Competição Temática

Biografia

Ary Zara é licenciado em Cinema e Comunicação Multimédia pela Universidade Lusófona em Lisboa, foi destacado pela sua curta-metragem académica que foi premiada pela ZON como "melhor trabalho criativo" e "melhor curta-metragem". Depois, fez um círculo internacional de cinema com ecrãs em vários países onde foi mais uma vez premiado. Neste momento, está com Take it Easy a trabalhar numa curta-metragem.

An Avocado Pit | Um Caroço de Abacate

Portugal | 19’38” | 2022
Realizador: Ary Zara
Elenco: Gaya de Medeiros, Ivo Canelas
Produtora: Andreia Nunes, Frederico Serra (Take It Easy Films)

Sinopse:

Larissa, uma mulher trans e Cláudio, um homem cis, encontram-se uma noite, nas ruas de Lisboa. Duas pessoas, duas realidades, que dançam as suas diferenças até à luz da manhã. Em desafio, em surpresa, em espanto e em reconhecimento. Uma história fortalecedora, livre de violência e cheia de luz e esperança para os melhores dias ainda por vir.

Biografia

Farzaneh Fathi é uma poetisa e realizadora de documentários de mulheres iranianas. A maioria dos seus poemas são sobre o povo iraniano. "It's Still Autumn" é o seu primeiro filme como realizadora, mas cooperou com muitos realizadores como escritora de documentários.

It's Still Autumn | It's Still Autumn

Suécia | 20' | 2021
Realizadora: Farzaneh Fathi
Produtor: Yaser Talebi

Sinopse

Nos últimos anos, uma enorme onda de narrativas chocantes e inacreditáveis de assédio sexual, agressão e violação de mulheres tomou conta dos meios de comunicação social; um movimento sem precedentes das mulheres iranianas, reminiscente do movimento #MeToo global, que tem exposto inúmeros incidentes de agressão sexual em todo o mundo.

Biografia

Vinda do mundo da publicidade, aproximou-se gradualmente do mundo do audiovisual. Trabalha como assistente de realização em várias filmagens e com realizadores. Com "Adriana en el olvido", deu o passo para produzir e dirigir os seus próprios projectos. Há vários anos que trabalha no seu primeiro guião de longa-metragem, "A Teoria da Cor da Sra. Fran".

Adriana in Oblivion | Adriana in Oblivion

Espanha | 12’ | 2022
Realizadora: Elena Piquer
Elenco: Ángela Bermúdez, Raúl Navarro
Produtora: Elena Piquer

 

Sinopse

Um argumentista tenta escrever uma história de desgosto e abandono. A personagem, Adriana, inspira-se na sua produtora, uma mulher na casa dos cinquenta anos, que já se sente numa outra fase da vida. Mas ele fica preso, a história não flui. A personagem é o problema. Ela não vende.

Biografia

Joana Oliveira is script writer and director. She has been working in the audiovisual area since 1999. Master in Cinema by the School of Fine Arts, she has directed several productions of short fiction films, documentaries and TV programs. Joana is also a university professor and scriptwriting consultant. She is currently a partner at Bukaya Filmes.

Kevin | Kevin

Brasil, Uganda | 81’ | 2021
Realizadora: Joana Oliveira
Elenco: Joana Oliveira, Kevin Adweko
Produtores: Luana Melgaço, Joana Oliveira

 

Sinopse

É a primeira vez que Joana, brasileira, visita Kevin, na Uganda (África). Elas se conheceram há 20 anos, quando estudaram juntas na Alemanha, e há que não se veem. A partir desse encontro, o filme tece a fina trama que é uma conversa entre duas amigas: as histórias do passado, os desejos, os caminhos trilhados, os diferentes modos de encarar os desdobramentos da vida. Disso ressurge um elo de amor e parceria que resiste à distância e ao tempo.

Biografia

Aitana Ahrens realizou, durante os seus anos de formação na ECAM, várias curtas-metragens. Algumas delas fizeram parte da formação e outras foram fruto da urgência e do desejo de filmar. Plastic Touch (2022) é a sua curta-metragem final na ECAM.

Plastic Touch | Palpitation Plastique

Espanha | 12’ | 2022

Realizadora: Aitana Ahrens

Elenco: Alexandra Pino, Cinta Ramírez Guión

Produtora: Adela Mayo

 

Sinopse

Uma boneca sexual chamada Lucy acorda no quarto de um bordel de bonecas. Ela vive com a Mina, outra boneca. Juntas vêem televisão: a sua janela para o mundo real. Imaginam-se a viver longe. Passado algum tempo, Lucy quer fugir. Mas Mina não quer sair. Lucy tem de escolher entre a liberdade e a boneca por quem está apaixonada.

Biografia

Azul Aizenberg (Buenos Aires, 1993) é uma cineasta formada pela Universidad del Cine (FUC). Criou a oficina de cinema amador Ver y Poder. Escreveu e realizou a curta-metragem "Last Land" (2016), "Amiga" (2019) e "The Stonebreakers" (2021). Hoje está a editar a sua primeira longa-metragem "Amor Descartável".

The Stonebreakers | LAS PICAPEDRERAS

Argentina | 16’ | 2021
Realizadora: Azul Aizenberg
Elenco: Azul Aizenberg
Produtora: Azul Aizenberg

 

Sinopse

Um livro de história, um filme salvo das chamas de uma ditadura, um cineasta exilado e um arquivo cheio de filmes descarregados da Internet. Com estes materiais, um jovem cineasta pretende reconstruir uma imagem das mulheres que fizeram a greve mais longa da Argentina.

Biografia

Carolina Kzan é uma cineasta brasileira. Após uma sólida carreira profissional como montadora de vídeo, ela trabalha atualmente como cineasta independente em Paris. Nas suas criações, ela combina análise teórica e experimentação prática para propor novas abordagens e ampliar os limites quando se trata de questionar os gêneros cinematográficos clássicos como ficção, documentário e experimental e as linhas (inexistentes) que os separam.

Little Dreams with Open Eyes | Little Dreams with Open Eyes

França | 28” | 2022
Realizadora: Carolina Kzan
Elenco: Néva Kehouane
Produtora: Irene Van Zeeland, Carolina Kzan

 

Sinopse

Um dia, Frida - uma mulher comum na casa dos trinta - caminha por uma rua tranquila antes de entrar num prédio completamente banal. Frida não vive neste lugar e só vai lá para sonhar com os olhos bem abertos. Através das imagens incomuns criadas em sua mente, somos levados a uma aventura sobre sororidade e a transmissão de conhecimentos e experiências de vida entre mulheres de diferentes gerações e origens. De mãos dadas, as mulheres caminham, correm e voam juntas.

Biografia

Soledad Marambio é uma poetisa e tradutora. Traduziu numerosas obras de Anne Carson e está agora a trabalhar num livro de ensaios de Mary Ruefle a ser publicado este ano. Antes de "Sobre o meu Sangue", dirigiu o curta "Retazos: una conversación con Sylvia Molloy", sobre a escritora argentina Sylvia Molloy.

ABOUT MY BLOOD: AN ESSAY ON MENOPAUSE | DE MI SANGRE: UN ENSAYO SOBRE LA MENOPAUSIA

Noruega, Chile | 24’03” | 2022
Realizadora: Soledad Marambio
Produtora: Soledad Marambio

 

Sinopse

O que liga uma mãe, uma filha e uma neta às mulheres acusadas de serem bruxas e queimadas por isso? Através de colagens, entrevistas e citações, este filme reflete sobre o envelhecimento do corpo feminino, sobre o silêncio e a vergonha que o rodeiam e sobre a possibilidade de o celebrar e de se transformar num espaço de encontro..

Biografia

Amina Maher é uma cineasta e artista cujas obras treinam o seu olhar sem pestanejar sobre a ruptura da estrutura familiar, cultura da vergonha, e mitos patriarcais. Os seus filmes fizeram parte do Festival de Cinema de Cannes, Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, CPH:DOX Forum, e Shorts México, entre muitos outros.

WHERE IS THE FRIEND'S HOME? | خانه دوست کجاست؟

 

Alemanha | 11’ | 2022
Realizadora: Amina Maher
Elenco: Paolo, Amina & Judith
Produtor: Amina Maher

 

Sinopse

Where Is The Friend's Home? é um filme auto-etnográfico que nos fala de uma amizade queer, um lugar onde as pessoas ousam ser honestas e descobrir um terreno comum de um tipo particular de solidão.

Biografia

Elisabeth Subrinis, uma directora e artista premiada com sede em Nova Iorque. Os seus filmes e instalações vídeo aclamados pela crítica têm sido apresentados em numerosos festivais e exposições internacionais.

MARIA SCHNEIDER, 1983 | MARIA SCHNEIDER, 1983

França | 25’ | 2022
Realizadora: Elisabeth Subrin
Elenco: Manal Issa, Aïssa Maïga, Isabel Sandoval
Produtor: Helen Olive, Martin Bertier

 

Sinopse

Em 1983, a atriz francesa Maria Schneider dá uma entrevista para o programa de televisão Cinéma Cinémas. A conversa dá uma volta inesperada quando ela desafia as práticas da indústria cinematográfica e é convidada a falar sobre o controverso filme O Último Tango em Paris (1972).

Biografia

Nascida em Tóquio, mudou-se para Nova Iorque em 1998 e recebeu um BFA do Instituto Pratt, onde o seu trabalho foi exibido numa exposição colectiva no campus. Depois de se formar, planejou ficar em Nova Iorque como assistente de um artista japonês. Mas foi forçada a regressar ao Japão devido a um acidente de trânsito imediatamente após a graduação. Após ter tido alta do hospital, começou a trabalhar para uma organização sem fins lucrativos dedicada à assistência a pessoas portadores de deficiência. Tirou uma licença temporária para frequentar uma escola dinamarquesa, onde começou a filmar e editar vídeo, e permaneceu durante 10 meses. Depois de regressar ao Japão, frequentou uma escola de cinema em Tóquio para estudar realização de documentários.

Maelstrom | Maelstrom

Japão | 79’ | 2022
Realizadora: Mizuko Yamaoka
Produtora: Mizuko Yamaoka

 

Sinopse

Mizuko Yamaoka sofre uma lesão medular num acidente de automóvel em Junho de 2002, logo após de se formar na faculdade de artes em Nova Iorque. Ela perde o uso das pernas, pondo abruptamente um fim à sua vida até esse momento, e volta a viver com os seus pais no Japão. Presa numa cadeira de rodas, sente-se distante do seu futuro sonhado no mundo da arte. Mas ela instala uma câmera e começa a documentar a sua vida dia após dia.

Mirage | Mirage

Portugal | 2’ | 2022
Realizadora: Vanda Novo
Produtora: ESMAD, P.Porto

Sinopse

“Mirage" é sobre uma rapariga que se encontra refletida num espaço aparentemente vazio, revelando pedaços da forma como se vê e da sua relação com a dimensão do espelho.

Biografia

Vanda Silva Novo, de Viana do Castelo, terminou, em 2022, a licenciatura em Multimédia na ESMAD.

Biografia

Christine começa a escrever e a dirigir em 2019. Sendo ficção ou documentário, os seus filmes são baseados numa mensagem de emancipação, e a EMILIA é uma delas.

EMILIA | EMILIA

França | 19’45” | 2022
Realizadora: Christine Almeida
Elenco: Alex Andrea
Produtora:

 

Sinopse

Emília, 70 anos, tinha uma vida simples. Uma vida dedicada ao seu marido, aos seus filhos, à sua família. Uma vida em que ela nunca fez quaisquer perguntas sobre os seus desejos. Quando ela perde o marido, tudo se desmorona.

Biografia

Humaira Bilkis é uma cineasta e produtora independente baseada em Dhaka. Bilkis explora a complexidade das relações humanas através de uma abordagem observacional. O seu trabalho tende a ser auto-reflexivo. Como produtora e realizadora associada, tem trabalhado numa vasta gama de projectos.

Things I Could Never Tell My Mother | Things I Could Never Tell My Mother

França | 80’ | 2022
Realizadora: Humaira Bilkis
Produtores: Humaira Bilkis, Quentin Laurent

Sinopse

Durante muito tempo, a minha mãe foi uma artista. Ela transmitiu-me o seu amor pela poesia, teatro, e cinema, que se tornou a minha profissão. Mas desde que ela fez o Hajj, a grande peregrinação muçulmana a Meca, em 2002, ela mudou profundamente. Vive agora enclausurada no nosso apartamento e continua a exortar-me a casar e a deixar de fazer filmes. Quando ela sugere que empreendamos o Hajj juntos, aceito o seu convite: será uma oportunidade para resolvermos as nossas diferenças. Mas a pandemia da COVID-19 torna a nossa viagem impossível. Forçado a viver à porta fechada com os meus pais à medida que a sua saúde se deteriora, tento aceitar o que a minha mãe e eu ainda temos em comum.

The Spiral | The Spiral

Argentina| 20’ | 2022
Realizadora: María Silvia Esteve
Elenco: Emma Isabella, Richard Townley, Viveca Paoli
Produtora: Laura Mara Tablón, María Silvia Esteve

Sinopse

Um áudio WhatsApp começa, e com ele, uma espiral descendente desdobra-se. A voz de uma mulher a afundar-se num ataque de ansiedade, rapidamente entrelaça um complexo labirinto de medos e emoções. A Espiral é um mergulho numa viagem solitária, uma escalada hipnótica em direcção à infância, à família e à solidão do "lar". Será que o lar se sente realmente como um lar?

Biografia

María Silvia Esteve é uma das realizadoras mais emergentes da América Latina. A sua primeira longa-metragem, Silvia, estreou no IDFA, e ganhou no Docaviv, DocLisboa e Habana Film Festival. Está a escrever a sua primeira longa-metragem de ficção, Fauces, baseada no seu filme Criatura, que venceu o Pardino d'oro para a Melhor Curta Auteur no Festival de Cinema de Locarno.