ESTUDANTES EXPERIMENTAL

AKATHISIA | AKATHISIA

Portugal | 5’50” | 2022
Realizadora: Carina Rabaça
Elenco: Marina Hardy, Francisca Silva (voz/voice), António Loureiro (voz/voice)
Produtora: Carina Rabaça/Escola Artística de Soares dos Reis

Sinopse:

Uma jovem deprimida enfrenta os seus medos e angústias passadas, enquanto permanece fechada numa casa de banho.

Biografia:

Carina Rabaça é diplomada pela Escola Artística de Soares dos Reis, tendo concluído o seu Curso de Comunicação Audiovisual, na Especialidade de Cinema e Vídeo. É a realizadora da curta-metragem AKATHISIA (2022), a qual foi produzida como a sua Prova de Aptidão Artística.

 

Alberta's Room | Alberta's Room

Bélgica | 18' | 2023
Realizadora: Victoire Karera Kampire
Produtora: Victoire Karera Kampire

Sinopse:

O Quarto de Alberta é uma viagem aos sonhos e pesadelos de Alberta Gay. O filme revisita o trágico destino de um ícone pop e explora a perspectiva feminina de um drama que foi sempre retratado como uma história masculina.

Biografia:

Victoire Karera Karera é cineasta, roteirista, designer de som e co-fundadora do coletivo nómada .contrapunctum. com o qual cria e promove eventos que misturam música e artes visuais dentro de diferentes espaços culturais de Bruxelas. Trabalhou na indústria cinematográfica dentro da empresa de produção VIDEOLOTION, sediada em Lisboa.

Ob Scene | Ob Scena

Argentina| 17’33” | 2021
Realizadora: Paloma Orlandini Castro
Elenco: Paloma Orlandini Castro
Produtora: Paloma Orlandini , Manuel Pasik

Sinopse

Ob Scena é uma curta-metragem documental-experimental que revisita textos académicos sobre sexualidade escritos por um psiquiatra em Cuba nos anos 80 e estabelece uma ligação com a pornografia atual. Uma reflexão sobre o lugar do controlo social discretamente infiltrado na representação do sexo.

Biografia

Paloma Orlandini Castro vive em Buenos Aires, onde se licenciou em Cinema Documentário pela Universidade Nacional de San Martín. Ao mesmo tempo, tem estudos em Restauração Digital de material de arquivo cinematográfico (Programa UNSAM-FNAM) e trabalha como professora ad honorem na Cadeira de Ética e Deontologia no IAMK - UNSAM.

Post Socialist Bodies | Post Socialist Bodies

Áustria | 17' | 2022
Realizadora: Laura Teresa Lintner
Elenco: Olga Uzikaeva, Marina Duric
Produtora: Laura Teresa Lintner

Sinopse

Este projecto de arte científica transcultural utiliza os meios da dança, do cinema e do texto para procurar um terreno comum dentro da experiência feminina europeia e pergunta: "Como é que o corpo feminino se relaciona com os diferentes modelos de autoridade e vice-versa? Pretende transmitir a teoria da política corporal, ao mesmo tempo que transmite a experiência do aborto de uma forma pessoal e íntima.

 

Biografia

Laura Lintner nasceu na Áustria, e reside atualmente em Lisboa. Como investigadora artística, envolve-se com vários objectos, tópicos e situações atuais ou históricas, utilizando o seu próprio corpo, bem como os de outros, como instrumento de investigação. Durante os últimos sete anos, tem vindo a explorar o tema do aborto através da experiência pessoal, escrita, análise de filmes, dança e performance.

Touch|Lams لمس

Alemanha | 20' | 2020
Realizadora: Ragda Alazizi
Elenco: Zainab, Alina Amer, Clara Sonntag
Produtora: Ragda Alazizi

 

Sinopse

Uma jovem mulher, presa nas masmorras escuras da prisão Saydnaya de Assad, na Síria. Após torturas brutais, a sua percepção e as memórias do seu amante tornaram-se confusas e confusas. Mas lentamente, uma imagem do que aconteceu começa a tomar forma.

Biografia

Ragda Alazizi nasceu em Damascus. Trabalhou como jornalista freelancer na Síria. O trabalho de Ragda trata do tema da violência, especialmente violência contra as mulheres nas prisões de Assad.
As personagens dos seus filmes protagonistas são uma contra imagem da vítima passiva e o cliché da mulher árabe reprimida. Ela escolhe a forma abstracta e surrealista na forma artística e dramática da sua obra para expressar a brutalidade a que as mulheres nas prisões sírias são sujeitas.

When We Dead Awaken | When We Dead Awaken

Portugal, Espanha | 10' | 2022
Realizadora: Tomás Paula Marques
Elenco: Tomás Paula Marques, João Abreu, Lorena Barrera Enciso, Maria Inês Gonçalves
Produtores: Tomás Paula Marques, Elías Querejeta Zine Eskola

Sinopse

A árvore das Fairies é uma árvore mencionada várias vezes no julgamento de Joana D'Arc. Imaginando-a multiplicada no espaço e no tempo, este filme ritualiza este elemento histórico, reapropriando-se dele e transformando-o num símbolo de dissidentes de género perseguidos pela Inquisição.

Enquanto procura o sentido para a sua vida, Luísa apura outros sentidos e descobre que, talvez não precise mesmo de ouvir tudo. O silêncio pode tornar-se um vício e Luísa já não sabe se foi só o seu nervo que morreu.

Um filme sobre a descoberta de um mundo que se deixou de ouvir pela metade, onde a realizadora, ela própria surda de um ouvido, procura descobrir, os sons que perdeu e quais aqueles que ainda quer e pode ouvir. Através de Luísa percorremos esse mundo sonoro.

Biografia

Tomás Paula Marques é um artista visual do Porto, Portugal, licenciado em Realização e Cinematografia pela ESTC. Nos filmes de Paula Marques as personagens enfrentam dificuldades quando questionam ou quebram as expectativas de género e sexualidade.