Homenagem a UMAR

Homenagem a UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta

Tribute to UMAR- União de Mulheres Alternativa e Resposta

Pela segunda vez, o Porto Femme presta homenagem a uma instituição com a qual partilha os mesmos valores. Nesta edição, o Prémio Sororidade será atribuído à UMAR.

Um prémio devido a uma das instituições que mais tem trabalhado em defesa dos direitos das mulheres e que tem apoiado cada edição do Porto Femme, desde a sua primeira em 2018. 

A UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta - é uma associação feminista constituída em 12 de Setembro de 1976. Surge após o 25 de Abril de 1974, com a convicção que só teríamos um país livre, se todas as mulheres, todas as pessoas fossem livres! A UMAR surge também num período após o regime ditatorial e por isso outrora designada de União de Mulheres Antifascistas e Revolucionárias. Pela conjuntura internacional e nacional de sucessivos ataques aos direitos das mulheres e de outros grupos subalternizados, num projeto global de negação das suas reivindicações como se tivéssemos vidas que valem mais do que outras, esta designação ainda hoje seria atual. De um percurso de quase 46 anos, a UMAR conseguiu unir várias gerações de mulheres, abrir espaços de intervenção para as mais jovens e atualizar a sua intervenção com uma Agenda Feminista de novas e velhas causas, como seja o direito à contraceção e ao aborto, a luta contra a violência doméstica, a paridade nos órgãos de decisão política ou o envolvimento internacional em iniciativas como a da Marcha Mundial de Mulheres.

A direção da UMAR combina hoje uma nova geração de mulheres com outras que viveram intensamente os movimentos de mulheres dos anos 70, num intercâmbio de ideias e experiências capaz de estabelecer os elos entre gerações, fundamentais para que a memória histórica não se venha a perder, mas que permita avanços no quadro de novos tempos e de novas posturas sobre os feminismos.

A UMAR surgiu da vida, das lutas das mulheres e entrelaça-se com a própria história dos feminismos em Portugal.

Este singelo tributo acontecerá durante a Cerimónia de Encerramento, dia 17 de Setembro a partir das 22h00.