ESTUDANTES DOCUMENTÁRIO

Getty Abortions 

Alemanha, Germany | 21’ | 2023

Realização | Directing: Franzis Kabisch

Sinopse:

Como é que são os abortos? Que tipo de imagens moldam a nossa opinião sobre eles? E de onde é que essas imagens vêm? O ambiente de trabalho "getty abortions" examina a forma como os meios de comunicação social alemães e austríacos ilustram o tema do aborto, percorrendo fotografias de arquivo, revistas para adolescentes e documentos de uma experiência real de aborto.

Biografia:

Franzis Kabisch é cineasta, investigadora artística e escritora, vive em Berlim e Viena. É candidata a doutoramento na Academia de Belas Artes de Viena e investigadora convidada na Universidade de Cinema de Babelsberg. A sua investigação artística e científica centra-se na representação do aborto no cinema e na televisão, na política do corpo e na justiça reprodutiva. Pelo seu trabalho, recebeu inúmeros prémios, entre os quais a Pomba de Ouro no DOK Leipzig, o Prémio Cathrin Pichler ou o ÖAW DOC-Stipendium.

 

 

The Leaves of Anxi |As Folhas de Anxi 

Portugal |11’ | 2023

Realização | Directing: Matilde Reis 

Escola: Universidade Lusófona

Sinopse:

Xianghua é uma pequena aldeia no condado de Anxi. Por gerações, os agricultores de Anxi têm cultivado o chá Tieaguanxin, um tipo de chá precioso abundante nesta província.

Nos últimos anos, o chá Tieaguanyin tornou-se muito famoso em toda a China, tanto pelo seu sabor como pelo seu método de cultivo único e ecológico. No centro do processo está a Cooperativa da cidade, onde os produtores locais de chá se encontram diariamente para degustar sua bebida tradicional.

Biografia:

Matilde Reis nasceu em maio de 2002, em Torres Vedras, Portugal.

Em 2023, Matilde formou-se em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimídia na Universidade Lusófona.

Durante a universidade escreveu e dirigiu projetos de publicidade, cinema e televisão.

Em junho de 2023, embarcou numa viagem de 3 semanas à China para escrever, dirigir e editar um documentário sobre a cultura chinesa.

I love you, you love me |Eu amo-te, tu amas-me

Italy, Itália |20’’ | 2023

Realização | Directing: Luna Zimmermann & Antonia Stelitano

Produção | Production: Centro Sperimentale di Cinematografia

 

Sinopse

Joy é o centro da comunidade de mulheres nigerianas de Ballarò. Com seus filhos distantes, ela desdobra-se diariamente entre dois empregos diferentes e atividades na igreja. Cantar permite-lhe não lidar com o silêncio. Agora, aguarda ansiosamente a chegada iminente do seu noivo em Palermo. Para ela, estabelecer-se também representa a esperança de oferecer um futuro melhor para os seus filhos e alcançar uma maior estabilidade económica. No entanto, após o casamento, está novamente envolvida nas tarefas diárias.

Biografia

Antonia Stelitano nasceu em 1995 e formou-se em Cinema, televisão e produção multimédia na Universidade de Roma Tre. Desde 2021 mora em Palermo onde frequenta o curso de Documentário do Centro Sperimentale di Cinematografia.

Luna Zimmermann nasceu em 2001 na França e em 2019 se formou em Economia e Estudos Sociais, obtendo o diploma duplo ESABAC. Após dois anos de estudo de cinema na Prep'Art e na Universidade Sorbonne Nouvelle, mudou-se para Palermo para frequentar o curso de Documentário do Centro Sperimentale di Cinematografia.

Luz |Light

Portugal|6’| 2023

Realização | Directing: Inês Coelho

Produção | Production:  Universidade Católica Portuguesa

Sinopse

Este filme foi feito a partir da ideia da união dos opostos. A protagonista embarca numa viagem de autorreflexão em que vai unir as emoções opostas que tem dentro dela, as dicotomias unem-se num só e partindo do medo que ela tem subjacente da solidão, entende-se no final que o espectador ao estar lá mostra-lhe que não está sozinha e que há um lugar para ela neste mundo. Não é preciso ter medo do abandono, há um reencontro consigo mesma.

Biografia

Nascida em Braga, Portugal, Inês Coelho tem 23 anos. Em 2021 tirou uma licenciatura em línguas, literaturas e culturas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e atualmente está a frequentar uma segunda licenciatura em Cinema na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Mestres, Mães do Mar  | Mestres, Mothers of the Sea 

Portugal |19’57’’ | 2023

Realização | Directing: Joana Loureiro Araújo

Produção | Production:  ESMAD

 

Sinopse

Um retrato das Mestres, mães do mar, mulheres de força que suportam a família e a venda do peixe, movidas pela tradição de uma sociedade matriarcal, em Vila do Conde. Sendo um verdadeiro exemplo de empoderamento feminino, é através do seu quotidiano que Filomena, Lurdes e Hermínia se sobressaem enquanto seres individuais, fugindo dos estereótipos comumente associados às peixeiras.

Biografia

Joana Araújo é uma jovem realizadora licenciada em Ciências da Comunicação pela FLUP e atualmente no 2º ano do Mestrado em Cinema Documental e Experimental na ESMAD. Depois de ter trabalhado na produção de conteúdos audiovisuais para o Canal180, desde a filmagem à montagem, e de ter co-realizado a série documental "From The Backstage", partilha agora o seu documentário de estreia "Mestres, Mães do Mar".

Pelo Sim Pelo Não |By My Hair 

Portugal|11’46’’ | 2022

Realização | Directing: Laura Andrade 

Produção | Production:  ESTC/IPL

 

Sinopse

Um grupo de amigas vai à praia. Entre conversas, risos, escaladas e

mergulhos, partilham connosco as suas ideias e experiências enquanto

mulheres que não se depilam.

Biografia

Laura Andrade (Funchal, 1997) terminou em 2023 o curso de Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde deu os primeiros mergulhos na realização, com “Pelo Sim Pelo Não” e “Agora Frensim”. Desde então tem trabalhado noutros projetos, explorando novas águas e registando o que encontra ao longo da travessia.

Pirsas

Colombia | 19’30’’ | 2023

Realização | Directing: Angélica María Torres Tamayo 

Produção|Production:BlackVelvet,Bogoshorts                                             

Sinopse

Há dezesseis anos atrás o meu irmão era um dos 11 escoteiros do grupo PIRSAS que morreram numa avalanche enquanto escalavam a montanha nevada Ruiz, a minha família ficou despedaçada, ninguém sabia como lidar com a dor. Dezesseis anos depois, a reconstrução da ascensão à montanha nevada e a investigação sobre a dor da minha família são formas de construir uma história pessoal e íntima sobre morte, luto e adaptação emocional.

Biografia

Estudou cinema na Universidade Jorge Tadeo Lozano, com mestrado em Gestão Cultural com ênfase em Audiovisual. Trabalhou na produção de vários projetos de curtas e longas-metragens. No meio de muita dor devido à morte de seu irmão e à dissolução de sua família, ela decidiu fazer o documentário PIRSAS, que aborda toda a história pessoal e familiar. Também trabalha com o BOGOSHORTS - Festival de Curtas-metragens de Bogotá como Coordenadora de Aquisições e Vendas, e com o Shorts X Change, um projeto de embalagem e promoção para produções com foco social e ambiental.

Tenho medo do fim das coisas |

I fear the end of things

Portugal |37’| 2023

Realização | Directing: Nicole Noia 

Escola: ESMAD

 

Sinopse

A partir de memórias e de arquivo familiar, conta-se a história de Fernando, tio-avô da realizadora, que viveu a maior parte da sua vida como comerciante em São Tomé de Negrelos, Santo Tirso. A história do tio Fernando e a romantização da sua morte é o ponto de partida para uma exploração desta temática a partir de memórias e conceções pessoais acerca do fim das coisas. Tenho Medo do Fim das Coisas dá a conhecer histórias inteiramente construídas a partir da memória. Procurando estabelecer um contexto social e económico de São Tomé de Negrelos e Vila das Aves entre os anos 50 e os anos 70 através da narrativa documental da vida de Fernando.

Biografia

Nicole Noia descobriu a sua paixão pelas histórias pessoais e os retratos de famílias em filme através da procura pelos seus arquivos familiares de VHS, Super 8, e fotografias que retratam as suas histórias da sua família, ao longo dos anos.

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e com uma especialização em Multimédia, tem trabalhado como montadora, editora de vídeo e produtora nos últimos 6 anos. A sua paixão pelos arquivos motivou-a a estudar Cinema Documental, mestrado que concluiu em 2022 na ESMAD. Nicole Noia mudou-se recentemente para Antuérpia, na Bélgica, para trabalhar na produtora de cinema Harald House, onde é chefe de submissões, assistente de montagem e assistente de produção.

O seu primeiro filme, Mulher da minha gente, foi exibido no IndieLisboa e no Curtas Vila do Conde. Tenho medo do fim das coisas, a sua segunda curta-metragem e o projeto final do Mestrado em Cinema Documental, estreou no Porto/Post/Doc em 2023.