Corpos
Conversa “Corpos”
14 de Setembro
17h30
Casa Comum
Uma conversa em torno do tema “Corpos” que nesta edição marca presença com o tema da competição temática, assim como da exposição.
O documentário “Choices/Voices” da Sara Marie Dutche e Melanie Sien Min Lyn será o mote para a conversa em torno de um dos aspectos desta temática: o aborto e a sua relação intrínsica com o corpo da mulher.
Esta conversa conta com a participação de Patrícia Nogueira (realizadora, professora Universidade da Beira Interior / director, professor at University of Beira Interior); Patrícia Sequeira Brás (investigadora CICANT / CICANT researcher) e Salomé Lopes Coelho (investigadora de pós-doutoramento ICNOVA- FCSH/ post-doctoral researcher at ICNOVA- FCSH) e com a moderação de Carla Cerqueira (investigadora principal do projeto FEMglocal Universidade Lusófona - CICANT / Principal investigator at FEMglocal Project, UL)
Exibição do filme
“Choices/Voices” de/by Sara Marie Dutche & Melanie Sien Min Lyn | 98’ | Doc | Alemanha/Germany
Carla Cerqueira
Carla Cerqueira é licenciada em Comunicação Social, com pós-graduação em Ciências da Comunicação - Informação e Jornalismo, doutoramento em Ciências da Comunicação - especialidade de Psicologia da Comunicação e pós-doutoramento em Ciências da Comunicação - Estudos de Género e Media pela Universidade do Minho. Atualmente é professora auxiliar na Universidade Lusófona do Porto, investigadora integrada no CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias e colaboradora no CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Ao longo dos anos de investigação tem desenvolvido projetos e iniciativas na área dos estudos de género, diversidade e média. É também neste domínio que tem publicado em livros e revistas nacionais e internacionais, orientado teses, organizado os mais diversos eventos científicos e participado como formadora e consultora. Foi vice-coordenadora da secção de Género e Comunicação da Associação Europeia de Investigação em Educação e Comunicação (ECREA). Faz parte de vários projetos de investigação, integra a Rede GAMAG (Global Alliance on Media and Gender) Europa, coordenando a equipa de Research & Policy. Integra também a direção da APEM - Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Além disso, participa em várias organizações científicas e não-governamentais na área dos direitos humanos, igualdade de género e feminismos. Integra o Conselho de Opinião da RTP em representação das ONG do Conselho Consultivo da CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
Patrícia Nogueira
Patrícia Nogueira (Porto, 1980) é realizadora, professora universitária e investigadora. Produz e realiza documentários e trabalha regularmente com outros realizadores, quer em ficção quer em documentário. Durante 2015 esteve em residência no National Film Board do Canadá e em 2016 foi visiting scholar no departamento de Cinema da Universidade do Texas em Austin. Os seus documentários têm sido selecionados para festivais quer em Portugal, quer no estrangeiro. É doutorada em Media Digitais pelo programa internacional da Universidade do Texas, Austin – Portugal, com especialização em Criação Audiovisual e Media Interativos, e mestre em Fotografia e Cinema Documental pela ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Desde 2013 tem lecionado diversas unidades curriculares relacionadas com cinema e em particular com documentário na Universidade de Coimbra, na Universidade da Maia – ISMAI e na ESMAD (Politécnico do Porto). Enquanto membro da Ao Norte, trabalha na organização do MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço e dos Encontros de Cinema de Viana. Desde 2016 é vice-presidente do grupo europeu Cinema and Contemporary Visual Arts, na NECS – European Network for Cinema and Media Studies, onde organiza conferências, exposições e programas de cinema. É investigadora integrada no ICNOVA - iNOVA Media Lab.
Patrícia Sequeira Brás
Patrícia Sequeira Brás é investigadora integrada no Cicant, ULHT.
Concluiu o doutoramento em 2015, no departamento de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos em Birkbeck, na Universidade de Londres; e lecionou nas universidades de Londres (Birkbeck e Queen Mary) e Exeter até 2021.
O interesse na relação entre política e cinema que motivou o seu doutoramento continua
a pautar os seus novos projetos de investigação. A sua primeira monografia “The Political Gesture in Pedro Costa’s Films” será publicada pela Peter Lang, em 2022.
Salomé Lopes Coelho
Investigadora de pós-doutoramento no ICNOVA - Instituto de Comunicação da Nova, com o projecto "Ritmanálise e Ecologias da Imagem em Movimento” (bolseira FCT). No doutoramento em Estudos Artísticos e no Mestrado em Filosofia - Estética (FCSH-NOVA), investigou a relação entre cinema, ritmo e filosofia, na obra de cineastas como Agnès Varda, Chantal Akerman e Raymonde Carrasco. Foi investigadora visitante na Universidade Nacional das Artes, Buenos Aires, onde lecionou cursos sobre ritmo, cinema e filosofia. É co-editora de La Furia Umana - Revista de História e Teoria do Cinema.