LONGAS INTERNACIONAL

Caminhos diferentes para a santidade

Polónia |75’14 | 2023

Realização: Aniela Astrid Gabryel

Produção: The Polish National Film School in Lodz

Sinopse:

Fechem os olhos e olhem cada um para os seus medos".

Este é um retrato de jovens que procuram novas formas de se compreenderem e expressarem. O filme tem uma estrutura de mosaico, seis histórias criam um retrato da nossa geração. Corpo, religião, terapia de hipnose, política, eco-ativismo, xamanismo são os caminhos pelos quais os protagonistas confrontam os seus maiores medos e obsessões na esperança de encontrarem a libertação.

Biografia:

Aniela Astrid Gabryel, realizadora e argumentista. Licenciada em Realização de Cinema pela Escola Nacional de Cinema da Polónia em Łódź e em Estudos Teatrais pela Universidade Jaguelónica. Recebeu o seu doutoramento em Artes Cinematográficas na Escola de Cinema Polaca em Łódź com distinção. Recebeu também o Prémio do Ministro da Cultura e do Património Nacional por realizações artísticas notáveis. As suas curtas-metragens foram premiadas e exibidas em muitos festivais na Polónia e em todo o mundo. A curta-metragem documental "Fly - or not to fly" recebeu, entre outros, o Grande Prémio no festival de cinema "Vienna Independent Shorts", em Viena, e integrou a lista das melhores curtas-metragens europeias. O seu documentário de estreia "When Will this Wind Stop" recebeu um prémio no festival IDFA. Em 2023, o seu documentário "Radical Move" estreou no Festival de Cinema de Cracóvia, onde ganhou o prémio de melhor produtor (KOI Studio). A sua longa-metragem de estreia "Different paths to holiness" terá estreia internacional no Festival Internacional de Cinema Porto Femme. Nos seus filmes, experimenta e procura novas formas de contar histórias.ma Porto Femme. Em seus filmes, ela experimenta e busca novas formas de contar histórias.

 

Azul-escarlate

França |106’20’ | 2023

Realização: Aurélia Mengin

Sinopse:

Alter, na casa dos 40 anos, sofre de uma doença profunda que a corrói por dentro. Depois de ter tentado suicidar-se, consulta o seu terapeuta Léandro Lecreulx, especialista em hipnose, que a liga aos seus medos mais terríveis e enterrados. Léandro está a desenvolver métodos únicos para ajudar os seus pacientes a lidar com os seus traumas de infância.

Os dias passam ao ritmo de pesadelos e sessões de hipnose. Alter recua cada vez mais no seu passado, até ao momento devastador que mudou tudo. A sua vida vira-se de pernas para o ar quando descobre que a sua mãe, carinhosa e protetora, sempre lhe escondeu um segredo.

Biografia: 

Aurélia é uma realizadora de cinema premiada, nascida e criada na Reunião, uma ilha francesa perto de Madagáscar. Os seus pais são os fundadores do Centro de Arte Contemporânea da Ilha da Reunião, o que explica o estilo criativo vívido de Aurélia.

Aurélia realizou 8 curtas-metragens no total. ADAM MINUS EVE, a sua última, foi um sucesso internacional. Foi selecionado em mais de 30 festivais de cinema e ganhou o prémio de Melhor Filme no Open World Film Festival de Toronto e o prémio de Melhor Realizador Africano no Festival Internacional de Cinema da Nigéria.

Em 2018, escreveu, realizou e produziu a sua primeira longa-metragem FORNACIS, que tem sido um incrível sucesso mundial. Graças a FORNACIS, é a primeira mulher das Ilhas da Reunião a realizar uma longa-metragem. FORNACIS ganhou muitos prémios de prestígio: Melhor Realizador no Festival Internacional de Cinema de Girona, Melhor Fotografia no Festival Internacional de Cinema LGBT de Houston, Distinctive Vision Award no Cine-Excess Film Festival no Reino Unido e Melhor Filme Fantástico no Festival Internacional de Cinema Fantástico de Bogotá. FORNACIS foi lançado em março de 2021 na Amazon Prime.

Em 2022, Aurélia realiza Scarlet Blue, a sua segunda longa-metragem.

Agora, em 2024, Scarlet Blue está a percorrer uma emocionante estrada de festivais de cinema em todo o mundo.

Bosque

Austria |100’ | 2023

Realização: Elisabeth Scharang

Sinopse: 

Marian Malin tem tudo o que poderia desejar: uma paixão, um trabalho, um amor. Até que ela e o marido são vítimas de um atentado terrorista em plena Viena. Os ferimentos externos curam-se rapidamente, mas o trauma de Marian é tão profundo que ela foge para a casa de campo abandonada dos avós, a quilómetros de distância da aldeia onde cresceu.

Biografia:

Elisabeth Scharang vive e trabalha em Viena como realizadora, argumentista, jornalista e locutora de rádio. É autodidata na sua profissão, apresentou formatos de discussão para a FM4 e Ö1 na ORF Radio desde 1989, concebeu e desenhou mais de vinte documentários televisivos e trabalha como realizadora freelancer de longas-metragens e documentários desde 2001, principalmente para produções cinematográficas.

Elisabeth está atualmente a trabalhar num documentário sobre a violência estrutural contra as mulheres e as razões dos feminicídios. Participa ativamente na política cinematográfica na FCGloria e no coletivo dieRegiesseur*innen e apoia mulheres na área da realização e do argumento como mentora.

My mother's story

Coreia do Sul |15’ | 2023

Realizadora: Soyoung Kim, Minhee Jang

Produção: VCRWorks

Sinopse:

"Notsae" partilha histórias da sua infância com a sua filha "Eunsung". Ela recorda o seu primeiro amor, que foi recrutado para o exército, o dia em que a eletricidade chegou pela primeira vez à aldeia e a sua querida mãe, de quem tanto sente falta. À medida que desvenda memórias, a saudade de Notsae pela sua terra natal torna-se mais profunda. Eunsung decide ilustrar a vida da sua mãe através de uma banda desenhada.

Biografia

KIM Soyoung Nasceu em 1991 em Daejeon, Coreia do Sul. Entrou no Departamento de Animação da Universidade Nacional de Artes da Coreia em 2011, formando-se em 2017. Frequentou o Mestrado em Animação na mesma universidade em 2020, graduando-se em 2023. Atualmente opera um estúdio de animação independente chamado "Not Lazy Studio".

JANG Minhee Nasceu na Coreia do Sul em 1989. Entrou no Departamento de Animação na Escola de Artes da Universidade Nacional de Artes da Coreia em 2007, formando-se em 2015. Atualmente trabalha como freelancer.

Nyanga

México |20’ | 2023

Realização: Medhin Tewolde Serrano 

Produção: Terra Nostra Films

Sinopse:

Durante a era colonial, Nyanga foi sequestrado na costa da África, trazido para o México e escravizado. Apesar de ser forçado a trabalhar na plantação do senhor, ele nunca deixou de sonhar com a liberdade. Baseado em fatos históricos e utilizando teatro de sombras e cinema feito à mão, "Nyanga" é uma homenagem à resistência contra as correntes coloniais.

Biografia: 

Medhin Tewolde Serrano é eritreia-mexicana e vive em Chiapas. Após concluir os seus estudos em produção de documentários,  interessou-se em contar as histórias dos outros. Desde então,dedica-se a acompanhar processos de vídeo participativos e comunicação comunitária na Espanha, Tunísia, México, Honduras e Guatemala. Ao acompanhar esses processos, o seu próprio processo de construção de identidade como mulher de ascendência africana foi-lhe revelado.

Oh So Convenient

Taiwan/Estónia |4’ | 2022

Realização:  Red Huei Jen Hung

Sinopse: 

Um homem que tem uma maneira única de usar papel higiénico. Não é ótimo? A conveniência da vida ao alcance das suas mãos.

Biografia: 

Red Hung Huei Jen é uma cineasta de animação especialmente interessada em animação stop-motion, mas também especializada em animação 2D, animação After Effects e design gráfico de movimento. Formou-se na Academia de Artes da Estônia e obteve o seu mestrado em animação em 2019. Red busca as absurdidades e irritações da vida e depois cria histórias e personagens estranhos com um toque de sarcasmo e humor.

The Enigma of Faina

Azerbaijão |5’ | 2021

Realização: Durna Safarova

Sinopse: 

A história é sobre uma mulher de 33 anos que perdeu a vida em circunstâncias suspeitas numa prisão no Azerbaijão em 2007. Silenciada pelas autoridades e esquecida pela sociedade, Faina era uma das poucas ativistas femininas combativas que lutavam pela liberdade, justiça e democracia.

Biografia: 

Com formação em jornalismo, produção cinematográfica, distribuição de documentários e programação. Atualmente, trabalha como gerente de comissões na Chai Khana Media, uma plataforma de narrativas visuais focada no Cáucaso Sul. Além disso, estou envolvido no Sevil Fest no Azerbaijão, onde faço a curadoria do programa "Best of Fests".

The Family Portrait

Croácia, França, Sérvia |15’ | 2023

Realização:  Lea Vidaković 

Produção: Adriatique Animation, Vivement Lundi, Biberche Productions

Sinopse: 

Uma inesperada visita numa calma tarde de domingo, mesmo antes da queda do império austro-húngaro.

Biografia

Lea Vidakovic é uma artista multimídia, realizadora, pesquisadora e professora. Trabalha na área de instalações animadas, práticas de media expandida e animação de marionetes tradicionais. Tem licenciatura e mestrado em artes gráficas e pintura (Academy of Arts, Zagreb); licenciatura em animação (HVO, Noruega); mestrado em artes audiovisuais (Royal Academy of Art, Bélgica) e doutoramento em estudos de animação (NTU/ADM Singapura). Os seus interesses de pesquisa incluem narrativas fragmentadas e abordagens de storytelling para instalações animadas e cinema expandido. Expôs internacionalmente em inúmeras exposições individuais e coletivas, em mais de 200 festivais de animação, e é vencedora de diversos prémios de arte e cinema. Participou em várias residências artísticas, conferências científicas e festivais de animação como programadora e membro do júri. Lea ensina animação de marionetes e fotografia para animação na Universidade Lusófona em Lisboa.