Workshops

Casa das Associações do Porto | FAJDP

Rua Mouzinho da Silveira, 234/6/8
4050-417 Porto

 

INSCREVE-TE AQUI!

 

1. Workshop de Cinema Mobile

 

Ministrado por Luísa Sequeira, realizadora e programadora do Super9 Mobile e do Shortcutz Porto, esta oficina abordará a democratização do telemóvel como ferramenta e linguagem.

Apresentação de alguns filmes realizados com mobile. Como usar e potencializar o telemóvel da melhor forma, acessórios, microfones e estabilizadores de imagem.

DATA: 31 de Maio

HORÁRIO: 14h00 – 17h00

PREÇO: 10€

Luísa Sequeira

Luísa Sequeira é realizadora e curadora de cinema, estudou jornalismo e tem uma especialização em realização de documentários, neste momento está a fazer um doutoramento em Arte dos Media. Luísa trabalhou mais de uma década na RTP, coordenando e apresentando vários projectos. Entre eles, destaca-se, o Fotograma, um magazine dedicado ao cinema em língua portuguesa. Desde 2010, é diretora do festival de curtas-metragens “Shortcutz Porto” (que conta com mais de 220 edições) e organiza o Super 9 Mobile Film Fest, o primeiro festival português dedicado a filmes realizados com mobile, que já está na 5 ª edição.

Recentemente estreou a sua primeira longa-metragem documental “Quem é Bárbara Virgínia?”, um filme sobre a primeira realizadora portuguesa, foi exibido recentemente no Festival Internacional de Roterdão e foi o vencedor na categoria de documentário na última edição do Festival Caminhos do Cinema Português.

Realizou e produziu vários filmes, entre eles” Os Cravos e a Rocha”, “Motel Sama”, “La Luna”, “Memória, substantivo feminino” e “My Choice”.

Coordenou e realizou o “Porto sem Nó”, vencedor do Festival Internacional de Televisão do Rio de Janeiro. Co-realizou com o artista Sama uma série de animação de 13 episódios para o canal Brasil.

 

2. Workshop de Escrita de Guião

 

Moderadora: Latifa Said (realizadora e argumentista)

Traduções: João Antunes (Crítico e Produtor de Cinema)

O propósito deste workshop de Escrita de Guião é orientar e levar os participantes a escrever um pequeno argumento de 5 a 10 páginas, onde a personagem central terá de ser obrigatoriamente uma Mulher.

 

DATA: 02 de Junho

PREÇO: 15€

Módulo 1:

9h30-12h30

Apresentação e distribuição do guião da curta-metragem de Latifa Said, “Terrain Vague”. O processo de escrita de um guião. Da ideia à concretização. Da sinopse ao guião. Apresentação de ideias e discussão das sinopses.

 

      Módulo 2:

      14h00-17h00

      Acompanhamento do processo de escrita dos diversos guiões.

      (coffee break, 15 minutos)

      17h15-19h00

      Leitura dos trabalhos

Latifa Said

Fiz uma formação de fotografia profissional na escola EFET, em Paris. Trabalhei para a imprensa, nomeadamente para a Télérama e a GéoAdo, mas também para organizações como La Ligue Contre Le Cancer e a Mairie de Paris. Os meus trabalhos foram expostos em diversas galerias, como por exemplo a Centquatre.

Continuei o meu trabalho de fotógrafa, mas comecei a escrever guiões para cinema. O meu guião de curta-metragem de «Jours Intranquilles» venceu o 1º Prémio da bolsa SIRAR, no Festival International du Film d’Aubagne, em Março de 2015, o que me permitiu realizar o meu primeiro filme.

Produzido por le G.R.E.C, «Jours Intranquilles» teve a primeira projecção no Festival International du Film d’Aubagne de 2016, tendo sido posteriormente seleccionado em mais de uma vintena de festivais e obtido vários prémios.

Em 2017, realizei «Terrain Vague», uma curta-metragem a preto e branco, filmada em película de 35mm, numa coprodução entre Saudade Productions (França) e Bando à Parte (Portugal). Com estreia mundial no Curtas Vila do Conde, em Julho de 2017, foi até agora seleccionado para meia centena de festivais, tendo obtido mais de uma dezena de prémios internacionais, entre os quais alguns de Melhor Filme e Melhor Realização.

Encontro-me neste momento a preparar a minha primeira longa-metragem.

2016 – Jours Intranquilles (cm)

2017 – Terrain Vague (cm)