ANIMAÇÃO INTERNACIONAL

Câline

Bélgica, Portugal |15’25’’ | 2022

Realização: Margot Reumont

Produção: Lardux Films

Sinopse:

Atendendo ao pedido do seu pai, Coline volta ao quarto da sua infância para organizar as suas coisas. Os diversos objetos que ela lá encontra, mergulham-na pelas memórias da sua infância. Entre elas, destacam-se as que a marcaram até hoje.

Biografia:

Depois de uma infância despreocupada no sudoeste de França, Margot deixa a sua pacífica zona rural para enfrentar a agitação da capital belga. Foi em Bruxelas que descobriu a alegria da animação. Foi admitida na La Cambre, onde realizou várias curtas-metragens selecionadas e premiadas em dezenas de festivais internacionais. Recentemente, co-fundou o estúdio de animação Tabass co., sediado em Bruxelas.

HERBE VERTE 

França, Portugal | 12’ | 2023

Realização: Elise Augarten

Produção: Cola Animation

Sinopse:

Red embarca no comboio. Se pudesse desaparecer naquele momento, faria-o. Tudo está estranho, irreal. Memórias que se misturam com a paisagem. Tempo e espaço que se colapsam. Uma menininha corre em direção a uma casa rangendo. Relva selvagem cresce no comboio. Red atravessa e confronta o seu passado.

Biografia: 

Nascida em 1992, Eli Augarten estudou arte e design na Estienne, La Sorbonne e na Universidade Jean Jaurès. Em 2017, obteve um Mestrado em Criação e Desenvolvimento de Animação pelo Institut Supérieur Couleur, Image, Design (ISCID).

O seu filme de tese, "The Deep End", foi destaque em mais de 30 festivais e recebeu o prémio de Melhor Curta de Animação no FIC Silente, Menção Honrosa do júri no Animasyros, e o prémio de Trabalho Extraordinário no Taichung International Animation Festival (TIAF).

Três Segredos do Anseio

Itália |8’ | 2023

Realização: Valeria Weerasinghe

Sinopse: 

Dividida entre duas culturas, uma jovem cai numa selva imaginária para escapar da sua rotina diária. Guiada por uma gota, ela encontra-se diante das suas raízes e percebe que a sua herança será para sempre uma parte importante da sua identidade.

Biografia:

Valeria Weerasinghe é uma ilustradora, realizadora e programadora de animação ítalo-sri-lankesa. O seu trabalho explora temas de identidade cultural e introspeção na vida quotidiana através do uso de cores vibrantes e movimento. Anteriormente, colaborou com estúdios premiados e clientes como Lupus Films e Cartoon Saloon.

My mother's story

Coreia do Sul |15’ | 2023

Realizadora: Soyoung Kim, Minhee Jang

Produção: VCRWorks

Sinopse:

"Notsae" partilha histórias da sua infância com a sua filha "Eunsung". Ela recorda o seu primeiro amor, que foi recrutado para o exército, o dia em que a eletricidade chegou pela primeira vez à aldeia e a sua querida mãe, de quem tanto sente falta. À medida que desvenda memórias, a saudade de Notsae pela sua terra natal torna-se mais profunda. Eunsung decide ilustrar a vida da sua mãe através de uma banda desenhada.

Biografia

KIM Soyoung Nasceu em 1991 em Daejeon, Coreia do Sul. Entrou no Departamento de Animação da Universidade Nacional de Artes da Coreia em 2011, formando-se em 2017. Frequentou o Mestrado em Animação na mesma universidade em 2020, graduando-se em 2023. Atualmente opera um estúdio de animação independente chamado "Not Lazy Studio".

JANG Minhee Nasceu na Coreia do Sul em 1989. Entrou no Departamento de Animação na Escola de Artes da Universidade Nacional de Artes da Coreia em 2007, formando-se em 2015. Atualmente trabalha como freelancer.

Nyanga

México |20’ | 2023

Realização: Medhin Tewolde Serrano 

Produção: Terra Nostra Films

Sinopse:

Durante a era colonial, Nyanga foi sequestrado na costa da África, trazido para o México e escravizado. Apesar de ser forçado a trabalhar na plantação do senhor, ele nunca deixou de sonhar com a liberdade. Baseado em fatos históricos e utilizando teatro de sombras e cinema feito à mão, "Nyanga" é uma homenagem à resistência contra as correntes coloniais.

Biografia: 

Medhin Tewolde Serrano é eritreia-mexicana e vive em Chiapas. Após concluir os seus estudos em produção de documentários,  interessou-se em contar as histórias dos outros. Desde então,dedica-se a acompanhar processos de vídeo participativos e comunicação comunitária na Espanha, Tunísia, México, Honduras e Guatemala. Ao acompanhar esses processos, o seu próprio processo de construção de identidade como mulher de ascendência africana foi-lhe revelado.

Oh So Convenient

Taiwan/Estónia |4’ | 2022

Realização:  Red Huei Jen Hung

Sinopse: 

Um homem que tem uma maneira única de usar papel higiénico. Não é ótimo? A conveniência da vida ao alcance das suas mãos.

Biografia: 

Red Hung Huei Jen é uma cineasta de animação especialmente interessada em animação stop-motion, mas também especializada em animação 2D, animação After Effects e design gráfico de movimento. Formou-se na Academia de Artes da Estônia e obteve o seu mestrado em animação em 2019. Red busca as absurdidades e irritações da vida e depois cria histórias e personagens estranhos com um toque de sarcasmo e humor.

The Enigma of Faina

Azerbaijão |5’ | 2021

Realização: Durna Safarova

Sinopse: 

A história é sobre uma mulher de 33 anos que perdeu a vida em circunstâncias suspeitas numa prisão no Azerbaijão em 2007. Silenciada pelas autoridades e esquecida pela sociedade, Faina era uma das poucas ativistas femininas combativas que lutavam pela liberdade, justiça e democracia.

Biografia: 

Com formação em jornalismo, produção cinematográfica, distribuição de documentários e programação. Atualmente, trabalha como gerente de comissões na Chai Khana Media, uma plataforma de narrativas visuais focada no Cáucaso Sul. Além disso, estou envolvido no Sevil Fest no Azerbaijão, onde faço a curadoria do programa "Best of Fests".

The Family Portrait

Croácia, França, Sérvia |15’ | 2023

Realização:  Lea Vidaković 

Produção: Adriatique Animation, Vivement Lundi, Biberche Productions

Sinopse: 

Uma inesperada visita numa calma tarde de domingo, mesmo antes da queda do império austro-húngaro.

Biografia

Lea Vidakovic é uma artista multimídia, realizadora, pesquisadora e professora. Trabalha na área de instalações animadas, práticas de media expandida e animação de marionetes tradicionais. Tem licenciatura e mestrado em artes gráficas e pintura (Academy of Arts, Zagreb); licenciatura em animação (HVO, Noruega); mestrado em artes audiovisuais (Royal Academy of Art, Bélgica) e doutoramento em estudos de animação (NTU/ADM Singapura). Os seus interesses de pesquisa incluem narrativas fragmentadas e abordagens de storytelling para instalações animadas e cinema expandido. Expôs internacionalmente em inúmeras exposições individuais e coletivas, em mais de 200 festivais de animação, e é vencedora de diversos prémios de arte e cinema. Participou em várias residências artísticas, conferências científicas e festivais de animação como programadora e membro do júri. Lea ensina animação de marionetes e fotografia para animação na Universidade Lusófona em Lisboa.