor of the documentary "Terra Mãe" (2015), winner of the Sophia Student Award by the Portuguese Film Academy (2016). In the Video field, she has worked in theater and music projects and currently is dedicated to teaching children theater and cinema.

No Canto Rosa | In the Pink Corner

Portugal | 76’ | 2022

Realizadora: Cláudia Rita

Produção: MADAME FILMES

Sinopse:

Francisca aguarda pelo julgamento do seu ex-companheiro, acusado de um crime de violência doméstica contra si. Cláudia, filha de Francisca, testemunhou e documentou as consequências das agressões psicológicas infligidas a Francisca, após o término da relação de ambos. Francisca tenta regenerar-se e reencontrar a sua identidade como mulher. Este processo levou-as a questionarem-se sobre o papel da mulher numa sociedade patriarcal, muitas vezes colocada “no canto rosa”.

Biografia:

É montadora e realizadora. Entre 2001-2008 trabalhou como designer gráfica para o Ministério da Cultura - Delegação de Faro - e outras instituições e empresas. Em 2008 começa a ter a montagem como atividade principal. Em 2023 Cláudia Rita, paralelamente ao trabalho de montagem, é produtora da MADAME Filmes, que se direciona para a produção de narrativas do lado B - privilegiando conteúdos do feminino e de minorias sociais.

Novíssimas Cartas Portuguesas |

Portugal | Portugal | 56’ | 2022

Realizadoras | Directors:  Irina Pampim Silva, Cecília Honório, Paula Miranda

Sinopse:

O documentário volta às protagonistas iniciais com entrevistas inéditas a Maria Teresa Horta, Helena Neves ou Ana Campos e discute as novas fronteiras do que é ser mulher, entrevistando Rita Rato, Sara Barros Leitão, mulheres trans, mulheres negras e jovens.

“Novíssimas Cartas Portuguesas”, um documentário que traz um olhar sobre os feminismos do séc. XXI usando as lentes dessa obra que inspirou Simone de Beauvoir, Marguerite Duras e tantas gerações de feministas daí em diante.

Biografias:

Cecília Honório - Professora de História e Doutorada em História das Ideias Políticas, foi deputada por três legislaturas. É Feminista e ativista pelos direitos das mulheres.

Irina Pampim - Produtora, estudante de licenciatura em Sociologia e de Mestrado em Urbanismo Sustentável, ativista pelos direitos das mulheres e direitos sociais.

Paula Miranda - Há vinte anos a cortar e colar imagens com som. Hoje trabalha nas áreas de publicidade, televisão, documentário e cinema. Gosta de trabalhar em ficção mas tem um espacinho especial no seu coração para encaixar a vida real (e as temáticas que ela traz consigo) dentro de um écran.