ESTUDANTES DOCUMENTÁRIO

Aruanda

Portugal | 20’21” | 2022

Reazalidora: Renata Spitz

Produtora: Renata Spitz, Fred Paranhos

Sinopse:

Em São Domingos de Rana, Portugal, ecoam o som dos tambores e o corpo vibra em transe nas cerimônias de Umbanda. Na terra do colonizador, a ancestralidade desafia a morte e o colonialismo e assim Aruanda resiste.

Biografia:

Renata Spitz, 29, é brasileira, guionista e realizadora, formada em cinema pela UFF e com mestrado pela universidade lusófona. Realizou e escreveu os curtas-metragens: Encontro dos rios (2015), Ventania (2014), ficção, Debaixo do céu (2013). Realizou e escreveu as séries documentário para o Cinebrasil TV: Sintropia e Interiores. O seu trabalho mais recente é a série documentário true crime O vampiro de Niterói, vencedor do prémio Latam Media Digital 2021.

 

 Fragmentos

Canada | 9’ | 2022
Reazalidora: Marie-Lou Béland
Produtora: Marie-lou Béland

Sinopse:

Women's voices rise to deliver testimonies of victims of sexual violence. Like a mosaic, the pieces stick together to build a unique story that could be that of any human. The images are meant to be a reappropriation of the female body in order to offer it a place as a body-subject and never again as a body-object.

Biografia:

Marie-Lou Béland é uma realizadora (realizadora-editora) que quer romper e denunciar os preconceitos que ainda estão demasiado presentes na nossa sociedade. O seu passado no ambiente social tinge as suas criações e o seu desejo de conhecer os outros. O seu maior desejo é de contribuir para um ambiente cinematográfico criativo e animado (igual e equitativo).

Harvesting Our Tea | Colher o nosso chá

Reino Unido | 23’27” | 2022
Realizadora: Sheida Kiran
Produtora: Sheida Kiran

Sinopse

A "Colheita do Nosso Chá" segue a viagem de três mulheres rurais que enfrentam os desafios enfrentados pela indústria do chá da Turquia, enquanto trabalham para moldar o futuro para as gerações futuras.

Biografia

Sheida é uma documentarista e compositora britânico-turca-iraniana sediada em Londres.
Realizou investigação sobre mulheres e migração durante os seus estudos de Ciências Sociais no University College London (UCL). Através da sua experiência de composição para filmes, usa frequentemente a música como ferramenta para construir narrativas. Motivada pela sua paixão pela narração etnográfica, o seu trabalho mais recente centra-se na documentação das mulheres na agricultura e nos seus direitos de propriedade da terra.

Hysteria | Histeria

Portugal | 9’47” | 2022
Realizadora: Luísa Campino
Elenco: Maria Rodrigues, Sofia Martins e Sófi Pádua
Produtora: Francisca Sá

Sinopse

Um filme ensaio sobre uma mulher que não cumpre o seu suposto propósito biológico, procurando assim redefinir-se através de uma viagem pelas suas dúvidas, aspirações e inseguranças.

Biografia

Luísa Campino (Porto, 2000) ingressou em 2018 na Licenciatura em Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Ao longo do seu percurso teve a oportunidade de participar em vários projetos nas diferentes áreas do audiovisual, terminando o seu percurso de licenciatura com a curta-metragem “Hysteria”.

Insight | Einblick

Austria | 20’ | 2022
Reazalidora: Emma Braun
Elenco: Sophie Szönyi
Produtora: Emma Braun, Sophie Szönyi

 

Sinopse

Uma limpa-chaminés dá uma visão das suas experiências como mulher numa profissão dominada pelos homens. O comportamento que ela encontra é muito diferente daquele experimentado pelos seus colegas masculinos.

Biografia

Emma Braun vive e trabalha em Viena, Áustria e Paris, França. Ela estuda na Academia de Belas Artes de Viena desde 2018 e passou um ano na Villa Arson - École Nationale Supérieure d'Art em Nice, como parte de um programa de intercâmbio.

Oyum | Oyum

Quirquistão | 6’ | 2022
Reazalidora: Aidai Askarova
Produtora: Aidai Askarova

 

Sinopse

O filme tenta mostrar o mundo espiritual da tecelagem de tapetes - um tipo antigo de arte do povo nómada, transmitida de geração em geração. Crenças, pensamentos, o processo e a arte deste caso são revelados no filme "Oyum", que é um jogo de palavras e traduzido da língua do Quirguistão como "os meus pensamentos", assim como ornamentos, padrões com que os nómadas decoram tapetes e muito mais.

Biografia

Aidai Askarova nasceu em Bishkek, Quirguizistão, em 2003. Está a estudar para ser directora na Universidade de Manas pelo segundo ano. "Oyum" é o filme de estreia de Aidai, onde foi argumentista, realizadora, cameraman e editora.

The Sky Is Very Pretty | El cielo es muy bonito

México | 17’ | 2022
Reazalidora: Aracely Méndez
Produtora: Daniela Contreras, Nicolas Défossé                                         

Sinopse

As mães e filhas fogem do seu país de origem e passam pelo México carregando os seus medos, sonhos e um futuro de esperança.

Biografia

Aracely Méndez (México, 1984) é Tzeltal, feminista, socióloga, defensora e cineasta. Ela colabora com OSC, redes e grupos que defendem os direitos humanos das mulheres migrantes e dos povos nativos.