ANIMAÇÃO NACIONAL

A casa para guardar o tempo | The time keeping house

Portugal | 12’ | 2022

Realizadora: Joana Imaginário

Produtora: Sardinha em Lata

Sinopse:

Numa casa museu preservam-se a criação e a arte. Um dia os livros ficam doentes e confrontam-se as dualidades luz/sombra, abertura/fechamento.

Por fim, a voz e a leitura salvam as histórias, permitindo a passagem do espírito inventivo que nos liga.

Biografia:

(Lisboa, 1969), tem mestrado em Escultura pela Universidade de Belas Artes de Lisboa. Realizou as curtas-metragens de animação "Mulher Sombra", em 2012, e "Tocadora", em 2017. Em 2015, co-fundou, com Francisco Lança, a associação cultural Arte Estúdio Imaginário (AEI), com o objetivo de promover e produzir arte e cultura na zona de Mafra em Portugal. É co-diretora Criativa do Festival de cinema de animação de Mafra – Manifest. Ensina arte e trabalha em cenários de animação e direção de arte.

ALGO QUE EU DISSE | SOMETHING I SAID

Portugal| 10’ | 2022

Realizadora: Sara Barbas

Produção: ANIMOSTRA

Produzido com o apoio financeiro do ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual

Sinopse:

Partindo de Belém, três mulheres de idades distintas viajam rumo a uma cidade do sul de Portugal, para conhecer o mais novo membro da família que está para nascer. Durante o percurso, apercebem-se das diferenças que existem nas posturas, opções e perspectivas que cada uma tem perante a vida. Mas, chegando ao destino, torna-se evidente que são as três mais parecidas do que aparentam.

Biografia:

Sara Barbas nasceu em Lisboa em 1978. Estudou Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2002) e prosseguiu estudos na  University of the West of England em Bristol. Em 2008 ganhou o prémio Jovem Cineasta Português na 32a edição do Cinanima e Melhor Curta Metragem Ibero-Americana no Festival Short Shorts na Cidade do México (2009) com a sua primeira curta de animação “Onde Quer Que Vás, Lá Estarás". Sara tem trabalhado como freelancer no Reino Unido em projetos da Aardman Animations, da BBC e de outras produtoras independentes como argumentista, realizadora e animadora.

Alento | Deep breath

Portugal | 4’07” | 2022

Realizadora: Leonor Pacheco

Produção: David Doutel e Vasco Sá

Sinopse:

Pelas tardias horas da madrugada uma forma tenta adormecer. Numa luta por manter o controlo, entra em ciclos de loucura abstrata, gradualmente crescendo num conflito de compressões e descompressões estranhas, viscerais, visuais e sonoras.

Biografia:

Nascida em 1991, tirou a licenciatura em Arte Multimédia – vertente de animação, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Ainda na FBAUL iniciou o trabalho como animadora freelancer em Lisboa, tendo mais tarde feito parte da equipa principal da Easylab, departamento de animação da produtora Take It Easy Films. Em 2019 deixou Lisboa com a intenção de trabalhar mais diretamente com cinema de autor na cidade do Porto, onde começou a colaborar como animadora na cooperativa BAP animation studios. O filme “Alento” é o primeiro resultado dessa colaboração como realizadora.

POLVO | OCTOPUS

Portugal | 8’26” | 2022

Realizadora: Catarina Sobral

Produtora: Take It Easy, Animostra

Produzido com o apoio financeiro do ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual

Sinopse:

Um estrangeiro chega a uma nova cidade. Não fala a língua dos locais nem se parece com eles: em vez de dois, tem vários braços, como um polvo. Ele parece aproximar-se dos outros e chega a oferecer-lhes os seus braços. Sempre que quiser, o estrangeiro pode arrancar um braço que este volta a crescer. Com o tempo, o homem-polvo passa a fazer parte da cidade, até ao dia em que aprende a nova língua.

Biografia:

Catarina Sobral escreve, ilustra e faz cinema de animação. Colabora regularmente como ilustradora para a imprensa periódica, discos e cartazes e assina mais de quinze livros infantis, já publicados em dezasseis línguas. Tem participado em várias exposições nacionais e internacionais e o seu trabalho já foi premiado pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, Prémio Nacional de Ilustração, Sociedade Portuguesa de Autores e distinguido por publicações como o catálogo White Ravens e a revista 3x3.