EXPERIMENTAL INTERNACIONAL
Black Chalk | Tiza Negra
Argentina | 8’ | 2022
Realizadora: Julieta Tetelbaum
Elenco: Fernanda Lewin-Hirschhorn
Produtora: Genderless Films
Sinopse:
Black Chalk' é um filme sobre a intimidade de uma mulher com Síndrome de Down que escreve com giz negro uma lista de actividades diárias para organizar a sua vida.
Biografia:
Julieta Tetelbaum (Buenos Aires, 1990) é uma realizadora, cineasta, argumentista e coreógrafa queer, sediada em Londres e Nova Iorque. Os principais temas do seu trabalho são: género, feminismo, infância, violência, intimidade e sexualidade. As suas curtas-metragens intituladas "The Misfortune of Femininity" (2020) "Wake Up! It's Yesterday" (2021) e "Black Chalk" (2022) fazem parte da colecção oficial da Biblioteca do Congresso da Nação Argentina, foram oficialmente selecionados em festivais internacionais de cinema e foram exibidos em várias cidades de todo o mundo.
Trailer:
Deep Blue | Fond Bleu
Canadá| 10’ | 2021
Realizadora: Franie-Éléonore Bernier
Elenco: Tatiana Zinga Botao, Mary-Lee Picknell
Produtora: Franie-Éléonore Bernier / La charmante production
Sinopse:
O telefone do hotel toca. Uma mulher atende. É uma chamada do mar.
Biografia:
Franie-Éléonore Bernier realizou várias curtas-metragens exibidas em festivais, tais como "Heartburn" (Festival Regard) e "Deep blue" (Festival Internacional de Cinema de Palm Springs). Franie-Éléonore quer criar experiências cinematográficas cheias de humor para tocar no coração e na mente das pessoas.
Trailer:
For the Skeptical | For the Skeptical
Estados Unidos da América | 3’14” | 2022
Realizadora: Dawn Westlake
Produtora: Ron de Cana Productions, Inc.
Sinopse:
Em democracias com liberdade de expressão, gozam de extraordinária proteção os seus cidadãos. Entretanto, na esfera da informação, essa liberdade vem com uma fortíssima obrigação. A mídia e os líderes sociais por ela noticiados devem procurar a verdade com qualidade; não para desassossegar ou entreter, mas para iluminar e esclarecer. Infelizmente, àqueles que trazem a informação há uma nova pressão, a ordem é acalorar ao invés de iluminar, uma vez que a tecnologia e as fontes de dinheiro, rapidamente, estão a mudar. Mas, apesar das mudanças económicas e culturais da sociedade, uma coisa sempre importará: a verdade.
Biografia:
Dawn Westlake é Presidente da Ron de Cana Prods, Inc. em Los Angeles.
Desde 2000 já realizou 23 filmes, conquistando 92 prémios nos festivais mundiais, e prémios de honra da Canon USA, Inc. e do JVC-Tokyo. O seu primeiro filme - “Mini Driver Project” - foi realizado em Portugal, no Porto e arredores. Filmou também em França e Espanha, além, naturalmente, de ter filmado nos EUA. Dawn participou como júri em vários festivais em Itália, França, Portugal e EUA.
Trailer:
HERMAN@S (SiblingX) | HERMAN@S (Les Adelphes)
França | 28’ | 2021
Realizadora: Hé·Alix Sanyas
Elenco: Cuco
Produtora: Le G.R.E.C
Sinopse:
Numa noite, em Outubro de 2011, um sonho misterioso dá à luz a Cuco, um pirata transgénero de latex.
Biografia:
Hé-Alix Sanyas, H. (eles/deles) artista, trabalha em design gráfico e compromete-se com identidades queer. Foi durante um curto de artes aplicadas de 2006 a 2011 que H. se envolveu em questões de transidentidade e criou OPÉ-TRANS, em colaboração com a associação OUTrans, um projeto sobre as diferentes operações de feminização e masculinização para pessoas trans. Ao mesmo tempo, H. trabalha em comissões de design gráfico para círculos feministas e colaboradores e pertence a vários coletivos ativistas, lutando pela comunidade TransFagDykes. Em 2021, realiza a sua primeira curta-metragem HERMAN@S (SiblingX), enquanto membro do coletivo Bye Bye Binary, com quem embarca na escrita do seu próximo documentário sobre fontes Pós-Binárias.
Trailer:
OH MY NIGHT | DIEP IN DE NACHT
Países Baixos | 25’ | 2022
Realizadora: Isis Mihrimah Cabolet
Elenco: Merel Baldé
Produtor: DOXY
Sinopse:
Human (Merel Baldé) está presa na vida. Desafiada pelo seu alter ego Blue, ela sai de casa. Ao som de pop contemporâneo misturado com deep house e disco, nasce desejo e rebentam relações. Mudada, ela continua o seu caminho, a manhã está ensolarada e a sua dança é uma ode à jornada caleidoscópica pela noite que a ergueu e a trouxe de volta à vida.
Biografia:
Isis formou-se na Academia de Artes Dramáticas de Maastricht em 2011. Atuou em várias produções do Theater Group Amsterdam, Suburbia, Oostpool e Hartenjagers. É uma das fundadoras da Performance Collective Bouillabaisse. Isis escreve, desenvolve e realiza as suas próprias produções, bem como a curta-metragem “F*CK MY LIFE” que teve a sua estreia no festival anual de cinema holandês em Utrecht, em 2020. A sua segunda curta-metragem “Diep in de Nacht” está em pós-produção e está a trabalhar em vários outros projectos, tais como a curta-metragem “Gleuf” e o filme “Kerstmens”.
Trailer:
Transparent, I am. |Transparent, I am.
Japão | 11’36” | 2020
Realizadora: Yuri Muraoka
Produtora : Nonoho Suzuki
Sinopse:
No ano de 2020, quando o mundo foi forçado a "mudar", quis confirmar o que mudou e o que não mudou em si e escreveu um poema "Transparente, eu sou". Este filme é baseado nisso. A máscara branca que usou tornou-se o ecrã que projetou o seu passado. A minha família por vezes sofre mas apoia a sua esquizofrenia. Nonoho, Yuri, Nemu e Hana. Os quatro vivem hoje ao máximo enquanto procuram a resposta a "Quem somos nós?”.
Biografia:
Yuri Muraoka nasceu em Tóquio em 1981.
Desistiu da escola secundária ligada à Universidade Feminina do Japão, fez parte da 26ª turma do Instituto do Fórum da Imagem em Movimento. Continua a criar imagens em movimento e trabalhos fotográficos de "auto-retrato". Todas as suas obras são auto-criadas e auto-realizadas.
Mãe de dois filhos.
Trailer:
What Really Matters | O que Importa
França | 8’ | 2021
Realizadoras: Audrey Biche, Julie Magneville
Elenco: Quer Jérémy-loup, Charpiat Bénédicte
Produtora: Bénédicte Charpiat
Sinopse:
No início a mãe carrega a criança e ao longo do caminho é possível que este padrão seja invertido. A criança que se tornou adulta levará a sua mãe ao colo. É um filme sem palavras. Uma mãe e o seu filho. Dois corpos, um resplandecente, o outro assumindo plena maturidade.
Biografia:
Audrey Biche é uma jovem talentosa cineasta sediada em Paris. Licenciada em Cinema pela Escola Internacional de Criação e Realização Audiovisual, em Setembro de 2021 voou para Los Angeles para se juntar ao American FIlm Institute. O seu filme final de curso “ADELINE” ganhou numerosos prémios em vários festivais em todo o mundo.
Julie Magneville é dançarina, coreógrafa e professora convidada. O seu estilo único é uma fama completa de fisicalidade, sensibilidade e consciência corporal perfeita, sempre ultrapassando os seus limites.
Os·mo·sis | Os·mo·se
Alemanha | 3’15” | 2022
Realizadoras: Alissa Sophie Larkamp, Emma-Mathilda Lipphaus
Produtores: Alissa Sophie Larkamp, Emma-Mathilda Lipphaus, Vollbild e.V.
Sinopse:
substantivo
SOCIEDADE: um processo pelo qual as moléculas de um solvente tendem a passar através de uma membrana semipermeável de uma solução menos concentrada para uma mais concentrada. No filme experimental Os-mo-se, os protagonistas dão a volta à difusão. Assumem formas que são deles, cores que são deles. Depois algo acontece.
Biografia:
Alissa Sophie Larkamp estudou política e mídia, concluindo o seu mestrado em estudos de mídia na Ruhr-Universität Bochum. Entusiasmada para fazer os seus próprios projetos de cinema, frequentou a Dortmund University of Applied Sciences and Arts, matriculando-se no programa de graduação em cinema e som na Faculdade de Design. É especialista em cinematografia e montagem e foi diretora de fotografia e editora de vários projetos cinematográficos.