ANIMAÇÃO INTERNACIONAL
2ª Pessoa | 2nd Person
Portugal | 16' | 2022
Realizadora: Rita Barbosa
Elenco: Márcia Breia, Daniel Pizamiglio
Produtora: Rita Barbosa, Luis Urbano, Sandro Aguilar, O SOM E A FÚRIA
Sinopse:
Um cano velho de uma casa-de-banho provocou uma infiltração num teto. Nesse teto, viriam a crescer cogumelos de uma espécie tóxica da ordem Poriales. Sentada na sanita, a senhora desta casa, olha para cima e observa aquele mágico e misterioso fungo que não é bicho, nem é planta. O cogumelo é o futuro, pensou.
Biografia:
Nascida no Porto em 1979. Licenciada em Artes Digitais, no curso de Som e Imagem, pela Escola de Artes da Universidade Católica do Porto, em 2002. Tem vindo a participar em vários projetos de Teatro, Cinema, Animação e Música.
Palma | Palme
Portugal | 18' | 2022
Realizadora: Mónica Santos
Elenco: Mafalda Banquart, Paulo Calatré, Vasco Temudo, Arlete dos Santos, Sara Costa, Patrícia Queirós
Produtora: Pandora da Cunha Telles, Pablo Iraola, UKBAR FILMES
Sinopse:
Uma jovem, perturbada com a morte da mãe, através da quiromancia, procura refúgio no seu estudo e da observação de outros ritos. À medida que a dor e a aceitação da morte permeiam o seu universo interior, ela acaba por encontrar-se.
Biografia:
Mónica Santos é uma autora multifacetada que conta com dois prémios Sophia, pela Academia Portuguesa de Cinema, e uma nomeação para os Césares, pela Academia Francesa, no seu percurso cinematográfico. Com uma visão artística singular, cria universos que reinventam o real, conferindo-lhes uma roupagem poética e surreal que inquieta a nossa percepção. visiva.
Pê | Pê
Portugal | 20”| 2022
Realizadora: Margarida Vila-Nova
Elenco: Adriano Luz, Margarida Vila-Nova, António Fonseca, Inês Castel-Branco, Cleia Almeida, Luísa Cruz, Martim Vila-Nova, Dinis Vila-Nova, Pedro Lacerda
Produtor: Edgar Medina
Sinopse:
Um homem atravessa a cidade tentando manter a rotina. Enquanto se confronta com uma realidade alheia ao seu sofrimento, prepara a sua despedida.
Biografia:
Margarida Vila-Nova é uma das mais conceituadas atrizes portuguesas, tendo protagonizado várias séries de ficção e filmes (“Cartas da Guerra”, “Hotel Império”, “Causa Própria”). Em 2012 fundou a Magníficas Produções produzindo várias peças de teatro (“Confissões de Adolescente”, “A B C da Mulher”). Em 2021 fundou a produtora Verão Decimal. “Pê” é seu primeiro filme enquanto realizadora e argumentista.
See You Later Space Island | See You Later Space Island
Portugal | 17' | 2022
Realizadora: Alice dos Reis
Elenco: Bia Wong, João Abreu
Produtor: Cristiana Forte, Alice dos Reis
Sinopse:
Situado num futuro ficcional em que os primeiros satélites já estão a ser lançados a partir da ilha, o filme acompanha o reencontro de duas amigas quando uma delas, cientista astrofísica, regressa a Santa Maria para trabalhar num observatório astronómico. Ao chegar, depara-se com as rápidas mudanças de que são testemunhas os habitantes humanos e não humanos da ilha.
Biografia:
Alice dos Reis (Lisboa, 1995) é artista visual e realizadora. Expôs, a solo e em grupo, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves (Porto), Kunsthalle Lissabon (Lisboa), 5ª Bienal de Design de Istambul (Istambul), RADIUS CCA (Delft), Galeria Municipal do Porto (Porto), Punt WG (Amsterdão), Galerie InSitu (Paris), Display (Praga), Galleria Lehmann + Silva, entre outros. É co-editora da Pântano Books, uma editora literária e de poesia.
Cassandra Bitter Tongue | Cassandra Bitter Tongue
Portugal | 20’21” | 2021
Realizadora: Ana Moreira
Elenco: Íris Cayatte, João Cardoso, Tiago Sarmento, Alexandre Maximino
Produtora: Frederico Serra
Sinopse:
Nas epopeias homéricas, Cassandra é a personagem trágica por excelência: figura amaldiçoada com o dom da profecia, porém desacreditada. Nesta narrativa, Cassandra serve-se dos ecrãs e da era digital, como meio para uma reflexão sobre a atualidade das relações de intimidade, afeto e prazer entre os seres humanos.
Biografia:
Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto.
"Aquaparque" a primeira curta-metragem que escreve e realiza,marcando presença em vários festivais internacionais de cinema. Em 2021 realiza a sua segunda curta-metragem de ficção “Cassandra Bitter Tongue”. Colaborou como júri no 65º Festival de Cinema de Locarno em 2012, no 17º Festival de Cinema de Sófia e no 21º Festival de Curtas-Metragens de Vila do Conde em 2015 e no Festival de Cinema de Queer Lisboa em 2017, entre outros. No teatro, é membro fundador da associação cultural AMANDA, onde desenvolve projetos de dramaturgia e encenação.