WORKSHOPS

O 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐅𝐞𝐦𝐦𝐞 – 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐂𝐢𝐧𝐞𝐦𝐚 vai realizar a sua 4ª edição de 30 de Setembro a 5 de Outubro, na cidade do Porto, e para além de um vasto programa fílmico, aposta novamente na componente formativa com workshops na área de cinema.
Nos dias 𝟬𝟭, 𝟬𝟮 𝗲 𝟬𝟯 𝗱𝗲 𝗢𝘂𝘁𝘂𝗯𝗿𝗼, das 10h00 às 13h00, o workshop 𝙁𝙄𝙓𝘼𝙍 𝙈𝙀𝙈Ó𝙍𝙄𝘼𝙎: 𝙊 𝘿𝙊𝘾𝙐𝙈𝙀𝙉𝙏Á𝙍𝙄𝙊 𝙀𝙉𝙌𝙐𝘼𝙉𝙏𝙊 𝙋𝙍𝙊𝘾𝙀𝙎𝙎𝙊 𝘿𝙀 𝙀𝙎𝘾𝙍𝙄𝙏𝘼 𝘿𝙊 𝙀𝙐 é ministrado pela realizadora portuguesa 𝐏𝐚𝐭𝐫í𝐜𝐢𝐚 𝐍𝐨𝐠𝐮𝐞𝐢𝐫𝐚. Tendo como ponto de partida memórias fotográficas fixadas, de um passado simultaneamente distante e familiar, desafiam-se as(os) participantes a partirem à descoberta de um episódio pessoal, construído a partir de fragmentos de memórias resgatadas. Propõe-se a exploração do documentário enquanto processo de autodescoberta e de escrita do eu, desenvolvendo um ensaio autobiográfico entre-imagens e entre-sons.
𝐏𝐚𝐭𝐫í𝐜𝐢𝐚 𝐍𝐨𝐠𝐮𝐞𝐢𝐫𝐚 (Porto, 1980) é realizadora, professora universitária e investigadora. Produz e realiza documentários e trabalha regularmente com outros realizadores, quer em ficção quer em documentário. Durante 2015 esteve em residência no National Film Board do Canadá e em 2016 foi visiting scholar no departamento de Cinema da Universidade do Texas em Austin. Os seus documentários têm sido selecionados para festivais quer em Portugal, quer no estrangeiro.
É doutorada em Media Digitais pelo programa internacional da Universidade do Texas, Austin – Portugal, com especialização em Criação Audiovisual e Media Interativos, e mestre em Fotografia e Cinema Documental pela ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto.
Desde 2013 tem lecionado diversas unidades curriculares relacionadas com cinema e em particular com documentário na Universidade de Coimbra, na Universidade da Maia – ISMAI e na ESMAD (Politécnico do Porto). Enquanto membro da Ao Norte, trabalha na organização do MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço e dos Encontros de Cinema de Viana. Desde 2016 é vice-presidente do grupo europeu Cinema and Contemporary Visual Arts, na NECS – European Network for Cinema and Media Studies, onde organiza conferências, exposições e programa cinema. É investigadora integrada no ICNOVA – iNOVA Media Lab.

ESGOTADO



Nos dias 𝟎𝟒 𝐞 𝟎𝟓 𝗱𝗲 𝗢𝘂𝘁𝘂𝗯𝗿𝗼, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, o workshop 𝑶𝑭𝑰𝑪𝑰𝑵𝑨 𝑫𝑬 𝑨𝑵𝑰𝑴𝑨ÇÃ𝑶 𝑺𝑻𝑶𝑷-𝑴𝑶𝑻𝑰𝑶𝑵 é ministrado pela realizadora portuguesa 𝐏𝐚𝐭𝐫í𝐜𝐢𝐚 𝐑𝐨𝐝𝐫𝐢𝐠𝐮𝐞𝐬. A prática do cinema de animação estimula a criatividade através de diferentes experiências, colocando os participantes em contato com um processo moroso a nível técnico, mas com um número ínfimo de possibilidades ao nível da expressão plástica.
Nesta oficina pretende-se de forma prática dar a conhecer os fundamentos para a produção de animação na técnica de stop-motion (volumes). Será uma oficina prática, onde os participantes são convidados a criar uma personagem feminina a partir de características psicológicas e um trecho de áudio. Tendo por base um esboço, iremos construir uma marioneta para animação e posteriormente animá-la com recurso ao smartphone.
𝐏𝐚𝐭𝐫í𝐜𝐢𝐚 𝐑𝐨𝐝𝐫𝐢𝐠𝐮𝐞𝐬 é licenciada em Design de Comunicação e Produção Audiovisual (2010) pela ESART-IPCB, e mestre em Ilustração e Animação (2016), pela ESD-IPCA. Desde 2014 que vem a trabalhar em animação stop-motion, como animadora, realizadora, criadora de cenários/ adereços e marionetas. Colaborando com RTP, Nukufilm, Bando à Parte e Filmes da Praça. Co-realizou com Joana Nogueira a curta-metragem ‘Pronto, era assim’ (2015), premiada em vários festivais de cinema. E o ep. 7: Ornitorrincos, da série de TV ‘Crias’ (2020), exibida na RTP e ARTE. Atualmente integra a equipa da Animais AVPL, no Porto, onde colaboro nos projetos em produção:‘Roupa Velha’ de Alice Guimarães, e ‘Casaco Rosa’ de Mónica Santos. Brevemente iniciará a co-realização da curta-metragem ‘Três Vírgula Catorze’. Em simultâneo dedica-se à formação de crianças, jovens e adultos na área do cinema de animação.

ESGOTADO