Conversas - Lusófona

“Conversas na Universidade”

Universidade Lusófona

 

De 19 a 21 de abril, após a exibição dos filmes na Universidade Lusófona, as conversas são obrigatórias.

As “Conversas na Universidade”, realizadas em parceria com a Universidade Lusófona e o projeto de investigação FEMglocal, pretendem promover a reflexão sobre diferentes temáticas como os movimentos feministas, as pessoas trans, a opressão e a violência sobre as mulheres.

Destaque ainda para as conversas com a presença das realizadoras, produtores e atrizes.

As conversas serão moderadas por Vanessa Ribeiro Rodrigues, Célia Taborda, Ana Sofia Pereira, Carla Cerqueira e Priscilla Domingos.

 

19 de abril  

15h15 – “Erasing her”, com moderação de Vanessa Ribeiro Rodrigues, contará com a presença dos produtores do filme Alicia Armstrong Larraín (Alexandra e Julian)

18h15 – “Movimento Feminista”, com moderação de Célia Taborda

 

20 de abril 

15h15 – “Opressões”, com moderação de Ana Sofia Pereira, contará com a participação da realizadora do filme Guerreras (Lotte van Raalte)

18h15 – “Bird Eye”, com moderação de Carla Cerqueira, contará com a participação das realizadoras dos filmes Living Bodies (Andrea Arauz) e Ferro’s Bar (Aline Assis)

 

21 de abril 

15h15 – “Universos Trans”, contará com a presença do realizador de Michelli – Diálogos com a solidão (Claudio Chocolate) e sua atriz (Imani Silva)

18h15 – “Prisioneiras” com moderação de Priscilla Domingos

 

Vanessa Ribeiro Rodrigues

Vanessa Ribeiro-Rodrigues, investigadora, doutorada em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento, incidindo sobre narrativas cinematográficas, como humanizar histórias através do jornalismo e do cinema documental. É realizadora de documentários, jornalista independente, professora universitária, educadora em literacia dos media e investigadora do CICANT, onde integra atualmente os projetos FEMglocal e YouNDigital. As suas principais áreas de investigação são cinema documental, ativismos, estudos narrativos, jornalismo e desenvolvimento humano e literacia dos media.

 

Célia Taborda

Célia Taborda Silva é doutorada em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É Professora Associada na Universidade Lusófona do Porto, tendo anteriormente sido Professora Assistente na Universidade Católica do Porto. Atualmente é investigadora no CICANT (Centro de Comunicação, Cultura e Novas Tecnologias) e associada no CEAUP (Centro de Estudos Africanos) da Universidade do Porto. Autora de livros, capítulos de livros e diversos artigos em revistas nacionais e internacionais, tem participado em várias conferências e tem integrado, igualmente, comissões científicas e organizações de eventos.

 

Ana Sofia Pereira

Ana Sofia Pereira é bolseira de Pós-Doutoramento no projeto “FEMglocal – Movimentos feministas glocais: interações e contradições” (PTDC/COM-CSS/4049/2021). Em 2020 completou um doutoramento europeu em Ciências da Comunicação (especialização em Cinema, Argumento) na Universidade Nova de Lisboa, com uma estadia na Universidade de Reading, sobre a falta de mulheres guionistas e realizadoras em Portugal. No mesmo ano, foi uma das vencedoras do Programa de Apoio à Escrita e ao Desenvolvimento de Obras Audiovisuais e Multimédia promovido pelo ICA com a minissérie documental “Virgínia”, baseada num dos estudos de caso da sua tese doutoral. Em 2022 foi novamente uma das vencedoras do mesmo apoio do ICA, desta feita com uma série ficcional sobre a migração e a genética do retorno. É professora do ensino superior, investigadora integrada do CICANT, guionista e script doctor.

 

Joana Cabral

 

Carla Cerqueira

Carla Cerqueira, doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2012), é Professora Associada na Universidade Lusófona e investigadora integrada no CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias. As suas áreas de investigação são o género, feminismos, ativismos, interseccionalidade, media e comunicação. Tem publicado em revistas e livros nacionais e internacionais, participado em conferências e projetos de investigação e ação, quer como investigadora, quer como consultora. Atualmente integra diversos projetos de investigação. É Investigadora principal dos projetos FEMglocal – Movimentos feministas glocais: interações e contradições (PTDC/COM-CSS/4049/2021) e Vozes em Rede: participação de mulheres em processos de desenvolvimento (COFAC/ILIND/CICANT/1/2021). É coordenadora do grupo de Investigação e Políticas do GAMAG – Global Alliance on Media and Gender e faz parte da direção da APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Integra o Conselho de Opinião da RTP em representação das ONGs do Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Faz parte da equipa de execução do Plano de Igualdade e Diversidade do Grupo de Ensino Lusófona. Integra várias associações ligadas aos direitos humanos, igualdade de género e feminismos.

 

Nuno Carneiro

 

Priscilla Domingos

Priscilla Salvador Nonato Domingos é doutoranda em Comunicação e Ativismos na Universidade Lusófona, e bolseira de Doutoramento no projeto “FEMglocal – Movimentos feministas glocais: interações e contradições” (PTDC/COM-CSS/4049/2021). Concluiu o mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade da Maia em 2022, tendo desenvolvido a sua dissertação sobre os impactos da pandemia por COVID-19 na vida de mulheres imigrantes negras em Portugal, especificamente no Norte. Faz parte do Coletivo Afreketê, um grupo de mulheres investigadoras que atuam de forma independente no debate de pautas políticas junto à sociedade civil e no desenvolvimento de estudos com recortes de género, raça e classe em contexto português. É psicóloga clínica, e atua sob o olhar da psicanálise com temas diversos, principalmente nos que se relacionam com imigração, saúde mental da população negra e dinâmicas de relações abusivas, tendo como principal público mulheres.