PORTO FEMME 2023

Júri | Competição Internacional

Radu Sticlea

Radu Sticlea é um iniciador, diretor de arte e artista dedicado à construção de pontes inesperadas e a trazer uma estreita cooperação entre o cinema, a arte interdisciplinar e as residências artísticas.

Em 2016, instalou-se permanentemente no Porto, onde fundou o BEAST - Festival de Cinema da Europa de Leste. Em 2018, criou o Centro Cultural OKNA de Arte Contemporânea da Europa de Leste, atualmente a gerir o seu programa, concentrando-se principalmente em artistas emergentes e obras experimentais da Europa Central e de Leste.

Stella Zimmerman

Stella Zimmerman- Mestranda em Estudos Africanos, produtora, pesquisadora do cinema contemporâneo em Angola.

Produtora executiva dos filmes de longa metragem, Um Lugar ao Sol (2007), A História da Eternidade (2012), Big Jato (2014), O Silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras (2015), TE SIGO (2017 - em pós-produção), entre outros e de diversas curtas metragens, em destaques Rapsódia para um homem comum (2006), O MURO (2008).

Fez parte da equipe de produção da Mostra Taturana de Cinema – Cidadania e Antirracismo/Portugal. É Diretora de Produção do programa O Canto da Casa da RTP África (2022).

Silvia Di Marco

Silvia Di Marco é uma bióloga que descobriu que gostava mais das galerias de arte e dos cinemas do que do laboratório, logo após a graduação. Trabalhou como jornalista em Milão, a sua terra natal, durante seis anos antes de se mudar para Lisboa e iniciar uma nova carreira.

Concluiu o seu doutoramento em filosofia da ciência com uma tese sobre a epistemologia das imagens médicas, organizou exposições e publicou trabalhos sobre imagens em ciência e arte. Atualmente trabalha no Centro de Filosofia da Ciência da Universidade de Lisboa como gestora de comunicação e faz investigação em epistemologias feministas.

Entrou para Olhares do Mediterrâneo - Festival de Cinema Feminino em 2017, e é co-diretora do Festival desde 2020, com Sara David Lopes e Antónia Pedroso de Lima. Foi júri da melhor longa-metragem no Some Prefer Cake - Bologna Lesbian Film Festival e fez parte da equipa de pré-selecção do Lab Med 2022 de Meditalents, a residência da longa-metragem.

Leslie-Ann Coles

Leslie-Ann Coles é uma argumentista/realizadora premiada, e atriz. É membro do Guild de Realizadores do Canadá, ACTRA, e do Guild de Escritores do Canadá. Coles está atualmente em pós-produção com a sua curta-metragem, "A Cortina", a qual escreveu, realizou e estrelou.

O seu guião, "Soiled Dove" está na Lista Vermelha da Coverfly tendo recebido inúmeros elogios, e prémios em concursos internacionais de guião. Em 2021, a Telefilm Canada premiou Coles com duas bolsas de desenvolvimento de guião para "Pomba Manchada", e "Amor em Veias".

O seu documentário premiado "Melody Makers," foi lançado (juntamente com uma aplicação companheira) em 2019 no Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Coles recebeu vários prémios de melhor filme por "Melody Makers".

Para além do seu próprio trabalho, produziu 46 curtas-metragens dirigidas por jovens do sexo feminino em risco através do Workshop de Desenvolvimento de Jovens Cineastas da FeFF (YFDW). Na sua qualidade de diretora do festival nos últimos 20 anos, ela supervisionou a rigorosa avaliação e seleção de filmes independentes de mais de 2.500 entradas por ano.

Coles é uma ex-aluna de Women In The Director Chair, e a galardoada com o Prémio Lois J. Weber Legacy pela sua dedicação como diretora e mentora. Ela é também a vencedora do Prémio Waterfront 2019 Waterfront Award for Outstanding Achievement in the Media Arts.

Valeriya Golovina

Valeriya é uma cineasta, documentarista e educadora ucraniana. É licenciada pela NYU Abu Dhabi e MFA pela Victoria University of Wellington. O seu interesse criativo reside na intersecção de fotografia, escrita e projetos baseados em documentários que revelam narrativas pessoais e complicam as histórias oficiais com perspectivas fixas. Tem um forte interesse no poder narrativo internacional das imagens, que a levou a viajar pelo mundo recolhendo conhecimentos de diferentes culturas na narração visual de histórias.

O trabalho de Valeriya foi exibido em mais de 30 países, do Japão à Argentina, e recebeu o Grande Prémio do Júri para Melhor Doc em Guam, Melhor Curta Doc em Reykjavik, Prémio de Cinematografia Asiática Melhor Curta Doc (O Nosso Amor), Melhor Curta Doc na NFFTY em Seattle. Valeriya também gere parcerias educacionais com vários programas cinematográficos com o objetivo de aumentar o número de mulheres que trabalham em filmes e meios digitais. A sua variada experiência de trabalho e vida entre a Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Nova Zelândia e EUA moldou a sua mistura única de atitudes visuais, perspectiva e abordagens.

Regina Machado

Regina Machado, 1988. Vive e trabalha no Porto. Licenciada em Ciências da Comunicação e da Cultura (2012) e pós-graduada em Estudos Artísticos / Teoria e Crítica da Arte pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2014).

Tem trabalhado em produção, comunicação e/ou programação de cinema em vários projetos artístico-culturais. A sua paixão pelo cinema assume-se - e amadurece - totalmente quando, em 2013, se associa como voluntária ao Clube Português de Cinematografia - Cineclube do Porto onde, actualmente, faz parte da direcção (desde 2017).

Em 2014 começa a trabalhar na Casa da Animação - Associação Cultural e é a partir dessa altura que a sua paixão por cinema se completa: apaixona-se pelo cinema de animação de autor. E o impacto foi tal que, em Julho de 2018, assume a direção da Associação e é aí que desenvolve o seu trabalho juntamente com uma série de gente tão apaixonada por cinema quanto ela. Dedica-se à promoção de cinema de animação do ponto de vista da programação, direção artística/curadoria e produção de eventos.

Prémio Lutas e Direitos das Mulheres

Carla Cerqueira

Carla Cerqueira, doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2012), é Professora Associada na Universidade Lusófona e investigadora integrada no CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias. As suas áreas de investigação são o género, feminismos, ativismos, interseccionalidade, media e comunicação. Tem publicado em revistas e livros nacionais e internacionais, participado em conferências e projetos de investigação e ação, quer como investigadora, quer como consultora. Atualmente integra diversos projetos de investigação. É Investigadora principal dos projetos FEMglocal - Movimentos feministas glocais: interações e contradições (PTDC/COM-CSS/4049/2021) e Vozes em Rede: participação de mulheres em processos de desenvolvimento (COFAC/ILIND/CICANT/1/2021). É coordenadora do grupo de Investigação e Políticas do GAMAG - Global Alliance on Media and Gender e faz parte da direção da APEM - Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Integra o Conselho de Opinião da RTP em representação das ONGs do Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Faz parte da equipa de execução do Plano de Igualdade e Diversidade do Grupo de Ensino Lusófona. Integra várias associações ligadas aos direitos humanos, igualdade de género e feminismos.

Ana Catarina Pereira

Ana Catarina Pereira é Professora Auxilar na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e doutorada em Ciências da Comunicação, na vertente Cinema e Multimedia, pela mesma universidade. Investigadora do centro LabCom, é responsável pelo projecto “Speculum: Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa” (FCT). É licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca. Trabalhou vários anos como jornalista e colaborou com as publicações Notícias Sábado e Notícias Magazine (Diário de Notícias), jornal I, revistas Focus, Up, Saber Viver e HappyWoman. Foi co-fundadora e directora da revista online Magnética Magazine (2008/10);directora do curso de Ciências da Cultura, da UBI (2017/19), coordenadora do GT de Estudos Fílmicos da Sopcom (2017/22) e representante da FAL na Comissão para a Igualdade (2019/22).

É autora dos livros "A Mulher-Cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação" e "Estudo do Tecido Operário Têxtil da Cova da Beira". Co-organizou as obras "Filmes (Ir)refletidos", "UBICinema 2007/2017", "Geração Invisível: Os novos cineastas portugueses", e "Colectânea de Poesia - Poetas do Fundão", entre outras, publicandoregularmente em revistas científicas nacionais e internacionais. Já apresentou conferências, workshops e masterclasses em Brasil, Espanha, Inglaterra e Suécia, entre outros países. É curadora e júri de vários festivais de cinema, integrando ainda os painéis de jurados da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Os seus interesses de investigação incidem em estudos feministas, estudos fílmicos, pedagogia nas artes e cinema em português.

Maria José Magalhães

Professora Auxiliar na FPCEUP, investigadora do CIEG e no CIIE, doutorada em ciências da educação. Recebeu o prémio de investigação Carolina Michaelis de Vasconcelos sobre Estudos das Mulheres (1990), e tem várias publicações científicas (livros e artigos em revistas nacionais e internacionais). As principais áreas de investigação centram-se nos estudos de gênero, feminismo, movimentos sociais e violência de gênero (incluindo femicídio). Liderou o projeto internacional “Bystanders: developing bystanders responses to sexual harassment among young people” (prevenção do assedio sexual . Investigadora Principal do Projeto Internacional CEINAV (2013-2016), membro European Observatory of Femicide (2018-) e fundadora e coordenadora científica do Observatório Das Mulheres Assassinadas da UMAR, OMA-UMAR (2004-2010). Atualmente, coordena o Projeto BO(U)NDS – Laços e Limites: estudo longitudinal sobre a prevenção da violência de género nas escolas (financiado pela FCT) e coordena o Projeto ART’THEMIS+UMAR, com financiamento da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género. Coordena, também, o Projeto internacional FEM_United: Preventing femicide in Europe. Tem também desenvolvido, em conjunto com outras investigadoras, investigação no campo da crítica feminista da arte, incluindo projetos e artigos publicados.

Competição Nacional

Manuela Monteiro Matos

Manuela Matos Monteiro é licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto. Foi professora do ensino secundário e é autora de vários livros (Porto Editora) nas áreas da Psicologia, Psicossociologia e Pedagogia. Reconhece-se como ativista social reconhecendo no feminismo uma causa presente ao longo da vida. Foi cofundadora nos finais da década de 70 do GAMP – Grupo Autónomo das Mulheres do Porto – grupo que desempenhou um papel importante na luta pela legalização do aborto e acesso à contraceção.

Dirige desde 2013, com João Lafuente, as galerias Espaço MIRA e MIRA FORUM e desde abril de 2017 a galeria MIRA | artes performativas no Porto. Como fotógrafa expôs em Portugal, Moçambique (Maputo e Beira), França (Paris e Bordéus), Bruxelas (Parlamento Europeu), Florença, em duas bienais de fotografia de Roma, Miami, Kansas City, Barcelona entre outras. Tem realizado curadoria de diversas exposições. É, com João Lafuente, a partir de 2019 curadora e organizadora do Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa.

Mariana Bártolo

Mariana Bártolo (Porto, 1987) lives between Germany and Portugal. She is a filmmaker, performer and multimedia artist. She finished her studies at KHM - Academy of Media Arts Cologne in 2020 and graduated at Escola Superior de Dança in Lisbon in 2008. Her most recent films "Mansa" (2021) and “Whale Beards” (2021) were shown in several international festivals, such as the Palm Springs Shortfest, International Short Film Festival Oberhausen, IndieLisboa, European Media Art Festival Osnabrück and Filmfestival Max Opüls Preis. She previously directed the short films, "Interior" (2017) and “The Factory“ (2012), shown at Panorama - Portuguese Documentary Exhibition and in the permanent exhibition of the Interpretive Center of Santo Thyrso Factory. She has been involved in various productions mainly associated with d documentary and performance and develops parallel projects in the areas of photography, installation and drawing. She is currently working on her new hybrid documentary “At the table” and collaborating in the development of the series "Em banho maria" and the intermedia project “The loss of the night”. She was recently selected by Cannes Directors Fortnight’s program “Directors Factory, North Portugal” to co-direct a short film with Guillermo García López.

Meirinho Mendes

Meirinho Mendes, nasceu em Luanda, formou-se em teatro e cinema e produção cultural, trabalha como actor, diretor de atores, produtor, dirige a empresa Kafukolo5, atualmente, desenvolve a sua atividade entre África, Europa e América do Sul.

Competição XX ELEMENT * Estudantes

Pedro Oliveira

Com 42 anos, Pedro Oliveira é um entusiasta do cinema desde muito novo, um gosto herdado do avô, projecionista num cinema tradicional. Depois de frequentar o curso de Comunicação Social, começou a trabalhar no Porto Canal. Ali criou o programa Cinema Batalha em 2009, magazine semanal de cinema que apresenta até aos dias de hoje. Na área da televisão, trabalha ainda como editor de programas e em transmissões desportivas.

Karla Ruas

Karla Ruas é artista plástica e ilustradora brasileira radicada no Porto, licenciada em Artes Visuais, especialista em História da Arte, Ilustração e Animação Digital e mestranda na Faculdade de Belas Artes do Porto FBAUP.

Sempre se sentiu atraída pelo universo da imagem estática e animada e ao longo da sua vida profissional tem trabalhado tanto na área da pintura, ilustração, design editorial e se arrisca na animação stopmotion. Tem trabalhos expostos e produzidos no Brasil, Portugal, Nova Zelândia e Austrália. O foco das produções são a partir de narrativas pessoais ligadas ao imaginário feminino , procurando criar uma memória afetiva simbólica através da relação com a natureza interna e externa e a afetação dos corpos.

Anabela Oliveira

Professora auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora no Labcom-Comunicação e Artes. Doutorada em Literatura Comparada, orienta a sua investigação científica no âmbito dos estudos interartes, nomeadamente nas relações entre literatura e cinema, literatura e arquitetura e também na cinematografia de Manoel de Oliveira, Federico Fellini e Jacques Tati. Leciona vários seminários no âmbito da análise do discurso fílmico e das relações dialógicas entre o cinema e outras artes. Tem comunicações apresentadas em múltiplos colóquios e publicações em revistas nacionais e internacionais. Conferências convidadas nas universidades de Paris III, Paris Ouest Nanterre La Défense, Utrecht, Varsóvia, Lublin e Gdansk. Participações em júris e workshops em festivais e mostras de escolas de cinema (Avanca, MIFEC, Festival de Cinema de Ourense, Festfilm-Montpellier, Cinanima, São Tomé Fest Film. Arroios Film Festival, Porto Femme International Film Festival, Cine Eco) e nos júris nacionais do ICA (2014-2023). Autora dos livros Entre Vozes e Imagens – a presença das imagens cinematográficas nas múltiplas vozes do romance português (anos 70-90), Porto, Edições Pena Perfeita, 2007 e Federico Fellini – a inevitabilidade da arte, Editora DebatEvolution, 2020.

Competição Temática

O Porto Femme desde a primeira edição trabalha em conjunto com as universidades. Este ano o júri da Competição Temática é composto por alunas e alunos da Turma da Cadeira de Filosofia do Cinema do primeiro ano de Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior, ministrado pela Profª. Drª. Ana Catarina Pereira.

1 - Ana Rita Paiva Santos - Licenciada em Fotografia pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar (IPT) e atualmente aluna do mestrado em Cinema na Universidade da Beira Interior.
2 - Hannah Dias - Licenciada em Cinema e actual aluna do mestrado em Cinema na UBI.
3 – Luís António da Rosa, licenciado em Direito e aluno do mestrado em Cinema da UBI.
4 - Marcela Sampaio van Riemsdijk - formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo e aluna do mestrado em Cinema da UBI.
5 - Mariana Costa Duarte - Licenciada em Design Multimédia e aluna do mestrado em Cinema na UBI
6 - Mariquinha Cafuquena Francisco- Licenciada em Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior (UBI) e aluna do mestrado em Cinema.
7 - Rodrigo Ferreira Pinto, licenciado e mestrando do curso de Cinema pela UBI.
8 - Tiago Laranjo - licenciado em Ciências da Comunicação e atual aluno de mestrado em Cinema na UBI.
9 - Tom Corrêa Barth - formado em jornalismo e comunicação e atualmente aluno do curso de mestrado em cinema da UBI.
10 - Lucas Cruz, licenciado em Cinema pela UBI e atual aluno de mestrado.