Homenagem a Teresa Madruga
Homenagem a Teresa Madruga | Tribute to Teresa Madruga
Dia 16 de Setembro | 17h30 | Casa Comum da Reitoria da Univ. Porto
Conversa com a atriz Teresa Madruga (via online) com moderação do Porto Femme | Conversation with actress Teresa Madruga (via online) with moderation by Porto Femme Team
Teresa Madruga, renomada atriz portuguesa, possui em seu vasto currículo mais de 100 trabalhos em Cinema e Televisão. Teresa Maria Madruga Carvalho nasceu, no ano de 1953, na pitoresca e alegre Horta, capital da Ilha do Faial, no arquipélago dos Açores, e veio para o continente aos três meses de idade.
Seus estudos no Curso Superior da Escola de Teatro foram interrompidos pelo 25 de Abril, em 1974. Não obstante, Teresa estreou, em 1976, na peça Amantes Pueris de Fernand Crommenlynk, encenada por Gastão Cruz no Teatro da Trindade. Neste mesmo ano, Teresa atuou no filme Madrugada, de Luís Couto, e seguiu interpretando em ambas as artes.
Nos palcos, trabalhou com encenadores como Gastão Cruz, Ricardo Pais, Osório Mateus Carlos Fernando, Mário Feliciano, João Lourenço e Luis Miguel Cintra. Em 1988, recebeu o Prémio Garret, pela interpretação em Rei Bamba (Teatro da Cornucópia).
Em frente às câmeras, trabalhou em diversos filmes, como Francisca, de Manuel de Oliveira, Oxala, de António Pedro Vasconcelos, Dans La Ville Blanche, de Alain Tanner, Atlantida, de Daniel del Negro, D’Après Maria, de Jean Claude Robert, Dia do Desespero, de Manuel de Oliveira, Nostalgia, de Francisco Manso, Demain?, de Cristine Lourent, Tabu, de Miguel Gomes, Fátima, de João Canijo, Mil e Uma Noites – 2º volume, de Miguel Gomes, Variações, de João Maia, Dia de Festa, de Sofia Bost e Campo de Sangue, de João Mário Grilo.
Entre os vários prémios recebidos, há o de Melhor Atriz, no Festival du Court Metrage de Clermont–Ferrand, pela sua interpretação em D' Aprés Maria (filme também nomeado para os British Academy Awards e para os Prémios César do Cinema Francês) e o prémio Sete de Cinema pela melhor interpretação feminina no filme Dans la Ville Blanche.
Em 1995, apareceu ao lado de Marcello Mastroianni no filme Afirma Pereira (1996), de Roberto Faenza. Salienta-se ainda seu trabalho em novelas e séries como A Jóia de África, João Semana e Bocage. Teresa atuou também em dobragens e emprestou sua voz e emoção a mais de oitenta desenhos animados. Além disso, participou como Júri em vários Festivais de Cinema, principalmente fora de Portugal.
Teresa continuará a nos emocionar com suas personagens, pois, segundo a atriz, ela não pensa em parar de trabalhar.