Homenagem à associação It Gets Better Portugal

21 de abril
21h15
Batalha Centro de Cinema

Mais uma vez, o Porto Femme presta homenagem a uma instituição com a qual partilha os mesmos valores.

Nesta edição, o Prémio Sororidade será atribuído  à It Gets Better Portugal. Um prémio devido a uma das instituições que mais tem trabalhado em defesa da igualdade, direitos LGBTQ+, distinguindo-se pelo seu trabalho ativista. Com esta associação, não só partilhamos um espaço, uma casa comum, mas também outras causas.

It Gets Better Portugal

O projeto It Gets Better Portugal é um projeto da Associação Tudo Vai Melhorar, uma ONG sem fins lucrativos que nasce em 2015, para demonstrar a jovens LGBTQI+ os níveis de felicidade, potencial e positivismo que as suas vidas podem alcançar, quando conseguirem ultrapassar as dificuldades da sua adolescência, nomeadamente o bullying e a discriminação.

Afiliado do projeto internacional com o mesmo nome, que surge nos Estados Unidos em 2010,  a missão do Projeto It Gets Better Portugal é comunicar com jovens gays, lésbicas, bissexuais, trans, queer e intersexo de todo o mundo com objetivo de lhes transmitir esperança e criar as mudanças necessárias para tornar as suas vidas melhores. Entre as diversas atividades já desenvolvidas destacam-se as seguintes:

(i) angariação e construção de uma biblioteca de vídeos on-line, com mensagens empoderadoras dirigidas a jovens LGBTQI+, ultrapassando já uma centena de vídeos publicados e mais de 600 mil visualizações em Portugal;

(ii) construção e dinamização de uma biblioteca de vídeos, com mensagens na primeira pessoa de pessoas LGBTQI+ ;

(iii) produção da websérie "Já Melhorou", uma série online, que partilha histórias de pessoas com notoriedade pública e que se autoidentificam, publicamente, como LGBTQI+. 

Entre os participantes destaca-se, à altura do vídeo, o deputado português Alexandre Quintanilha.

Este projeto ganhou o Prémio Porto Jovem atribuído pela Câmara Municipal do Porto; (iv) produção da web-série “Vamos Falar?”, na qual pela primeira vez em portugal, jovens LGBTQI+ e seus familiares falaram em conjunto sobre a forma como viveram o processo de coming out. (v) dinamização de sessões escolares no âmbito da promoção dos direitos das pessoas LGBTQI+, e no combate à discriminação e bullying com base na orientação sexual identidade, expressão de género e caracteristicas sexuais à nascença; (vi) elaboração e publicação do e-book “Come to the Rainbow School - Guia para Professor@s Inclusiv@s”, financiado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG);

Atualmente em execução encontram-se oo projeto "Arco-Iris ao Cubo", um projeto também financiado pela CIG em contexto escolar, no sentido de formar docentes, staff e estudantes no sentido de promover escolas mais seguras e inclusivas, e ainda a mais recente produção audiovisual, intitulada "Fora da Caixa" com estreia prevista para o dia 15 de maio, Dia Internacional da Família. Este será um envolvente trabalho que mergulha nas vidas de famílias arco-íris, ao explorar as suas histórias, configurações, desafios e, claro, triunfos.

Queremos relembrar sempre que jovens LGBTQI+ nunca estarão sós, assegurando que Tudo Vai Melhorar.