ANIMAÇÃO INTERNACIONAL
ESPELHO EU | MIRROR ME
Portugal | 8’ | 2022
Realizadora: Biatriz Alves Ribeiro
Sinopse:
Ao espelho vejo lugares diferentes, histórias desconhecidas, de tempos que não foram meus. Sou feita de camadas e mais camadas de não eus. Adapto-me ao que querem que seja. Quero ser uma forma livre.
Biografia:
Bia tem 25 anos e trabalha como realizadora e artista em Lisboa, Portugal. Para além do cinema, trabalha em teatro como design, criadora e performer. Em 2022 escreveu e realizou duas curtas-metragens, ESPELHO EU e PRIMEIRO DE MAIO.
Hotel Royal | Royal Hotel
Portugal | 29’ | 2021
Realizadora: Salomé Lamas
Elenco: Ana Moreira, Carloto Cotta, Tomás Antunes
Produtora: Sandro Aguilar, Luis Urbano, O SOM E A FÚRIA, Mário Micaelo, Curtas Metragens C.R.L.
Sinopse:
“No decorrer dos meus deveres de limpeza, examinei os pertences de cada hóspede do hotel e observei através dos detalhes, vidas que permanecerão desconhecidas.” diz a Camareira temporária num grande hotel à beira mar, que incapaz de se relacionar, vive através de uma rígida metodologia de análise sobre o exterior e um cotidiano ritualizado. Até que o incontrolável vem perturbar esta dinâmica. Hotel Royal é um fragmento e incompleto mosaico das sociedades contemporâneas. Poderia ser apelidado de um filme sobre os horrores da alma, sobre voyeurs ou simplesmente sobre inadaptados.
Biografia:
Salomé Lamas (Lisboa) estudou cinema em Lisboa e Praga, artes visuais em Amsterdão e é doutoranda em arte contemporânea em Coimbra. O seu trabalho tem sido exibido tanto em contextos artísticos como em festivais de cinema tais como Berlinale, DocLisboa, Cinema du Réel, Visions du Réel, MoMA – Museum of Modern Art, Museo Guggenheim Bilbao, Harvard Film Archive, Museu Serralves, Tate Modern, Mostra de São Paulo, La Biennale di Venezia Architettura, entre outros. Colabora com a Universidade Católica do Porto, com a produtora O Som e a Fúria e é representada pela Galeria Miguel Nabinho e pela Kubikgallery.
O Banho | The Bath
Portugal, Espanha | 8’ | 2022
Realizadora: Maria Inês Gonçalves
Elenco: Júlia Neuparth Troni, Ana Carolina Dias Cortez, Diogo Botelho, Raquel Botelho, Raquel Seabra
Produtora: Maria Inês Gonçalves, Elías Querejeta Zine Eskola
Sinopse:
Uma mãe dá banho ao seu bebé, enquanto outras crianças brincam com a água que vem dos aspersores. Entre imagens íntimas e familiares, algo começa a desvendar-se: os espaços são transformados, permitindo que o trauma venha à superfície.
Partindo de uma memória pessoal e da noção de água como uma substância vital mas também potencialmente destrutiva, "O Banho" leva-nos numa viagem imersiva pelos estados de percepção da infância, explorando a materialidade da água em paralelo com a materialidade do filme.
Biografia:
Maria Inês Gonçalves estudou cinema no Teatro e Escola de Cinema de Lisboa e na Elías Querejeta Zine Eskola, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. A sua primeira curta-metragem "O Meu Pijama" estreou no Festival de Cinema dos Planos de Estreia D'Angers. Trabalhou na gestão de produção em filmes como "A Metamorfose dos Pássaros" e "O Cordeiro de Deus". Atualmente está a desenvolver a sua primeira longa-metragem, um projecto seleccionado para o programa NOKA Mentoring no Centro Cultural Tabakalera em San Sebastián.
o meu despejo | my eviction
Portugal | 3’03” | 2022
Realizadora: Inês Vieira
Produtora: Fuso Insular, Câmara Municipal da Ribeira Grande
Sinopse:
Após três anos a acumular imensa raiva, tristeza e inveja, esses sentimentos direcionados à sua terra natal, são todos despejados numa carta de despedida.
Biografia:
Natural dos Açores, São Miguel, Inês Vieira sempre mostrou interesse nas artes, o que resultou na participação em aulas de teatro e em workshops de atuação para cinema. Atualmente é licenciada em Cinema, na Universidade da Beira Interior, com interesse na área da fotografia.