EXPERIMENTAL NACIONAL

An ode

Portugal |6’ | 2023

Realização: Inês França

Sinopse:

“An Ode” é um projeto que partiu do autoconhecimento pessoal através de confrontação de emoções e pensamentos, proporcionado pelos tempos de quarentena e isolamento. Um projeto autobiográfico, que trabalha ideias como a sensibilidade e as emoções, nos seus sentidos negativos, como o partido e o despedaçado, e nos seus sentidos positivos, como a luz e o brilho, e principalmente através da decisão de tratar todo este tema de uma forma visualmente apelativa, tornando todas estas questões quase como um apaziguamento de quem estas coisas sente e vive.

Biografia:

Inês França, artista multidisciplinar, natural do Porto, com curso artístico especializado de fotografia concluído na Escola Artística Soares dos Reis, e licenciatura em Som e Imagem terminada na ESAD das Caldas da Rainha. O seu trabalho tem um cariz muito pessoal e principalmente autobiográfico, utilizando linguagens e expressões que lhe permitam abordar assuntos inerentes à sua vida.

Carne Viva

Portugal |2’57’’ | 2023

Realização: Eduarda Palmeira

Sinopse:

Carne Viva é a experiência e a matéria. Explora a relação de fragilidade e limite, instigando como a matéria orgânica é vulnerável e questiona até que ponto o corpo nos pertence.

Biografia: 

Licenciada em cinema e audiovisual pela Escola Superior Artística do Porto , onde iniciou seu percurso na direção de fotografia em curtas metragens como "Tela" (2022), "De Dentro Para Fora" (2022) e  "Ápice" (2023). Como freelancer participou de diversos projetos como videografa, editora e também como fotógrafa para editoriais de moda. Atualmente colabora como videografa no Centro de arte Contemporânea A4, em Bratislava.

Em 2022 realizou a direção de fotografia do documentário experimental "Pele" que fez parte da seleção oficial do Festival Internacional Porto Femme e do Lisboa Indie Festival.

Como filmmaker, em seus projetos pessoais, costuma abordar estéticas experimentais utilizando recursos de iluminação e composição visual para criar atmosferas que tentam intrigar quem observa. Temáticas ligadas ao corpo, a existência feminina e conflitos são recorrentes nestes projetos.

Bot3quim

Portugal |5’ | 2023

Realização: S4RA

              

Sinopse: 

A revolutionária Natália Correia < emtre >  bebidas e coηversas.

Biografia:

S4RA é artista interdisciplinar < não-binárie & genderqueer > que se alimenta de dinâmicas de poder consensuais e de jogos de género através de um processo híbrido de looping não linear entre animação digital e ambientes (imersivos:). Também passa horas intermináveis a passear por labirintos pós-capitalistas e a sua influência no prazer libidinal.

Cura #1

Portugal|14’ | 2023

Realização: Joana Peralta

Produção: Take it easy

Sinopse:

Apresentando as mulheres como entidades divinas, com características fantásticas, a intenção é abordar a sua relação com a Natureza, portanto, com os Animais e o próprio Cosmos. Partindo de um estudo das Mulheres no mundo moderno, CURA #1 é exatamente isso, uma regeneração do conceito do que significa ser a fonte da vida, um ser mágico que gera pessoas e muda de humor de acordo com as posições lunares.

Biografia

Natural de Lisboa (91) formou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema (Realização), tendo feito um intercâmbio na FUC, em Buenos Aires. Em 2014 fundou a VIDEOLOTION e trabalhou como produtora executiva e diretora de arte em VERÃO DANADO (menção honrosa - Cinesti del Presente - Locarno FF), chefe de produção na série CUBS, uma coprodução luso-francesa e SIMON CHAMA (San Sebastián IFF)

Fetilização

Portugal |10’ | 2024

Realização: Francisca Ponce Sous

Produção: Take it easy

Sinopse:

FETILIZAÇÃO é um projeto em colaboração com a artista REZMORAH, que explora a relação entre o corpo e a paisagem, através de diferentes suportes de captação, na busca por uma maior diversidade de texturas. O incentivo à DIVERSIDADE é exatamente o que se propõe defender neste filme. Uma voz que fala maioritariamente através de imagens e sons de carácter simbólico, abordando questões de género, religião, monocultura e capitalismo de forma subtil.
O nome FETILIZAÇÃO surge da combinação de três palavras: Feto, Fetiche e Fertilização.

Biografias: 

Francisca Ponce da Silva e Sousa, nascida nas margens do rio Tejo e atualmente sediada entre Lisboa e a Cidade do México.

Licenciada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em Arte e Multimédia - Audiovisuais, inspirou-se a criar narrativas que exploram a complexidade da vida sob perspetivas provocadoras.

No seu trabalho, tanto comercial como artístico, busca envolver os espectadores através de formas sensuais, texturas naturais e digitais - escultóricas. Com o intuito de desafiar as normas convencionais expandindo os horizontes da percepção.

A Francisca continua a nutrir o seu amor pelo cinema e pela arte multimédia, procurando sempre aprofundar a autenticidade da sua expressão criativa.