A Beleza da Origem | The Beauty of The Origin | LA BELLEZA DEL ORIGEN Espanha | Spain | 03’20’’ | 2019
Realizadora | Director: Cristina Dezi, Hannah Molcar
Produção | Producer: Cristina Dezi, Hannah Molcar
Sinopse
O Projeto A Beleza da Origem é sobre a aceitação, apreciação e autorreflexão, retrata o incentivo à discussão do tema da genitália feminina e da imersão no universo das vulvas.
Biografia
Hannah Molcar nasceu na Áustria, em Viena, e desde cedo se mostrou interessada por cinema experimental e animação. Atualmente trabalha em Viena, em projetos que misturam técnicas de scratch e animação cut out.
Cristina Dezi é figurinista e criadora de fantoches para teatro e espetáculos em Londres e Berlim. Atualmente encontra-se em Barcelona, onde trabalha em projetos audiovisuais e figurinos para espetáculos
Ali | Ali
Alemanha | Germany | 13’29’’ | 2019 Realizadora | Director: Rain Kencana Produção | Producer: Rain Kencana
Sinopse
Dois irmãos embarcam numa viagem emocionante através do seu próprio mundo de memórias de infância na Anatólia. Eles dançam entre este mundo e o além e revelam um segredo obscuro
Biografia
Rain Kencana nasceu em Jacarta, na Indonésia. Aos cinco anos de idade mudou-se para Berlim. Começou a estudar montagem na escola de cinema alemã Konrad Wolf. Trabalha como montadora para anúncios publicitários e todos os formatos narrativos. As suas curtas-metragens viajaram pelo mundo em numerosos festivais. Trabalha também como conselheira dramática no teatro para várias produções de dança. Rain está baseada em Berlim
As Raparigas Crescem a Desenhar Cavalos | Girls Grow Up Drawing Horses
EUA | USA | 07’23’’ | 2019 Realizadora | Director: Joanie Wind Produção | Producer: Joanie Wind Sinopse
As visões capitalistas e consumistas da sociedade sobre as mulheres equivalem a pouco mais do que as suas visões sobre os cavalos. O valor não se encontra na sua humanidade, mas na sua aparência e no seu trabalho, e na forma como cada uma delas pode ser explorada. Em Girls Grow Up Drawing Horses, estas relações e paralelos ocorrem com o narrador à medida que ela considera a vida da sua avó, bem como a sua própria. Camadas de cores animadas, texturas e imagens encontradas, exploram estas observações, a ideia de curar o trauma familiar e o significado metafórico dos cavalos e dos papéis do género feminino.
Biografia
Joanie Wind cresceu nos desertos do Arizona, onde os cavalos eram uma imagem proeminente e um tema de desenho. Em 2006, mudou-se para Michigan para estudar pintura. Adquiriu um BFA (2010) e eventualmente um MFA (2015) em arte interdisciplinar da Eastern Michigan University. Atualmente pinta, ensina arte e faz filmes na área de Detroit, enquanto expõe o seu trabalho internacionalmente.
Farruca | Farruca
Espanha | Spain | 05’00’’ | 2020 Realizadora | Director: Virginia Expósito Produção | Producer: Omen
Sinopse
Farruca é a memória distante, mas pulsante, de uma mãe evocada por uma filha. Ambas as mulheres vivem sobre a Terra, mas o seu destino está drasticamente separado. É evocada uma viagem pela memória e pelo tempo em que o caráter, os hábitos e as maneiras de Carmen são retratados depois de ter sido uma mulher sofredora, sombria, solitária e trabalhadora. Do mesmo modo, a linha da história reflecte a etimologia do nome da personagem principal: um nome de santa forte e muito presente na Galiza.
Biografia
Virginia Expósito nasceu em Vigo (Pontevedra) em 1990. Especializada em Comunicação Social pela UAB, tem formação em Fotojornalismo e Fotografia Social no Centro de Fotografia Documental de Barcelona entre 2015 e 2018. Em busca de uma melhoria social, decide analisar o artesanato que pode contribuir para reinventar a estrutura económica actual, estudando em profundidade a alfaiataria e a costura tradicional e a floricultura.
Gritos Mudos | Silent Screams
Costa Rica | Costa Rica | 07’40’’ | 2017 Realizadora | Director: Susana Sánchez-Carballo Produção | Producer: Susana Sánchez-Carballo
Sinopse
Os mecanismos sociais de controlo e vigilância governam a forma como vemos as coisas e os nossos corpos. Da mesma forma, têm funcionado como um método de exclusão que, há anos, silencia sistematicamente a voz das populações vítimas de violência
Biografia
Susana Sánchez Carballo é artista visual, pesquisadora e gestora cultural. É graduada com o mestrado em Artes pela Universidade da Costa Rica (U.C.R) e licenciada em Belas Artes, pela U.C.R. É co-realizadora da Casa Coletiva de Mulheres Artistas da Costa Rica – Casa Ma -, juntamente com Gala Berger, e é colaboradora do Museu (virtual) de Mulheres da Costa Rica. Em 2018, foi selecionada para expor no Paseo de las Américas, mostra artística intinerante e internacional, organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Máquina Humana ou o Juntar de Peças | Mensch Machine or PuKng Parts Together
Áustria | Austria | 08’00’’ | 2019 Realizadora | Director: Adina Camhy Produção | Producer: Adina Camhy
Sinopse
Uma história da vida real torna-se o ponto de partida para uma reflexão cinematográfica que vai do pessoal ao político. Em vez do sintetizador que ela deseja, a narradora recebe como presente um processador de alimentos. Perplexa, sai para descobrir os possíveis motivos. Afinal, a confusão levanta algumas questões: Que identidades e construções de género estão inscritas nesses dispositivos? Quais são as relações entre pessoas e máquinas, corpos e dispositivos, o doméstico e o artístico?
Biografia
Adina Felicitas Camhy (Graz/ Viena) trabalha e experimenta interfaces das várias formas de expressão midiática. Com base em observações precisas do existente e em abordagens narrativas, aborda temas como a política da memória, da representação e o político nas esferas pública e privada. Fez o curso de Estudos Críticos na Academia de Belas Artes de Viena, assim como de arquitetura na TU.
Graz e na UPV València (ES). Mensch Maschine Or Puting Parts Together, é a sua primeira curta-metragem.
O Convidado de Pedra | The Stone Guest
Espanha | Spain | 08’20’’ | 2018 Realizadora | Director: Marina Fomenko Produção | Producer: Marina Fomenko
Sinopse
A figura chave da Grande Revolução Socialista de outubro de 1917 na Rússia foi Lenin. Após a sua morte em 1924, a imagem de Lenin foi imortalizada em inúmeros monumentos na União Soviética e nos países do bloco soviético. No seu vídeo, a artista refere-se à imagem retratada em pedra do líder da Revolução com base em materiais de arquivo e imagens encontradas. Não há Lenin vivo nem morto no filme; apenas “o convidado de pedra” se torna enraizado no povo soviético que vive após a sua morte.
Biografia
Marina Fomenko, artista, realizadora e curadora com sede em Moscovo, Rússia. Participou em numerosos festivais e exposições em todo o mundo. Foi nomeada para o Prémio Kandinsky em 2010 e 2011, e também para os Prémios One Minutes 2012, nos Países Baixos. Diretora fundadora e curadora do Festival Internacional de Vídeo Arte Now&Arer.
O Vôo do Contrário | The Flight of the Contrary
Portugal | Portugal | 04’02’’ | 2019
Realizadora | Director: Stephanie Rodrigues
Sinopse
Uma história verídica que é real e imaginária, ou: uma história do imaginário real
Biografia
Stephanie Rodrigues nasceu numa cidade do interior de São Paulo. É formada em design gráfico, pesquisa sobre o cinema brasileiro e questiona-se diariamente sobre os rumos de seu país. Morou em Portugal por dois anos, de 2017 a 2019, e fez o mestrado em Design da Imagem na Faculdade de Belas Artes do Porto. Entusiasta da memória, encontrou no cinema uma história já contada e tantas outras por contar.
Sem | Without
Rússia | Russia | 12’26’’ | 2019 Realizadora | Director: Enni Red Produção | Producer: Enni Red
Sinopse
Uma jovem bailarina enfrenta problemas tanto na sua vida pessoal como profissional.
Quando ela se perde numa depressão e mergulha em mundos imaginários, a vida real obriga-a a encontrar uma saída para se encontrar com o seu eu criativo.
Biografia
Enni Red escreveu guiões para teatro e televisão, e ocupou diferentes cargos na produção de filmes na Rússia. As suas duas curtas-metragens seguintes, Make a Wish e Sing, Mummy!, serão incluídas na longa-metragem de antologia Impact, produzida pelo público. O ambicioso drama experimental de dança Without, não só foi escrito e produzido por Enni, como também se tornou a sua estreia como realizadora. Enni desenvolve também (como escritora/ produtora) uma longa e uma curta-metragem, ambas são adaptações soltas de Crime e Castigo de Dostoievsky.
Temos um Sonho | We Have a Dream | TENEMOS UN SUEÑO Espanha | Spain | 06’06’’ | 2020
Realizadora | Director: Satoko Kojima Hoshino
Produção | Producer: Las Poderosas
Sinopse
Entre a sobrevivência e a satisfação há um oceano. E os navios que povoam as suas profundezas contam as histórias daqueles que tentaram atravessar a única ponte capaz de os fazer empreender tal proeza: a esperança. Tenemos un sueño é um encontro de mulheres que se reuniram para falar de desejos, medos e lutas, resgatando origens e sonhos impossíveis. O brinde de Las Poderosas é uma lufada de ar fresco nesta viagem, um convénio para o nosso direito de sonhar.
Biografia
Satoko Kojima Hoshino, nascida no Japão, 1983. É licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia Geral da Saúde, Especialista em Violência de Género e dançarina profissional. Depois de se formar em dança contemporânea no Institut del Teatre de Barcelona, desenvolveu a sua carreira como bailarina profissional em diferentes companhias em Espanha. Trabalhou em abrigos para mulheres ví=mas de violência de género, onde aprofundou a igualdade deoportunidades, violência de género e prostituição e tráfico de mulheres para exploração sexual.
Universo | UNIVERSE
Alemanha | Germany | 03’21’’| 2019 Realizadora | Director: Carolin Biedermann Produção | Producer: Carolin Biedermann
Sinopse
O universo é a totalidade do espaço, do tempo e de toda a matéria e energia que nele existe. Estamos todos nele. É tudo uma questão de amor sem fronteiras! Corpo e mente fundem-se um no outro e perdem-se no espaço e no tempo! A origem não importa. É sobre a vida e o amor no aqui e agora.
Biografia
Carolin Biedermann nasceu em 1987, na parte norte da Alemanha. Depois de terminar a aprendizagem como assistente farmacêutica, Carolin mudou- se para o Canadá para fazer as suas primeiras experiências na Indústria Cinematográfica com a produção de Smallville e o futuro filme Helen. Voltando após 1 ano e meio, mudou-se para Hamburgo e estudou Cinematografia. Durante esse tempo, trabalhou como assistente de câmara e DOP para curtas- metragens, documentários e longas-metragens.