CURTAS-METRAGENS FICCÃO ESTUDANTES

(IN)QUIETUDE 

Portugal | Portugal| 15'23"  | 2021

Realizadora|Director: Ana S. Carvalho

Elenco|Cast: Ana Pinheiro, Vera Basto, Sara Varada, Flora Brabetz
Produção|Production: José Viana

Escola|School: Escola Superior Artística do Porto

Sinopse:

A luta interior de uma jovem adolescente após a morte da sua mãe.

Biografia:

Ana S. Carvalho nasceu em 1998 em Vila Nova de Gaia, onde reside. Estudou na Escola Artística Soares dos Reis do Porto, onde se especializou em fotografia. Licenciou-se em Cinema e Audiovisual na Escola Superior Artística do Porto (ESAP), onde realizou a sua primeira curta-metragem (In)quietude, como projeto final. No decorrer dos seus estudos foi convidada para participar em diversas exposições coletivas onde expôs trabalho fotográfico e videográfico (A Note to Yourself, 2018). Recentemente, ganhou o Prémio de Melhor Realizadora na Competição Take One! do Festival 29º Curtas Vila do Conde, com a sua primeira curta-metragem (In)quietude.

 

Biografia:

Thùy Trang Nguyễn, filha de pais vietnamitas, nasceu em Berlim, Alemanha, em 1993. Depois de terminar o ensino médio, ela se tornou a co-fundadora da organização sem fins lucrativos Berlin Asian Film Network. Antes de frequentar a escola de cinema em 2017 na internationale filmschule köln, ela fez uma abordagem teórica das artes audiovisuais e estudou teoria do cinema na Freie Universität Berlin. Trabalhou como assistente de direção, engenheira de som e editora de longas-metragens de ficção e não-ficção, ganhando experiência profissional na Inglaterra, Alemanha e Vietnã. Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a sub e má representação da Diáspora Asiática na mídia alemã, ela começou a trabalhar como Treinadora de Diálogo e Caster/Street Caster para atores e atrizes de ascendência asiática. Como diretora da internationale filmschule köln, seus filmes giram em torno de família e identidade, queerness e a travessia de fronteiras. Roan é a primeira parte de uma trilogia sobre a diáspora vietnamita na Alemanha. Jackfruit continua a desconstrução do olhar colonial.

 JACKFRUIT

Alemanha | Germany| 34'09"  | 2021

Realizadora|Director: Thùy Trang Nguyễn 

Elenco|Cast: Hồng Ngọc Lê, Dần Boldt, Mai Phương Kollath, Shari Asha Crosson, Mehmet Yılmaz

Produção|Production: Mitti Nghiêm, Maurice Egen

Escola|School:  internationale filmschule köln

Sinopse:

Para Mít, de 23 anos, a vida entre dois mundos não é nenhuma novidade. Como apertar um botão, eles podem mudar sua identidade. Transformando-se na criança vietnamita tradicional ou nx berlinense queer autodeterminadx. No típico estilo vietnamita, Mít é confrontadx sobre sua vida amorosa durante o jantar semanal na mesa da avó Roan. A mãe delx, Mai, por outro lado, quer mais um diploma do que um marido decente para x filhx. De qualquer maneira - Mít não tem um diploma, nem se interessa por um marido. Em vez disso, elx está vendo Lara. À medida que seu caso se torna mais sério, Mít sente necessidade de parar de se esconder. Mas antes que Mít encontre coragem para sair do ninho de sua mãe, a avó Roan é diagnosticada com doença de Alzheimer. Roan tem que sair de seu pequeno apartamento. O altar ancestral, que está sob seus cuidados há mais de vinte anos, não pode mais estar com ela. Apenas os membros da família “masculinos” estão na linha de sucessão. Para Mít, uma parte de seu mundo familiar ameaça entrar em colapso. Quando a avó esquece, as memórias da distante pátria Vietnã também desaparecem. O altar é o elo final com seus ancestrais e suas raízes vietnamitas. Mít embarca em uma jornada para buscar a conexão entre suas duas identidades aparentemente incompatíveis. Mít descobre que queerness sempre fará parte de sua história e dentro dela está a força para criar seu próprio futuro.

MANNEQUIN

Irão | Iran| 13'00" | 2020

Realizadora|Director: Mahnaz Valipour

Elenco|Cast: Ilia Jabbari, Somayeh Pourian, Shaaban Sadeghi

Produção|Production: Mahnaz Valipour

Escola|School: Kamalolmolk University of Art

Sinopse

O pai de Hamed o vê vendendo livros como um vendedor na rua, bate nele e força-o a trabalhar na Galeria de Vestidos de Noiva de sua madrasta. Hamed se apaixona por um manequim lá.

Biografia

Mahnaz Valipour - Nasceu em 1990 em Mazandaran, Irão. 2017 - BA em roteiro na Universidade de Arte de Teerã. Mestrado em Cinema na Kamalolmolk University Of Art. Ela se interessou por arte desde a infância e começou a escrever primeiro. Escrever histórias e poemas, ser encorajada na escola e vencer os principais concursos a levou a escrever mais a sério. Além de escrever contos, passou a escrever várias peças e, ao entrar na universidade, a escrita de roteiros também se somou aos seus interesses. A arte é sempre um mundo desconhecido e estranho para ela, e a cada dia, ela ainda sente que está no seu primeiro caminho, e esse encanto não está relacionada a uma arte em particular, cada ramo da arte tem seu próprio charme único para ela. Ela também trabalha como compositora de música. Além de escrever, ela também atua e dirige peças teatrais. Começou a atuar no teatro em 2005. Atualmente, sua principal preocupação é filme e cinema. Até agora, ela fez alguns curtas-metragens estudantis.

Biografia

1995 - Nasceu em 3 de maio no condado de Tekes, região de Yili, região autônoma de Xinjiang, China. 2014 - Graduou-se na escola secundária em Xinyuan County, região de Yili. 2016 - Mudou para o Cazaquistão, cidade de Nur-Sultan (agora está com o passaporte do Cazaquistão). 2017 - Matriculou-se na Kazakh National University of Arts. Faculdade de "Cinema e TV". Curso de “Realização de longas-metragens”. Aluna Diretora do Studio Yelran Nurmukhambetov. Atualmente - Aluna do 4º Curso. 2018 - Dirigiu o curta-metragem de arte Samal. 2019 - Dirigiu o curta-metragem A walk in the snow, parte do longa-metragem-almanaque Mahabbat Kunderi. 2020 - dirigiu o curta-metragem de arte My mother’s name is Bakyt.

MY MOTHER'S NAME IS HAPPINESS | O NOME DA MINHA MÃE É FELICIDADE  ANAMNYN ATY BAQYT

Cazaquistão | Kazakhstan| 20'00"  | 2020

Realizadora|Director: Shuqyla Serzhan 

Elenco|Cast: Aitkul Pazylova, Merei  Makajan

Produção|Production: Yerlan Nurmukhambetov, Assel Yerzhanova

Escola|School: Kazakh National University of Arts

Sinopse

Uma garota desesperada que conseguiu escapar de sua família original percebeu que sua humilde mãe é a pessoa que deve buscar a liberdade...

Biografia

Katherina Harder Sacre (33), diretora de Cinema e TV, formada pela Universidade do Chile e mestre em Direção de Cinema pela Escola Bande à Part em Barcelona. Co-Fundadora e Diretora Artística do Festival Internacional de Cinema de Iquique - FICIQQ, com mais de 12 anos de existência. Diretora do premiado curta-metragem Guiding Sights (título original Memorias del viento) vencedor como Melhor Curta-Metragem no FICValdivia 2011, indicado ao Pedro Sienna Awards 2012 e selecionado em mais de 35 festivais internacionais, incluindo FICGuadalajara, DocumentaMadrid, Huesca, FIC Monterrey, Camerimage, entre outros. Com apenas 24 anos, dirigiu no canal TVN a bem-sucedida série 4to Medio, produzida pela PAROX, que teve duração de duas temporadas. Participou dos workshops de roteiro e de técnica de direção de atores Sanford Meisner na EICTV, Cuba. Em 2013 participou do campus de talentos do BAFICI e em 2020 foi selecionada para a Locarno Industry. Atualmente desenvolve projetos no Chile e na Espanha, onde fundou e atualmente dirige o Festival Internacional de Cinema de Idosos de Barcelona. No Chile, está finalizando seu novo curta-metragem Desert Lights e desenvolvendo o roteiro de seu longa-metragem Children of the wind, vencedor do fundo de desenvolvimento do Chile e premiado no SANFIC15 na seção Santiago Lab com o prêmio FICGuadalajara Ibero-American Co-Production Meeting. Recentemente, também foi cofundadora da produtora Volcánica Filmes, cujo objetivo é fortalecer a produção cinematográfica no norte do Chile.

SHEDDING SKIN|ESCAMAS

Espanha | Spain| 17'00"  | 2020

Realizadora|Director: Katherina Harder Sacre

Elenco|Cast: Anna Casas, Violet Ferrer, María José Prieto, Redona Bello, Sara Ruiz, Gerard Miró, Hassan Sidiqui, Kimberly Hester, Emma Maguire

Produção|Production: María José García, Uriel Wisnia,  Josefina Rozenwasser

Escola|School: Bande à Part Escuela de Cine

 

Sinopse

Alicia (39) é costureira. Trabalha desenhando e confeccionando roupas femininas, mas por trás dos tecidos esconde o segredo do próprio corpo; o incômodo e desconformidade que ela sente com ele após ter sido mastectomizada em decorrência de câncer de mama. Após a inundação acidental de seu apartamento, ela conhece Lúcia (41), uma mulher transexual que é sua nova vizinha. Apesar do primeiro encontro tenso que elas têm, essas mulheres se encontram novamente e começam a passar mais tempo juntas. Conforme o dia e a noite passam, elas começam a se reconhecer, ajudando uma à outra. Com o amanhecer, as duas mulheres encontrarão cura e liberdade no meio do mar.

VARYA 

Rússia | Russia | 23'40"  |2021 

Realizadora|Director: Nika Gorbushina

Elenco|Cast: Varvara Shmykova, Nikolay Kovbas, Sergey Kotyukh, Svetlana Sayagova, Vitaliy Dudnik

Produção|Production: Daria Chigirinova

Escola|School: Sergey Bondarchuk Russian Film School LLC

 

Sinopse

Varya escolheu, como dizem, uma profissão não totalmente feminina - ela quer se tornar bombeira. A menina vai para uma experiência de trabalho em um corpo de bombeiros, onde ela deve provar a todos que ela é digna de estar lá.

 

Biografia

Diretora, roteirista. Nasceu em Samara. Em 2015 se formou no departamento de direito da Academia Regional do Estado de Samara. Em 2016 ganhou a indicação de Melhor Filme no Festival de Cinema de Samara 70/30. Em 2017, formou-se no curso de diretores na Alexander Mitta’s School e, um ano depois, matriculou-se no curso de cinematografia da Sergey Bondarchuk Russian Film School LLC. Sua estreia como diretora de fotografia, Fucktower (2019), participou do Russian Short Film Festival Koroche.

 

Biografia

Agnieszka Nowosielska - Desde 2016 estuda direção na Krzysztof Kieslowski Film School em Katowice (Polónia). É autora de inúmeros longas e curtas-metragens documentais.

 VYRAJ

Polónia | Poland| 20'00"  |2020 

Realizadora|Director: Agnieszka Nowosielska

Elenco|Cast: Agata Buzek, Janusz R. Nowicki, Adam Rzędzian

Produção|Production: Krystyna Doktorowicz

Escola|School: Krzysztof Kieślowski Film School, University of Silesia

 

Sinopse

Um drama psicológico sobre eventos improváveis da vida de uma família. A súbita doença do pai de Weronka rompe sua vida tranquila e idílica. Enquanto brincava com seus amigos, seu filho Pietrek passa por uma situação que o faz acreditar que tem poderes de cura. Tudo o que cerca Weronka chama sua atenção e uma série de eventos foge de seu controle. É possível que Pietrek tenha influência sobre a saúde de seu avô?

 

Biografia

Ewa Lang, diretora e roteirista, formou-se na Krzysztof Kieślowski Film School em Katowice, Polônia. You Haven’t Seen What I’ve Seen é o curta-metragem de sua formatura, e está sendo exibido em festivais ao redor do mundo, incluindo EUA, Itália, Finlândia e Irão. Em seus filmes, ela tenta captar o indefinível, mas familiar; a natureza e as pessoas são suas maiores inspirações. Membro da Associação de Cineastas Poloneses. Atualmente mora e trabalha em Milão, Itália.

YOU HAVEN’T SEEN WHAT I’VE SEEN | VOCÊ NÃO VIU O QUE EU VI  NIE WIDZIELIŚCIE TEGO CO JA WIDZIAŁAM

Polónia | Poland| 22'00"  | 2019

Realizadora|Director: Ewa Lang

Elenco|Cast: Klaudia Kurak, Sylwia Boroń, Michał Jóźwik, Wanda Onyszkiewicz-Gnap

Produção|Production: Anna Stando 

Escola|School: Krzysztof Kieślowski Film School, University of Silesia

 

Sinopse

Fim do verão em uma casa de lago rodeada apenas de natureza. Misia, de sete anos, está passando seus últimos dias de folga da escola brincando na água com sua mãe. Durante uma dessas tardes, ela faz um desejo que deve mudar sua vida. Mas nem tudo acontece como planejado. O mundo adulto continua batendo à porta do universo da menina, forçando-a a agir para salvar a si mesma e a sua mãe do pai abusivo. O realismo se mistura com o mundo colorido e melífluo da fantasia. Conforme o equilíbrio entre eles muda perigosamente, Misia está começando a perder seu senso de segurança e fé na lealdade dos adultos. Quando a última esperança de ajuda se esvai, ela faz mais uma tentativa de usar sua força de vontade para salvar seu próprio mundo.